SóProvas


ID
937714
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Nos tiros disparados à curta distância, sem interposição de anteparos, ao redor do ferimento de entrada do projétil de arma de fogo:

Alternativas
Comentários
  • Encontrei este material, muito interessante para o aprendizado das lesões provocadas por tiros.

    http://www.sms.rio.rj.gov.br/servidor/media/paf.pdf
  • A presenca de efeitos secundários do tiro como zona de esfumaçamento, chamuscamento e tatuagem, tais vestígios evidenciam a ocorrência de tiro(s) a curta distância.
    A alternativa B está incorreta, pois o correto seria resíduo de pólvora INCOMBUSTA, responsável pela tatuagem.



    Avante, bons estudos!!!
  • Zona de  tatuagem é um sinal indispensável na identificação de tiros a curta distância.

    Também podemos destacar outros sinais ou orlas que são, assim como a zona de tatuagem, exclusivos de tiros a curta distância:

    -zona de esfumaçamento ou orla de tisnado

    - zona de chamuscamento.

  • Tiro a curta distância - presença dos elementos do cone de dispersão;

     

    Tiro a longa distância - os elementos do cone de dispersão não chegam até o alvo.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia forense.

    A) ERRADO. À medida que se aumenta a distância, menor é a energia com que os resíduos de disparo chegam ao corpo, e os mais leves podem cair antes de chegarem ao alvo. Assim, quanto maior for a distância, menos provável que se encontre todas orlas decorrentes do cone de explosão.

    B) ERRADO. A zona de tatuagem é resultante da impregnação de grãos de pólvora incombustos que alcançam o corpo (e não compostos).

    C) CERTO. A tatuagem é um sinal indiscutível de orifício de entrada em tiros a curta distância, porque nos tiros encostados, essa pólvora incombusta vai entrar junto com o ferimento de entrada, e nos tiros à longa distância não vai ter energia suficiente para chegar ao corpo da pessoa. Assim, só é possível visualizar a orla nos tiros a curta distância, sem anteparo (anteparos impedem que a pólvora se deposite).

    D) ERRADO. A zona ou orla de esfumaçamento, ou zona de tisnado é decorrente do depósito deixado pela fuligem que circunscreve a ferida de entrada, formado pelos resíduos finos e impalpáveis da pólvora combusta (e não incombusta).

    E) ERRADO. A orla de escoriação está presente nos tiros a curta distância sem anteparo. Deve-se ao arrancamento da epiderme motivado pelo movimento rotatório do projétil antes de penetrar no corpo. Apresenta-se, portanto, como uma orla escoriada ou desepitelizada em redor do ponto de impacto na pele. Atenção a fato de que se o projétil encontra um obstáculo antes de penetrar no corpo, perde parte ou o todo do movimento e rotação, desmotivando assim a formação da orla de escoriação. Além disso, não estaria oculta pela pólvora, uma vez que esta se depositaria mais externamente à orla de escoriação.

    Gabarito do professor: Alternativa C.

  • LETRA C A CORRETA. A TATUAGEM INDICAR-LO-À.

  • LETRA C A CORRETA. A TATUAGEM INDICAR-LO-À.

  • Porém o correto é zona de tatuagem e não orla....me ajudem aí...

  • Questão interresante. Fique atento que a Zona de Tatuagem e Zona de Esfumaçamento são EFEITOS SECUNDÁRIOS, isto porque não são causadas pelo projétil mais sim pela pólvora e fuligem respectivamente. Importante saber que quando houver um anteparo antes do corpo da vítima, seja um travesseiro, o disparo mesmo ocorrendo a curta distância não deixará as Zona de Tatuagem ou Zona de esfumaçamento, segundo a doutrina tais elementos ficarão no anteparo e não na pele da vítima.