SóProvas


ID
939166
Banca
VUNESP
Órgão
SAP-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Escolha praticamente pessoal do ex­presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o prefeito eleito de São Paulo repete parte razoável da trajetória eleitoral da presidente Dilma Rousseff (PT). O estreante Haddad foi uma escolha do partido em lugar de outros membros, mais conhecidos e com trajetória eleitoral já experimentada.

(http://noticias.terra.com.br/retrospectiva/noticias/0,,OI6258568­EI19298,00­ Petista+Fernando+Haddad+e+o+novo+prefeito+de+Sao+Paulo.html. Adaptado)

Antes de sua candidatura a prefeito, Haddad ocupava o cargo de

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra A-

    Fernando Haddad (São Paulo25 de janeiro de 1963) é um advogadoacadêmico e político brasileiro, filiado ao Partido dos Trabalhadores(PT). É o atual prefeito da cidade de São Paulo3 . Foi ministro da Educação entre julho de 2005 e janeiro de 2012, nos governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Roussef4 .

    Fonte:
    Wikipédia
  • Ministério da Educação (Brasil)

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    Ir para: navegação, pesquisa

     Nota: Para outros significados de MEC, veja MEC (desambiguação).

    Ministério da Educação
    Esplanada dos Ministérios, Bloco L
    www.mec.gov.br
    Criação    14 de novembro de 1930
    Aloizio Mercadante, atual ministro.
    Atual ministro    Aloizio Mercadante
    Orçamento    R$ 65,2 bilhões (2010)1

    O Ministério da Educação (MEC) é um órgão do governo federal do Brasil fundado no decreto n.º 19.402, em 14 de novembro de 1930, com o nome de Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Pública, pelo então presidente Getúlio Vargas e era encarregado pelo estudo e despacho de todos os assuntos relativos ao ensino, saúde pública e assistência hospitalar.

    Índice

      1 História
      2 Órgãos vinculados
      3 Ver também
      4 Referências
      5 Ligações externas

    História

    o dia 13 de janeiro de 1937, passou a se chamar Ministério da Educação e Saúde e suas atividades passaram a ter um limite à administração da educação escolar, educação extra-escolar e da saúde pública e assistência médico-social.

    Em 1953, o governo federal criou o Ministério da Saúde e tira do Ministério da Educação e Saúde as responsabilidades de administração destinadas a ela. A partir desse momento, passa a se chamar oficialmente de Ministério da Educação e Cultura (MEC) pela lei n.° 1.920, de 25 de julho de 1953.

    Em 15 de março de 1985, foi criado o Ministério da Cultura (MinC) pelo decreto n.º 91.144. Curiosamente a sigla MEC continua, porém passa a se chamar Ministério da Educação - como é conhecido até hoje.

    A estrutural regimental do MEC como conhecemos só ficou estabelecida realmente pelo decreto n° 4.791, de 22 de julho de 2003. Este, estabelece como área de competência do MEC:

      política nacional de educação
      educação infantil
      educação em geral, compreendendo ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, ensino de jovens e adultos, educação profissional, educação especial e educação a distância, exceto ensino militar
      avaliação, informação e pesquisa educacional
      pesquisa e extensão universitária
      magistério
      assistência financeira a famílias carentes para a escolarização de seus filhos ou dependentes

    Entre algumas áreas ligadas ao Ministério da Educação podem-se citar:

      Educação especial
      Educação superior
      Educação profissional e tecnológica
      Educação infantil
      Educação a distância
      Educação do campo
      Educação indígena
      Educação ambiental

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Minist%C3%A9rio_da_Educa%C3%A7%C3%A3o_%28Brasil%29

    Ainda estava na minha cabeça velha de MEC - Ministério da Educação e Cultura (até estranhei a divisão das opções).

  • Uma vez que Fernando Haddad foi ministro da educação antes de se tornar prefeito de São Paulo. Ele ficou na pasta da educação de 2005 até 2012. A alternativa correta é a letra (A).


    RESPOSTA: (A)


  • Quando eu trabalhava internamente no CESPE ele chegou lá dizendo que iriamos realizar a correção do enem que tinha dado um grande problema ( 1º de muitos que vieram depois) e na época veio como ministro da educação!