SóProvas


ID
938068
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Dentre as muitas correntes teóricas que contribuem para o trabalho em saúde, podemos distinguir três grandes enfoques: o biomédico, o social e o psicológico. Cada uma dessas três abordagens é composta de várias facetas, no entanto, pode-se dizer que existe em cada uma delas uma tendência para valorizar mais um tipo de problema e alguns tipos de solução, muitas vezes de uma forma excludente. Nesse contexto, a proposta da Clínica Ampliada busca se constituir numa ferramenta de articulação e inclusão dos diferentes enfoques e disciplinas. Para essa abordagem do paciente, é necessário um compromisso ético profundo. São características da Clínica Ampliada:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão está confusa podendo ser na minha opinião tanto C quanto a B pois segundo a cartilha da PNH na Clínica Ampliada: "O diagnóstico pressupõe uma certa regularidade, uma repetição. Mas é preciso saber, além do que o sujeito apresenta de igual, o que ele apresenta de diferente, de singular, isto é, um conjunto de sinais e sintomas que somente nele se expressam de determinado modo. Com isso, abrem-se inúmeras possibilidades de intervenção, e é possível propor tratamentos muito melhores com a participação das pessoas envolvidas". (p. 7)

    Assim, pela lógica o sujeito não se resume apenas a doença e por isso a C poderia estar incorreta, mas quando fala-se em "ver a doença de forma singular" o termo 'singular' dá margem a várias formas de interpretação podendo subentender que é olhar para a doença e sintomas em geral de modo singular, ou seja, para o sujeito como um todo.

    Ao mesmo tempo a cartilha aborda que é característica da Clínica Ampliada: "buscar ajuda em outros setores, ao que se dá nome de INTERSETORIALIDADE". (p. 9)

    Verifiquei que praticamente a metade das pessoas que responderam essa questão erraram...

    Questão passível de anulação.


    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/clinica_ampliada.pdf  

  • CREIO QUE A LETRA B ESTEJA ERRADA PORQUE FALA DE VER A DOENÇA DE FORMA SINGULAR. O QUE DEVEREMOS VER DE FORMA SINGULAR É O MODO COMO O SUJEITO SE RELACIONADA COM OS SINAIS OU SINTOMAS DAS DOENÇAS, PORQUE ISSO SIM É PARTICULAR DE CADA INDIVÍDUO. 

  • Em 2009, o Ministério da Saúde, dentro da política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS, lançou uma cartilha, “Clínica ampliada e compartilhada”, na qual apresenta como proposta da Clínica Ampliada:

    - Compreensão ampliada do processo saúde-doença, buscando evitar uma abordagem que privilegie excessivamente algum conhecimento específico. Cada teoria faz um recorte parcialmente arbitrário da realidade. Na mesma situação, pode-se “enxergar” vários aspectos diferentes: patologias orgânicas, correlações de forças na sociedade (econômicas, culturais, étnicas), a situação afetiva, etc., e cada uma delas poderá ser mais ou menos relevante em cada momento. A Clínica Ampliada busca construir sínteses singulares tensionando os limites de cada matriz disciplinar. Ela coloca em primeiro plano a situação real do trabalho em saúde, vivida a cada instante por sujeitos reais. Este eixo traduz-se ao mesmo tempo em um modo diferente de fazer a clínica, numa ampliação do objeto de trabalho e na busca de resultados eficientes, com necessária inclusão de novos instrumentos.

    - Construção compartilhada dos diagnósticos e terapêuticas. A complexidade da clínica em alguns momentos provoca sensação de desamparo no profissional, que não sabe como lidar com essa complexidade. O reconhecimento da complexidade deve significar o reconhecimento da necessidade de compartilhar diagnósticos de problemas e propostas de solução. Este compartilhamento vai tanto na direção da equipe de saúde, dos serviços de saúde e da ação intersetorial, como no sentido dos usuários. Ou seja, por mais que frequentemente não seja possível, diante de uma compreensão ampliada do processo saúde-doença, uma solução mágica e unilateral, se aposta que aprender a fazer algo de forma compartilhada é infinitamente mais potente do que insistir em uma abordagem pontual e individual.


    GABARITO: B

  • A LETRA C ESTA ERRADA PQ É A PESSOA QUE É VISTA DE FORMA SINGULAR E NÃO A DOENÇA,

    BONS ESTUDOS!