A questão avalia os conhecimentos do candidato em docimasias. Trata-se, em medicina legal, de uma medida pericial que tem como finalidade verificar se a criança nasce com vida ou não, ou seja, se chega a respirar. Elas se baseiam na possível existência de sinais de vida, manifestados principalmente nas funções respiratórias, digestivas e circulatórias.
A) ERRADO. A docimasia histológica de Balthazard consiste no exame histológico dos cortes dos pulmões.
Docimasia de Galeno: pulmonar (ver explicação abaixo).
B) ERRADO. A docimasia hidrostática pulmonar de Galeno é uma das mais antigas e, por prática, usada correntemente. Baseia-se na densidade do pulmão que respirou e do que não respirou. O pulmão que respirou tem densidade entre 0,70 e 0,80. Posto em recipiente contendo água em temperatura ambiente, o pulmão que respirou forçosamente flutuará, pois seu peso específico é mais leve que o da água. Inversamente, o pulmão que não respirou não sobrenadará, por ter peso específico maior que o da água (entre 1.040 e 1.092).
A docimasia hidrostática de Icard é pulmonar, e se realiza por meio de pequenos cortes de fragmento de pulmão, de dimensão reduzida, esmagado entre duas lâminas de modo a transformá-lo num esfregaço. Nos casos em que houve respiração, nota-se inúmeras bolhas de ar no esfregaço.
C) ERRADO. A docimasia de Bordas trata da opacidade dos pulmões que não foram insuflados de ar, os diafragmas não são vistos, nem a silhueta cárdio-aórtica.
Docimasia de Breslau: extrapulmonar (OK).
D) ERRADO. A docimasia óptica ou visual de Bouchut consiste na inspeção direta do pulmão, que registra aspecto hepatizado do órgão quando o feto não respirou, e superfície em mosaico, se ocorreu respiração autônoma.
A docimasia de Casper é diafragmática, baseada no abaixamento da cúpula diafragmática do pulmão que respirou, que aumenta de volume.
E) CERTO. A docimasia auricular de Wreden-Wendt-Gelé é praticada em infante espostejado do qual só se tem a cabeça. Baseia-se na existência de ar no ouvido médio, levado através das trompas de Eustáquio, nos primeiros movimentos respiratórios e de deglutição do infante nascido vivo.
A docimasia gastrintestinal de Breslau (não é pulmonar) tem indicação em recém-nascidos espostejados, dos quais só se tem o abdome. Baseia-se no fato de que, com os primeiros movimentos respiratórios, ocorre deglutição do ar, que se instala no estômago nas primeiras horas, e no intestino mais tardiamente.
Gabarito do professor: Letra E.