SóProvas


ID
938029
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Freud designa três instâncias dinâmicas como constitutivas do aparelho psíquico, a saber: ego, superego e id. Acerca dessas instâncias, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Após criar a primeira tópica do aparelho psíquico onde Freud o dividiu topograficamente em três “territórios" diferentes – consciente, pré-consciente e inconsciente – , regidos por processos mentais diferentes; ele escreveu então a segunda tópica, apresentando os conceitos de id, ego e superego, sendo três estruturas distintas e com funções específicas, porém indissociadas e que interagem e se influenciam constantemente.
    O id, o pólo pulsional, contém a pulsão de vida e a pulsão de morte. O id ignora os juízos de valor, o bem, o mal, a moral, não aceitando contradições. O id é a origem de tudo, do qual se desenvolve o ego, inclusive, sob a influência do mundo externo. 
    Sob o ponto de vista econômico, o id é a um só tempo um reservatório e uma fonte de energia psíquica. Do ponto de vista funcional ele é regido pelo princípio do prazer; logo, pelo processo primário. Do ponto de vista da dinâmica psíquica, ele abriga e interage com as funções do ego e com os objetos, tanto os da realidade exterior, como aqueles que, introjetados, estão habitando o superego, com os quais quase sempre entra em conflito, porém, não raramente, o id estabelece alguma forma de aliança. 
    O ego, o pólo defensivo do psiquismo, funciona como um mediador entre os instintos do id, as ameaças do superego e a realidade do mundo externo. Por um lado pode ser considerado como uma diferenciação progressiva do id, que leva a um contínuo aumento do controle sobre o resto do aparelho psíquico. Por outro ponto de vista, o ego se forma na sequência de identificações a objetos externos, que são incorporados ao ego. De qualquer forma, o ego não é uma instância que passa a existir repentinamente, é uma construção. Também tem a função de consciência e assegura a auto-conservação.
    Já o superego é o herdeiro do Complexo de Édipo, e assim o último a se desenvolver. Estrutura-se por processos de identificação com o superego dos pais e assume três funções: auto-conservação; consciência moral; função de ideal (ideal de ego).
     

    GABARITO: D
  • Letra D.

    O ego se diferencia do ID quando os bebes se diferenciam do mundo externo.