SóProvas


ID
937726
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

São alterações patológicas que podem ser encontradas na hipotermia grave, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Escleredema de Buschke é doença rara do tecido conjuntivo, de etiologia desconhecida, caracterizada por endurecimento difuso e não depressível da pele, provavelmente mais prevalente do que o relatado na literatura. Ao exame histopatológico é observado o espessamento da derme (até três vezes seu tamanho) com grandes fibras de colágeno separadas por depósitos de mucopolissacarídeos, principalmente o ácido hialurônico.
    •  b) úlceras de Wischnevsky.
    • Ulceras gástricas que denotam  o tempo prolongado até a morte do indivíduo

    • A) O escleredema de Buschke (EB) pertence ao grupo das mucinoses, doença rara do tecido conjuntivo, caracterizada por endurecimento simétrico da pele, de início insidioso, com predileção pelas regiões superiores do tronco posterior, pescoço e ombros, sendo descritas também manifestações extracutâneas da afecção.


      http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302010000900012


      B) A hipotermia é definida como uma temperatura corporal subnormal. A hipotermia refere-se à perda de temperatura do núcleo pela exposição. Quando a morte resulta de hipotermia, freqüentemente ocorre uma série de erosões da mucosa gástrica conhecidas como "úlceras de Wischnewski"


      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/m/pubmed/2929540/

    • A questão avalia os conhecimentos do candidato em lesões e morte por ação térmica.

      A ação geral do frio (=HIPOTERMIA) leva à alteração do sistema nervoso, sonolência, convulsões, delírios, perturbações dos movimentos, anestesias, congestão ou isquemia das vísceras, podendo advir a morte quando tais alterações assumem maior gravidade. 

      O diagnóstico de morte pela ação do frio é difícil. Têm-se alguns elementos, como: hipóstase vermelho-clara, rigidez cadavérica precoce, intensa e extremamente demorada, sangue de tonalidade menos escura, sinais de anemia cerebral, congestão polivisceral, às vezes disjunção das suturas cranianas, sangue de pouca coagulabilidade, repleção das cavidades cardíacas, espuma sanguinolenta nas vias respiratórias, erosões e infiltrados hemorrágicos na mucosa gástrica, e, na pele, poderão ser observadas flictenas semelhantes às das queimaduras.

      A) ERRADO. Escleredema de Buschke é doença rara do tecido conjuntivo, de etiologia desconhecida, caracterizada por endurecimento difuso e não depressível da pele. Até o momento, tal doença não foi associada à hipotermia.

      B) CERTO. O estômago na hipotermia grave pode apresentar erosões numerosas de sua mucosa, com incidência variada conforme o autor, porém mais frequente nos velhos, chamadas de úlceras de Wischnevsky.

      C) CERTO. A hipotermia faz com que haja vasoconstrição generalizada, diminuindo a oxigenação dos tecidos, o que predispõe à ocorrência de microinfartos ou infartos viscerais (nos órgãos). Além da vasoconstrição, outros efeitos da hipotermia podem contribuir para a ocorrência desses microinfartos, como o aumento da viscosidade do sangue e mecanismos de morte celular.

      D) CERTO. Na hipotermia grave os pulmões podem apresentar edema moderado a intenso, com focos de hemorragia parenquimatoso. Em 50% dos casos, revelam focos de broncopneumonia.

      E) CERTO. Na hipotermia grave o pâncreas pode mostrar focos de esteatonecrose e de pancreatite hemorrágica, provavelmente causadas por microinfartos relacionados com estagnação da microcirculação ou refluxo de suco biliar decorrente de paralisia do peristaltismo intestinal.

      Gabarito do professor: Alternativa A.