SóProvas


ID
937690
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Assinale a opção que contém apenas docimasias extrapulmonares.

Alternativas
Comentários
  • Docimásia Gastrintestinal De Breslau - se baseia na existência de ar no tubo digestivo, ingressado por deglutição toda vez que o feto tenha respirado. Nos casos em que durante as manobras de ressuscitação houve insuflação de ar no estômago do feto, apenas este órgão flutuará, enquanto que o resto do tubo digestivo afundará na água. 

    Docimásia Auricular De Vreden, Wendt e Gelé - baseaia-se na ocorrência de ar na cavidade do ouvido médio que lá ingressara através da tuba timpânica (trompa de Eustáquio) desde que o recém-nascido tenha respirado. Consiste na punção da membrana timpânica, com a cabeça do feto mergulhada na água, caso o mesmo tivesse respirado, surgirá uma bolha de ar que sobe até a superfície do recipiente. 

    Docimásia Hematopneumo-Hepática De Severi - consiste em determinar as taxas de oxiemoglobina do sangue existente no pulmão e no fígado. Se essas taxas forem idênticas, significa que não houve hematose, logo, não houve respiração; pois se houvesse respiração, a taxa de oxiemoglobina no sangue pulmonar deveria ser obrigatoriamente mais elevada. 

    Docimásia Plêurica De Placzek - baseia-se no fato fisiológico de que quando houve respiração, deve haver, portanto, uma pressão negativa na cavidade pleural. 

    Docimásia Traqueal De Martin - liga-se a traquéia na parte superior e coloca-se um manômetro bem sensível por corte transversal. Em seguida, faz-se pressão nos pulmões, e, caso haja ar em seu interior devido à respiração, o líquido do manômetro irá oscilar. Porém, esta prova não tem valor em pulmões putrefeitos. 

    Docimásia Hematopulmonar De Zalesk - procura estabelecer se houve ou não respiração pelo estudo do conteúdo hemático dos pulmões. 

    Docimásia Ponderal De Pulcquet - baseia-se na diferença de peso relativo dos pulmões e do corpo do infante que respirou ou não. 

    Docimásia Do Volume D’Água Deslocado De Bernt - o diagnóstico da respiração, neste caso, é dado pelo grau de deslocamento do líquido quando neste estão imersos o pulmão e o coração.

    FONTE: 
    http://focototal-concursos.blogspot.com.br/2012/11/voce-sabe-o-que-e-docimasia.html
  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em docimasias. Trata-se, em medicina legal, de uma medida pericial que tem como finalidade verificar se a criança nasce com vida ou não, ou seja, se chega a respirar. Elas se baseiam na possível existência de sinais de vida, manifestados principalmente nas funções respiratórias, digestivas e circulatórias.


    A) ERRADO.  A docimasia histológica de Balthazard consiste no exame histológico dos cortes dos pulmões.
    Docimasia de Galeno: pulmonar (ver explicação abaixo).

    B) ERRADO. A docimasia hidrostática pulmonar de Galeno é uma das mais antigas e, por prática, usada correntemente. Baseia-se na densidade do pulmão que respirou e do que não respirou. O pulmão que respirou tem densidade entre 0,70 e 0,80. Posto em recipiente contendo água em temperatura ambiente, o pulmão que respirou forçosamente flutuará, pois seu peso específico é mais leve que o da água. Inversamente, o pulmão que não respirou não sobrenadará, por ter peso específico maior que o da água (entre 1.040 e 1.092). 
     A docimasia hidrostática de Icard é pulmonar, e se realiza por meio de pequenos cortes de fragmento de pulmão, de dimensão reduzida, esmagado entre duas lâminas de modo a transformá-lo num esfregaço. Nos casos em que houve respiração, nota-se inúmeras bolhas de ar no esfregaço. 

    C) ERRADO. A docimasia de Bordas trata da opacidade dos pulmões que não foram insuflados de ar, os diafragmas não são vistos, nem a silhueta cárdio-aórtica. 
    Docimasia de Breslau: extrapulmonar (OK).

    D) ERRADO. A docimasia óptica ou visual de Bouchut consiste na inspeção direta do pulmão, que registra aspecto hepatizado do órgão quando o feto não respirou, e superfície em mosaico, se ocorreu respiração autônoma.
    A docimasia de Casper é diafragmática, baseada no abaixamento da cúpula diafragmática do pulmão que respirou, que aumenta de volume.

    E) CERTO. A docimasia auricular de Wreden-Wendt-Gelé é praticada em infante espostejado do qual só se tem a cabeça. Baseia-se na existência de ar no ouvido médio, levado através das trompas de Eustáquio, nos primeiros movimentos respiratórios e de deglutição do infante nascido vivo.
    A docimasia gastrintestinal de Breslau (não é pulmonar) tem indicação em recém-nascidos espostejados, dos quais só se tem o abdome. Baseia-se no fato de que, com os primeiros movimentos respiratórios, ocorre deglutição do ar, que se instala no estômago nas primeiras horas, e no intestino mais tardiamente.

    Gabarito do professor: Letra E.
  • Gabarito E para os não assinantes!