SóProvas


ID
938512
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Dispõe o Código de Trânsito Brasileiro que, em caso de acidente com vítima, envolvendo veículo equipado com registrador instantâneo de velocidade e tempo, quem poderá retirar o disco ou unidade armazenadora do registro é o

Alternativas
Comentários
  • ALT. A

     Art. 279 CTB. Em caso de acidente com vítima, envolvendo veículo equipado com registrador instantâneo de velocidade e tempo, somente o perito oficial encarregado do levantamento pericial poderá retirar o disco ou unidade armazenadora do registro.

    BONS ESTUDOS

    A LUTA CONTINUA
  • Esgotando o tema tacógrafo:
    1- quem deve possuir
    Automotor/onibus elétrico
    Escolar
    Coletivo de passageiro com + 10 lugares
    Carga perigosa
    CMT -19t
    PBT - +4536kg ( após 1/1/99)
    2- Infração pelo mau funcionamento
    Grave + retenção
    3- Só o perito pode retirar em caso de acidente com vítima
    4- Se tiver velocímetro embutido o veículo fica dispensado do outro
    5- É utilizado na fiscalização do tempo de descanso em potoristas profissionais.

  • Art. 279. Em caso de acidente com vítima, envolvendo veículo equipado com registrador instantâneo de velocidade e tempo, somente o perito oficial encarregado do levantamento pericial poderá retirar o disco ou unidade armazenadora do registro.

     Art. 105. São equipamentos obrigatórios dos veículos, entre outros a serem estabelecidos pelo CONTRAN:
     II - para os veículos de transporte e de condução escolar, os de transporte de passageiros com mais de dez lugares e os de carga com peso bruto total superior a quatro mil, quinhentos e trinta e seis quilogramas, equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo;

    tacógrafo é um registrador instantâneo e inalterável de velocidade, tempo e distância, que grava as informações em discos diagrama. Através desses dados é possível obter informações tais como, cumprimento de roteiros de viagem, itinerários, horários de saída e chegada, respeito aos limites de velocidade, tempos de condução e descanso, paradas não programadas e muitas outras.
  • Art. 279. Em caso de acidente com vítima, envolvendo veículo equipado com registrador instântaneo de velocidade e tempo, somente o perito oficial encarregado do levantamento pericial poderá retirar o disco ou unidade armazenadora do registro.

    ALTERNATIVA A, CORRETA.

  • Conforme determina o art. 279 do CTB, em caso de acidente com vítima, envolvendo veículo equipado com registrador instantâneo de velocidade e tempo, somente o perito oficial encarregado do levantamento pericial poderá retirar o disco ou unidade armazenadora do registro.




    Resposta: A

  • CTB

    Art. 279. Em caso de acidente com vítima, envolvendo veículo equipado com registrador instantâneo de velocidade e tempo, somente o perito oficial encarregado do levantamento pericial poderá retirar o disco ou unidade armazenadora do registro.

    GABARITO A

  • ▶️ Só o perito oficial pode retirar em caso de acidente com vítima

    ▶️ Se tiver velocímetro embutido o veículo fica dispensado do outro

    ▶️ É utilizado na fiscalização do tempo de descanso em Motoristas profissionais.