SóProvas


ID
938080
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Merhy , um dos grandes desafios dos profissionais que se ocupam com os processos de gerenciamento do cuidado em saúde, no interior dos serviços, é a construção de combinação ótima entre eficiência das ações e a produção de resultados centrados nas reais necessidades dos usuários. Do ponto de vista do usuário, é possível dizer que o conjunto dos serviços de saúde, públicos ou privados, com raras exceções, não é adequado para resolver os seus problemas de saúde, tanto no plano individual, quanto no coletivo. Em geral, o usuário reclama, não da falta de conhecimento tecnológico no seu atendimento, mas da falta de interesse e de responsabilização dos diferentes serviços em torno de si, de seu problema. Sendo assim, a questão dos processos de trabalho em saúde é um ponto fundamental em qualquer projeto de gestão de programas de saúde. Tomando como base as análises do autor sobre os processos de trabalho em saúde, pode-se afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Emerson Elias Merhy, em seu artigo “O Ato de Cuidar: a Alma dos Serviços de Saúde", ao nos apresentar algumas ferramentas para gerir e trabalhar em saúde, nos diz que as tecnologias não são confundidas com instrumentos (equipamentos) tecnológicos. Nesse sentido, uma máquina como um computador não seria em si uma tecnologia, mas um equipamento tecnológico, expressão de uma tecnologia, que se apresenta para nós como saberes que buscam na máquina-computador uma ferramenta que possibilita operar com processamentos rápidos e massivos de dados, por exemplo. A tecnologia seria então o saber ou saberes que permitiram construí-la e que estão comprometidos com a realização de determinadas finalidades previamente colocadas para os processos de trabalhos que lhe são pertinentes.

    Aplicando o conceito às tecnologias do trabalho em saúde, ele nos apresenta ainda uma classificação, entre tecnologias do tipo leve – como as tecnologias das relações, no caso do acolhimento ou do vínculo – e do tipo dura – como o realizar uma conduta totalmente normalizada ou mesmo o processo incorporador de máquinas-ferramentas.

    O autor faz ainda uma interessante colocação ao questionar o recorrente discurso das políticas públicas a respeito da escassez de recursos permanentes nos serviços, visto que a tecnologia leve nunca é escassa, ela sempre é em processo.

    O artigo consultado pode ser acessado na íntegra em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2103.pdf




    GABARITO: B

  • Gabarito B.

    A - São três dimensões: duras, leve-duras e leves;

    C - São exemplos de tecnologias leve-duras;

    D - Toda a equipe é importante no processo;

    E - No fazer saúde a atuação não deve estar centrada apenas em procedimentos e nos profissionais, o campo cobra um olhar muito atento, por exemplo, para o sujeito doente.

    Apesar de tudo, acabei me perdendo na resolução desta questão, pois para mim a letra B possuía uma pegadinha, acreditando que o correto seria "tipo de tecnologia leve"