SóProvas


ID
937687
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

São condições que modificam a lesão de entrada dos atuais projéteis de arma de fogo dotados de alta energia cinética, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Porque o propelente está incorreto? 

    Não importa com qual tipo de pólvora o projétil foi dispado,tendo em vista que ele será disparado apenas por pólvora, isso não irá alterar a lesão de entrada. Abaixo segue o conceito de propelente para que fique mais claro. 

    Propelente
    Propelente ou carga de projeção é a fonte de energia química capaz de arremessar o projétil a frente, imprimindo-lhe grande velocidade. A energia é produzida pelos gasesresultantes da queima do propelente, que possuem volume muito maior que o sólido original. O rápido aumento de volume de matéria no interior do estojo gera grande pressão para impulsionar o projétil.

    A queima do propelente no interior do estojo, apesar de mais lenta que a velocidade dos explosivos, gera pressão suficiente para causar danos na arma, isso não ocorre porque o projétil se destaca e avança pelo cano, consumindo grande parte da energia produzida.

    Atualmente, o propelente usado nos cartuchos de armas de defesa é a pólvora química ou pólvora sem fumaça. Desenvolvida no final do século passado, substituiu com grande eficiência a pólvora negra, que hoje é usada apenas em velhas armas de caça e réplicas para tiro esportivo. A pólvora química produz pouca fumaça e muito menos resíduos que apólvora negra, além de ser capaz de gerar muito mais pressão, com pequenas quantidades.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Muni%C3%A7%C3%A3o
    Espero ter ajudado, tendo em vista que as demais opçoes estão corretas. 
    Bons estudos!!
     

  • PAF de alta energia é aquele cuja velocidade é superior a 600 m/s; Trajeto, velociade, estabilidade, a presença (ou não) de anteparos, a sua desfragmentação (ou não),  são fatores que influenciarão no tamanho das lesões de entrada e saída; o fenômeno da cavitação poderá (não é acontecimento necessário) trazer danos permanentes.

    PAF comum é aquele cuja velocidade não excede 600 m/s, podendo ser de baixa energia (se não excede 300 m/s) ou de média energia (excede 300 m/s, mas não alcança mais de 600 m/s); haverá, de igual forma, o fenômeno da cavitação, contudo, aqui, seus efeitos serão mais sutis.

     

    PAF transfixante é aquele cuja ponta é pontiaguda, atingindo e atravessando o alvo;

    PAF penetrante tem a ponta aredondada, normlmente não atravessa o alvo;

     

     

     

  • a) VERDADEIRO - Quando encontram maior resistência, como, por exemplo, no tecido ósseo, apresentam-se como verdadeiras explosões. 


    b) VERDADEIRO - a distância do disparo influencia, pois quanto maior a trajetória dele, maiores serão os efeitos causados pelo vento, força gravitacional, arrasto, diminuindo assim, a estabilidade do projetil. Ainda nesse sentido, nos tiros com cano encostado, o ferimento de entrada será maior.

     

    c) VERDADEIRO - a seção reta da ponta do projétil influencia no Coeficiente balístico, que consiste na capacidade de transfixação do projétil, uma vez que CB = m/ld². Portanto, quanto mais fina a ponta do projétil, maior será o seu CB.


    d) VERDADEIRO - quanto maior a velocidade do projetil e, por sua vez, do impacto dele, maior será a energia cinética transferida ao corpo atingido, dado que Energia Cinética = massa x velocidade²


    e) FALSO - o tipo de propelente não influencia nas características do ferimento de entrada dos PAFs de alta energia.

     

    FONTE: Genival Veloso de França

  • A questão avalia os conhecimento do candidato respeito de lesões por projéteis de alta energia. Atenção: pede-se a alternativa ERRADA!

    A) CERTO. O trajeto dos projéteis de alta energia difere do deixado pelos projéteis comuns por causa da maior potência das ondas de pressão que produzem. Eles levam ao surgimento de uma cavidade temporária, que é resultado do alargamento da cavidade permanente sob a influência das ondas de pressão. O tamanho da cavidade temporária, portanto, vai ter influência no aspecto da lesão; essa distensão (maior ou menor) vai depender da resistência tecidual do local, da quantidade de tecido ao redor da lesão, bem como da complacência desses tecidos. Por exemplo, há tecidos muito elásticos, como os pulmões, que absorvem bem a energia sem grandes roturas. Já os do fígado, por serem mais friáveis, são gravemente lacerados. Assim, o aspecto da lesão dependerá da região do corpo atingida. Pela mesma razão, a resistência óssea faz com que o projétil tenha grande parte da sua energia transferida de modo abrupto logo na entrada. Qualquer coisa que altere a estabilidade do projetil na sua entrada tende a ampliar muito a ferida.

    B) CERTO. Estudos indicam que a distâncias de 30 a 100m, encontra-se diâmetros maiores nas feridas causadas pelos disparo a distância mais curta, e essa diferença é atribuída à maior estabilidade dos projéteis aos 1000m de trajetória. Nos tiros a 30m, o projétil atingiria o alvo com uma discreta inclinação do seu jeito, devido aos movimentos típicos do projetil.

    C) CERTO. Dependendo da forma da ponta do projetil (romba, truncada, deformável, cilíndrico-cônica, encamisado etc.), ele irá interagir de forma diferente com o tecido, além de apresentar diferente coeficientes balísticos, o que terá impacto na lesão de entrada. Quando aumentamos a área de contato, por exemplo, fazemos com que a transferência de energia se torne muito maior desde a entrada, e a ferida de entrada é ampliada.

    D) CERTO. Como o potencial lesivo dos agentes mecânicos depende basicamente da sua energia cinética, que é expressa pela fórmula E = mv2/2, eles possuem grande energia justamente porque ela é uma função exponencial da velocidade.

    E) ERRADO. O tipo de propelente pode ter certo impacto na velocidade do projetil, sim, no entanto, estamos falando de uma velocidade tão grande que nesse caso (projéteis de alta energia), esse fator torna-se desprezível.

    Gabarito do professor: Alternativa E.