SóProvas


ID
937708
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Com relação à perícia em locais de crime contra a vida,marque a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  •  Local imediato: É aquele abrangido pelo corpo de delito e o seu entorno,  local em que estão, também, a maioria dos vestígios materiais. Em geral, todos  os vestígios que servirão de base para os peritos esclarecerem os fato  concentram-se no local imediato.   Local mediato: É a área adjacente ao local imediato. É toda a região  espacialmente próxima ao local imediato e a ele geograficamente ligada,  passível de conter vestígios relacionados com a perícia em execução.  Local relacionado: É todo e qualquer lugar sem ligação geográfica direta  com o local do crime e que possa conter algum vestígio ou informação que  propicie ser relacionado ou venha a auxiliar no contexto do exame pericial. 

    FONTE: http://solatelie.com/cfap/html3/local_de_crime.pdf
  •  

     

    "Locais relacionados são aqueles que apresentam pontos de contato, já que se referem a uma mesma ocorrência ilícita. Por exemplo, o crime de homicídio foi praticado em um local, mas o cadáver foi deixado em outro".

     

    https://odireitopatrickramos.wordpress.com/2013/03/15/1-execercio-medicina-legal-peritos-e-pericias/

     

     

  • Local do crime:

    1. Quanto ao ambiente: INTERNO, EXTERNO e RELACIONADO;

    2. Quanto à preservação: IDÔNEO e INIDÔNEO

    3. Quanto à disposição dos vestígios: 

    IMEDIATO (propriamente dito - local onde ocorreu o fato)

    MEDIATO (Área adjacente do local imediato)

    RELACIONADO (Locais onde são encontrados objetos que tenham relação com o fato ocorrido sem ligação geográfica direta)

  • gab. C

     

     

    Local imediato: É aquele abrangido pelo corpo de delito e o seu entorno,  local em que estão, também, a maioria dos vestígios materiais. Em geral, todos  os vestígios que servirão de base para os peritos esclarecerem os fato  concentram-se no local imediato.   

     

    Local mediato: É a área adjacente ao local imediato. É toda a região  espacialmente próxima ao local imediato e a ele geograficamente ligada,  passível de conter vestígios relacionados com a perícia em execução. 

     

    Local relacionado: É todo e qualquer lugar sem ligação geográfica direta  com o local do crime e que possa conter algum vestígio ou informação que  propicie ser relacionado ou venha a auxiliar no contexto do exame pericial. 
     

  • • Local imediato: área em que está o corpo de delito; local em que se deu o fato objeto de análise. Poderíamos considerar como se fosse o núcleo, o centro.

    • Local mediato: área que circunda o local objeto de análise. Seria tudo o que está ao redor do local imediato e em que se poderá encontrar vestígios do fato.

    • Local relacionado: não apresenta relação espacial/geográfica com o local do crime. Porém, em uma análise posterior, poderá possuir algum tipo de vínculo com o fato.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C

  • 1.6 - Local imediato: É aquele abrangido pelo corpo de delito e o seu entorno, local em que estão, também, a maioria dos vestígios materiais. Em geral, todos os vestígios que servirão de base para os peritos esclarecerem os fato concentram-se no local imediato.

     

     1.7 - Local mediato: É a área adjacente ao local imediato. É toda a região espacialmente próxima ao local imediato e a ele geograficamente ligada, passível de conter vestígios relacionados com a perícia em execução.

     

    1.8 - Local relacionado: É todo e qualquer lugar sem ligação geográfica direta com o local do crime e que possa conter algum vestígio ou informação que propicie ser relacionado ou venha a auxiliar no contexto do exame pericial.

     

    Por exemplo, considere um acidente de trânsito em que um veículo da marca “x” atropele e mate um cidadão “y”, deixando na via em que se desenrolou a ocorrência marcas de frenagem de cerca de 36m de comprimento, antes do provável ponto de impacto e, depois deste ponto, aproximadamente, 24m de marcas do mesmo tipo. O veículo, imediatamente após o evento, evadiu-se do local, sendo localizado dois dias depois, em uma cidade distando 300km do local em que se dera a ocorrência. Nestas condições, teríamos como local imediato o ponto da via em que está a vítima e, possivelmente, a maioria dos vestígios, tais como fragmentos vítreos, fragmentos de lanternas sinalizadoras de direção, manchas de fluídos mecânicos, manchas de fluídos orgânicos, pertences da vítima, partes da carroçaria do veículo, etc; o local mediato, neste caso, seria constituído pela porção do sítio da ocorrência além do possível ponto de impacto e abrangeria, basicamente, as marcas de frenagem do veículo atropelador. Já o local relacionado seria aquele em que o automóvel foi encontrado posteriormente, visto que este não possuía ligação geográfica direta com o local em que se desenvolveu a ocorrência.

     

    FONTE: APOSTILA SENASP