SóProvas


ID
936874
Banca
FGV
Órgão
OAB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Estatuto da Advocacia e da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB
Assuntos

A advogada Maria solicitou, no cartório de determinada vara cível, ter vista e extrair cópias dos autos de processo não sujeito a sigilo. O serventuário a quem foi feita a solicitação afirmou que Maria não havia juntado procuração aos autos do processo em questão e, em razão disso, apenas poderia ter vista dos autos e que lhe seria vedada a extração de cópias.

A partir do caso apresentado, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito "A"
    Art. 7º São direitos do advogado:
    XIII - examinar, em "qualquer" órgão dos Poderes Judiciário e Legislativo, ou da Administração Pública em geral, autos de processos findos ou em andamento, mesmo sem procuração, quando não estejam sujeitos a sigilo, assegurada a obtenção de cópias, podendo tomar apontamentos;
  • O art. 7° do Estatuto da Advocacia e da OAB elenca os direitos do advogado. O seu inciso XIII estabelece que é direito do advogado examinar, em qualquer órgão dos Poderes Judiciário e Legislativo, ou da Administração Pública em geral, autos de processos findos ou em andamento, mesmo sem procuração, quando não estejam sujeitos a sigilo, assegurada a obtenção de cópias,podendo tomar apontamentos. Está correta a alternativa A.
  • XIII - examinar, em qualquer órgão dos Poderes Judiciário e Legislativo, ou da Administração Pública em geral, autos de processos findos ou em andamento, mesmo sem procuração, quando não estejam sujeitos a sigilo, assegurada a obtenção de cópias, podendo tomar apontamentos

  • Me parece que há uma diferença entre EXAMINAR TER VISTA.Art. 7º São direitos do advogado:
    XIII - examinar, em qualquer órgão dos Poderes Judiciário e Legislativo, ou da Administração Pública em geral, autos de processos findos ou em andamento, mesmo sem procuração, quando não estejam sujeitos a sigilo, assegurada a obtenção de cópias, podendo tomar apontamentos;
    XV - ter vista dos processos judiciais ou administrativos de qualquer natureza, em cartório ou na repartição competente, ou retirá-los pelos prazos legais.Me parece, salvo melhor juízo, que:

    EXAMINAR se atem ao ato do balcão do cartório. Ali o advogado pode requerer autos, MESMO SEM PROCURAÇÃO, e examina-los, obtendo cópias por meios de equipamento eletrônicos, SEM, CONTUDO, PODER RETIRÁ-LOS DALI. Nessa perspectiva, a letra b estaria certa se não mencionasse vista no balcão, o que é um equivoco.
    TER VISTA se refere a RETIRADA, DENTRO DO PRAZO LEGAL, DOS AUTOS do cartório. Para este ato o inciso XV do art. 7º do EAOAB se distancia do inciso XIII do mesmo diploma, NÃO FACULTANDO A PROCURAÇÃO, sendo ato adstrito dos procuradores da causa, em momento processual determinado pelo juízo para garantir o contraditório e a ampla defesa.
    Assim, não me parece que tenha sido a intensão do legislador colocar o inciso XIII e o XV no mesmo patamar, facultando a qualquer causídico VISTA SEM PROCURAÇÃO. Isso seria desconstruir um instituto tão importante que tem por finalidade a garantia do contraditório e da ampla defesa nos incidentes processuais.
    Já o inciso XIII, me parece, garantir a PUBLICIDADE processual, excetuando aqueles que tramitam em segredo de justiça. O livre EXAME enaltece o principio da publicidade não se atendo a nenhuma defesa ou contraditório. Assim, pode qualquer causídico, NO BALCÃO DO CARTÓRIO REQUERER EXAME, MESMO SEM PROCURAÇÃO. 
    Logo, maxima vênia, coloco em xeque a alternativa "a", apontada pela banca como a certa.

  • Não entendi. Pode ou não retirar os autos de cartório sem procuração? Se sim, qual o prazo para a devolução?

  • Alternativa correta: A
     

    Art. 7º São direitos do advogado:
    XIII - examinar, em qualquer órgão dos Poderes Judiciário e Legislativo, ou da Administração Pública em geral, autos de processos findos ou em andamento, mesmo sem procuração, quando não estejam sujeitos a sigilo, assegurada a obtenção de cópias, podendo tomar apontamentos;

  • Lembrem-se:

    Quando não estejam sujeitos a sigilo, assegurada a obtenção de cópias, podendo tomar apontamentos;

  • Atenção, os processos que tramitaram em sigilo não impedem a retirada dos autos do balcão quando já estiverem sido arquivados. Assim, o advogado que o requerer, terá acesso aos autos pelo prazo de 10 dias mesmo não munido de procuração.

     

     

     

    Abraço e bons estudos.

  • Segue esquema dos Direitos dos advogados (art. 7º inciso XIII, XV e XVI)

     

    Mesmo sem procuração


                Ter vistas/cópia de qualquer processo (findo ou em andamento), salvo segredo de justiça

                Retirar (fazer carga) qualquer processo FINDO, por 10 dias

     

    Só com procuração
     

                Retirar (fazer carga) de processo em andamento

                Ter vistas/cópia de processo em segredo de justiça

  • artigo , 7º XIII - examinar, em qualquer órgão dos Poderes Judiciário e Legislativo, ou da Administração Pública em geral, autos de processos findos ou em andamento, mesmo sem procuração, quando não estiverem sujeitos a sigilo ou segredo de justiça, assegurada a obtenção de cópias, com possibilidade de tomar apontamentos;  

    c/c

    XIV - examinar, em qualquer instituição responsável por conduzir investigação, mesmo sem procuração, autos de flagrante e de investigações de qualquer natureza, findos ou em andamento, ainda que conclusos à autoridade, podendo copiar peças e tomar apontamentos, em meio físico ou digital;  

  • Com atenção aos processos que tramitaram em sigilo não impedem a retirada dos autos do balcão quando já estiverem sido arquivados. Assim, o advogado que o requerer, terá acesso aos autos pelo prazo de 10 dias mesmo não munido de procuração.

  • GABARITO DA QUESTÃO LETRA .......A

  • O art. 7° do Estatuto da Advocacia e da OAB elenca os direitos do advogado. O seu inciso XIII estabelece que é direito do advogado examinar, em qualquer órgão dos Poderes Judiciário e Legislativo, ou da Administração Pública em geral, autos de processos findos ou em andamento, mesmo sem procuração, quando não estejam sujeitos a sigilo, assegurada a obtenção de cópias,podendo tomar apontamentos. Está correta a alternativa A.

  • Art. 7º da Lei 8.906/94.

    (...)

    XIII – examinar, em qualquer órgão dos Poderes Judiciário e Legislativo, ou da Administração Pública em geral, autos de processos findos ou em andamento, mesmo sem procuração, quando não estiverem sujeitos a sigilo ou segredo de justiça, assegurada a obtenção de cópias, com possibilidade de tomar apontamentos; (Redação dada pela Lei 13.793/2019)

    • MPDFT - 2021 - MPDFT - Promotor de Justiça: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/46d60474-e3 

    • FGV - 2018 - OAB - Exame de Ordem Unificado XXV: https://www.qconcursos.com/questoes-da-oab/questoes/ec34f781-3b

    • FGV - 2016 - OAB - Exame de Ordem Unificado XX (Reaplicação): https://www.qconcursos.com/questoes-da-oab/questoes/e39325bd-79 

    • FGV - 2015 - OAB - Exame de Ordem Unificado XVI: https://www.qconcursos.com/questoes-da-oab/questoes/2b48a294-d5 

    • FGV - 2014 - OAB - Exame de Ordem Unificado XI: https://www.qconcursos.com/questoes-da-oab/questoes/bcecaee2-79 

    • FGV - 2013 - OAB - Exame de Ordem Unificado X: https://www.qconcursos.com/questoes-da-oab/questoes/d8153812-b1 

    Fonte: Vade Mecum para Ninjas - Kindle Amazon em: https://linktr.ee/livrosdedireito