SóProvas


ID
93616
Banca
FCC
Órgão
DNOCS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O efeito halo é um erro de avaliação que ocorre no processo de recrutamento e seleção de um candidato.

O efeito halo ocorre quando o entrevistador

Alternativas
Comentários
  • Efeito Halo é a possibilidade de que a avaliação de um item possa interferir no julgamento sobre outros fatores, contaminando o resultado geral.Efeito halo é a interferência causada nos processos de avaliação de desempenho devido à simpatia ou antipatia que o avaliador tem pela pessoa que está sendo avaliada.Normalmente o efeito halo é considerado o mais sério e o mais difundido de todos os erros de avaliação.
  • O efeito halo ocorre quando o entrevistador por simpatia/afinidade assume que todas as características de um candidato são boas. Gerando parcialidade tendenciosa o que compromete a avaliação.Letra A
  • "1. Efeito de Halo/Horn É a tendência em estender uma avaliação positiva (efeito de Halo) ou negativa (efeito de Horn) de uma pessoa para todos os itens da avaliação, sem fazer uma análise adequada de cada um dos fatores separadamente. Se ele é bom em algo, automaticamente torna-se bom em tudo. Ou o contrário."Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Avalia%C3%A7%C3%A3o_de_desempenho
  • a) assume que todas as características de um candidato são boas - EFEITO HALO

    b) procura por pessoas com características semelhantes às suas. - SUBJETIVISMO OU SEMELHANÇA

    c) assume uma determinada situação como regra básica do comportamento do candidato.  - 1ª IMPRESSÃO

    d) é preconceituoso com o candidato ou um grupo de pessoas. PREDISPOSIÇÃO PESSOAL

    e) tira conclusões precipitadas baseadas em expectativas anteriores ao processo seletivo - FALTA DE TÉCNICA

  • Erros no processo de avaliação
    1. Efeito de Halo/Horn É a tendência em estender uma avaliação positiva (efeito de Halo) ou negativa (efeito de Horn) de uma pessoa para todos os itens da avaliação, sem fazer uma análise adequada de cada um dos fatores separadamente. Se ele é bom em algo, automaticamente torna-se bom em tudo. Ou o contrário.

    2. Tendência Central Por medo ou insegurança, o avaliador deixa de atribuir notas muito baixas para não prejudicar o avaliado; ou muito altas, para não ter que justificá-las no futuro.

    3. Efeito de recenticidade Costuma-se destacar na memória do avaliador apenas os fatos mais recentes. Dificilmente consegue-se lembrar de tudo que aconteceu num período de um ou dois anos. Nesse caso, seria importante adotar a prática de realizar anotações frequentes.

    4. Erro constante (Complacência / Rigor excessivo) Por vezes, cada avaliador adota o seu próprio padrão de desempenho. Isso faz com que alguns pareçam muitos complacentes, enquanto outros seriam rigorosos demais. Definir conjuntamente um padrão de desempenho é essencial para reduzir essas características pessoais.

    5. Erro de "primeira impressão" Sabe aquela estória de que "a primeira impressão é a que fica"? Isso também acontece na avaliação de desempenho. Nesse caso, o avaliador tem que tentar se concentrar no período atual, e não em avaliações passadas. As pessoas mudam e merecem obter o crédito por seu desenvolvimento profissional.

    6. Erro de semelhança (auto-identificação) O avaliador costuma ser mais favorável àqueles que se parecem consigo mesmo, seja pelas características profissionais, pelos interesses pessoais, pela formação na mesma faculdade ou por pertencer ao mesmo grupo social.

    7. Erro de fadiga / rotina Depois de preencher o 152º. questionário, ninguém consegue mais distinguir as diferenças entre as pessoas. Não se deve preencher uma avaliação atrás da outra.

    8. Incompreensão do significado dos fatores de avaliação Se os fatores de avaliação não estiverem claramente definidos, poderá ocorrer erros de interpretação e ocasionar distorções nos resultados. Para alguns, ser pontual é estar no posto de trabalho exatamente no horário determinado. Para outros, cinco minutos de atraso não seria motivo de uma avaliação negativa. Distinguir o que é "atraso", por exemplo, seria um processo essencial para tornar tal item bem definido para todos.
     

  • A alternativa C também não fala em generalização????
  • O gabarito está errado. A melhor resposta é a alternativa C. Se não vejamos o que diz Chiavenato no seu livro Recursos Humanos - O capital humano das organizações.

    Generalizações (halo effect): é o processo pelo qual uma impressão geral seja favorável ou desfavorável - influencia o julgamento e a avaliação de outros traços específicos das pessoas.Essa interferência subjetiva e pessoal de ordem emocional e psicológica leva alguns avaliadores ao halo effect ou efeito de estereotipação. O efeito da estereotipação leva os avaliadores a considerarem um empregado ótimo como ótimo em todos os fatores.E esse mesmo efeito que leva um avaliador (muito exigente a considerar todos os seus subordinados como como sofríveis ou fracos sob todos os aspectos.

    Diante do exposto, o efeito halo não se caracteriza por assumir apenas que as caraterísticas de um candidtado são apenas boas, mas sim que elas podem ser boas ou ruins.


  • A alternativa "A" não condiz com o conceito do Efeito Halo


  • Muito cuidado, 

    Se uma questão afirmar que efeito halo é quando o avaliador pega algo positivo e avalia os outros critérios como positivos, estara certo. Agora, se a questão falar somente em relação a algo negativo, estará errado. Uma vez que, efeito halo pode ser:

    EFEITO HALO: positivo ou negativo - GENERO;

    EFEITO HALO: positivo- ESPÉCIE; anjo

    EFEITO HORN: negativo - ESPÉCIE. demónio

    Logo, caso a questão fale somente em algo negativo e afirmar que é efeito halo, estará FALSO, ou seja, é efeito horn!

    OBS: quanto ao genero e a espécie ter o mesmo nome, não é culpa minha rsrsr mas basta ter em mente que: se falar, somente, em aspectos negativos, será efeito horn, caso contrário, sempre será efeito halo!

  • Gab.: A

    Pensava que esse era um erro cometido nas avaliações de desempenho, de toda forma essa conceitualização não condiz com o efeito halo, deveria dizer que a partir de uma caracteristica assume que todas são boas.

  • Efeito de Halo/Horn

    É a tendência em estender uma avaliação positiva (efeito de Halo) ou negativa (efeito de Horn) de uma pessoa para todos os itens da avaliação, sem fazer uma análise adequada de cada um dos fatores separadamente. Se ele é bom em algo, automaticamente torna-se bom em tudo. Ou o contrário.

  • Essa alternativa está incompleta, portanto incorreta.

     

    Efeito Halo acontece quando o entrevistador permite que uma característica do candidato influencie a sua perspectiva global sobre ele, e isso pode ser tanto boas quanto ruins. 

  • O ítem a está correto, pois o efeito Halo consiste em obter conclusões instantâneas sobre um indivíduo com base em algumas características e atributos, neste caso positivas. Logo, se uma pessoa demonstra ser boa em alguma habilidade cria-se a ideia de que ela também é boa em outros aspectos. Esse é o efeito Halo... E tem o efeito Horn, que consiste em obter conclusões instantâneas sobre um indivíduo com base em algumas características, neste caso características negativas.

    Portanto, no caso da questão fala de características positivas, então é efeito HALO..

    Obs.: Para a banca Cespe, questão incompleta não é questão errada...

    Bons estudos a todos!