SóProvas


ID
937681
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

São fatores pessoais fisiológicos que aumentam o risco das termonoses, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • alguém explica por que não a letra c?
  • O aumento da temperatura pode atuar de forma difusa ou direta. A ação difusa resulta em lesões denominadas termonoses que compreendem duas modalidades: a insolação e a intermação.
    A insolação provém do calor ambiental em locais fechados ou abertos, onde atuar a temperatura elevada, os raios solares, a ausência de renovação de ar, o excesso de vapor d'água e a fadiga.
    A intermação decorre do excesso de calor artificial em lugares mal arejados, como aquecedores, a fornalha, um fogão, um aparelho médico e a caldeira.
    O diagnóstico de morte pelas termonoses é feito pelas seguintes características: secreção espumosa e sanguinolenta das vias respiratórias, precocidade da rigidez cadavérica, putrefação antecipada, congestão e hemorragia visceral.
    Para tentar explicar o que o examinador está pensando, acho que a privação de sono que ele está dizendo, é algo como, por exemplo, uma pessoa perdida em um deserto, fadigada pelo sol escaldante, não resiste e adormece.
    Pensando melhor... de acordo com a definição acima... acho que, realmente, o baixo índice de massa corporal não tem muito a ver com o aumento do risco de termonose... não sei... posso estar errado... É apenas a minha contribuição com os colegas.
  • Funcab esta para Medicina Legal assim como o Bolsonaro esta para a parada gay! 
  • Achei essa questão estranha...eu, por exemplo,  não entendi o porquê não seria a alternativa A

    "Aclimatação, ou aclimatização são termos gerais usados para descrever o processo de um organismo ajustar-se a mudanças em seu habitat, geralmente envolvendo temperatura ou clima. Isso pode ser algo bem discreto ou ser parte de um ciclo periódico, como troca da pelagem de inverno de mamíferos para uma pelagem mais leve no verão. Aclimatação usualmente ocorre por um curto período, e dentro do período de vida de um organismo."

    Se o indivíduo tem capacidade de adaptação, isso não aumenta o risco de termonose...pelo contrário!!




  • Vou te contar em...que questão!!

  • Termonose é a atuação do calor de forma difusa, ou seja, de forma indireta. G. V. França aponta como modalidades de termonose a insolação e a intermação.

     

    Não entendi a questão, pra mim há mais de uma alternativa correta.

  • A termonose é a açao do calor difuso, e nao abrange a açao do frio. Na espécie de insolaçao os fatores orgânicos (acidentais [ex: fadiga] ou preexistentes [doenças respiratorias ou circulatórias]) contribuem para que o corpo seja incapaz de impedir o aumento da temperatura originada de fontes de calor natural, como os raios solares e os vapores d'agua. Na intermaçao por sua vez, o calor indireto gerado indiretamente pela ausencia de ventilaçao ou renovaçao de ar faz com que haja o excesso de vapores d'agua decorrentes da transpiraçao do indivíduo, a ponto de impedir a própria transpiraçao. A tempratura se eleva. Ocorre a desidrataçao, convulsões, e morte. A aclimataçao, a desidrataçao, a privaçao do sono (fadiga), e a idade avançada sao fatores que contribuem para a dificuldade de o corpo autorregular-se contra o aumento da temperatura. O baixo índice de massa corporal por sua vez prejudica a manutençao da tempratura contra frio externo, mas nao nas termonoses.

  • Segundo Hércules, os fatores que aumentam o risco de se ter doenças pelo calor estão divididos em 3 fatores:

    I) PESSOAIS FISIOLÓGICOS:  a) aclimatação- necessária para pessoas de clima frio expostas ao calor; b) desidratação- dificulta ou impede mecanismos de ajuste (sudorese, aumento do volume plasmático) c) idade- os extremos são mais vulneráveis (crianças e idosos) d) índice de massa corporal- quanto mais alto, maior o risco e) privação de sono- aumenta a produção de IL-1 e TNF

    II) PATOLÓGICOS (doenças) : a) Cardiovasculares- insuficiência cardíaca, coronariosclerose, hipertensão. b) Mentais- psicoses, oligofrenias graves, demências c) Nervosas e musculares- parkinsonismo, paralisia espática d) Da pele- ictiose, esclerodermia e) Endócrinas e metabólicas- hipertireoidismo, feocromocitoma, diabetes f) Infecciosas- todas as febris g) Fibrose cística- dificulta a sudorese

    III) SOCIAIS E AMBIENTAIS : a) Alcoolismo- deprime os centros do hipotálamo e tem efeito diurético b) Profissão- foguistas, bombeiros, atletas de prova de resistência c) Vestuário- uniformes pesados d) Habitação- teto com laje sem telhado; pouca ventilação, aglomeração de casebres; local sem árvores e) Umidade do ar- Se alta, dificulta a umidade do ar HÉRCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. Ed. Atheneu, 2005, p. 309.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E

  • A própria explicação do QCONCURSOS diz que a aclimatação é NECESSÁRIA para EVITAR a termonose..

    ''I) PESSOAIS FISIOLÓGICOS: a) aclimatação- necessária para pessoas de clima frio expostas ao calor; b) desidratação- dificulta ou impede mecanismos de ajuste (sudorese, aumento do volume plasmático) c) idade- os extremos são mais vulneráveis (crianças e idosos) d) índice de massa corporal- quanto mais alto, maior o risco e) privação de sono- aumenta a produção de IL-1 e TNF''

    Essa questão não foi anulada não?