SóProvas


ID
939253
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Assinale a alternativa correta de acordo com o que dispõe a Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: "E".
    A letra ""a" está errada, pois estabelece o art. 9º, §2º, LINDB: Para qualificar e reger as obrigações, aplicar-se-á a lei do país em que se constituirem. §2º A obrigação resultante do contrato reputa-se constituida no lugar em que residir o proponente.
    A letra "b" está errada, pois estabelece o art. 10, §2º, LINDB: A sucessão por morte ou por ausência obedece à lei do país em que domiciliado o defunto ou o desaparecido, qualquer que seja a natureza e a situação dos bens. §2º A lei do domicílio do herdeiro ou legatário regula a capacidade para suceder.
    A letra "c" está errada, pois segundo o art. 9º, §1º, LINDB: Para qualificar e reger as obrigações, aplicar-se-á a lei do país em que se constituirem. §1º Destinando-se a obrigação a ser executada no Brasil e dependendo de forma essencial, será esta observada, admitidas as peculiaridades da lei estrangeira quanto aos requisitos extrínsecos do ato.
    A letra "d" está errada, pois estabelece o art. 12, §1º, LINDB: É competente a autoridade judiciária brasileira, quando for o réu domiciliado no Brasil ou aqui tiver de ser cumprida a obrigação. §1º Só à autoridade judiciária brasileira compete conhecer das ações relativas a imóveis situados no Brasil.
    A letra "e" está certa nos precisos termos do art. 6º, §2º, LINDB: A Lei em vigor terá efeito imediato e geral, respeitados o ato jurídico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada. §2º Consideram-se adquiridos assim os direitos que o seu titular, ou alguém por êle, possa exercer, como aquêles cujo comêço do exercício tenha têrmo pré-fixo, ou condição pré-estabelecida inalterável, a arbítrio de outrem. 


  • "Art. 6º A Lei em vigor terá efeito imediato e geral, respeitados o ato jurídico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada. (Redação dada pela Lei nº 3.238 , de 1º.8.1957) r § 2ºº Consideram-se adquiridos assim os direitos que o seu titular, ou alguém por êle, possa exercer, como aquêles cujo comêço do exercício tenha têrmo pré-fixo, ou condição pré-estabelecida inalterável, a arbítrio de outrem . (Parágrafo incluído pela Lei nº 3.238 , de 1º.8.1957)

    A noção de direito adquirido adotada pelo ordenamento jurídico adotou a chamada TEORIA DE GABBA, segundo a qual" é adquirido todo direito que seja consequência de um fato idôneo a produzi-lo, em virtude da lei do tempo em que esse fato foi realizado, embora a ocasião de o fazer valer não se tenha apresentado antes do surgimento de uma lei nova sobre o mesmo. "

    Noutro falar, para Gabba, considera-se adquirido o direito que: a) seja conseqüência de um fato jurídico; b) tenha entrado para o patrimônio do sujeito (GABBA. Teoria della retroatività delle leggi ). A inclusão do elemento patrimônio exclui, da definição de direito adquirido, as meras possibilidades ou faculdades abstratas, consoante o mesmo autor." 

    Em: http://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/229322/em-que-consiste-a-teoria-de-gabba-ha-diferenca-entre-tal-teoria-e-a-definicao-de-direito-adquirido-na-licc

  • Maldade da VUNESP nesta letra "c". 

    Alguém poderia me ajudar a identificar quais os requisitos intrínsecos e extrínsecos  referidos?

  • A questão trata da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, LINDB.


    A) A obrigação resultante do contrato reputa-se constituída no lugar em que residir o devedor.

    LINDB:

    Art. 9º. § 2o A obrigação resultante do contrato reputa-se constituída no lugar em que residir o proponente.

    A obrigação resultante do contrato reputa-se constituída no lugar em que residir o proponente.

    Incorreta letra “A”.

    B) A lei da situação da coisa regula a capacidade para suceder do herdeiro ou legatário.

    LINDB:

    Art. 10. § 2o A lei do domicílio do herdeiro ou legatário regula a capacidade para suceder.

    A lei do domicílio do herdeiro ou legatário regula a capacidade para suceder.

    Incorreta letra “B”.

    C) Destinando-se a obrigação a ser executada no Brasil e dependendo de forma essencial, será esta observada, admitidas as peculiaridades da lei estrangeira quanto aos requisitos intrínsecos e extrínsecos do ato.

    LINDB:

    Art. 9º. § 1o Destinando-se a obrigação a ser executada no Brasil e dependendo de forma essencial, será esta observada, admitidas as peculiaridades da lei estrangeira quanto aos requisitos extrínsecos do ato.

    Destinando-se a obrigação a ser executada no Brasil e dependendo de forma essencial, será esta observada, admitidas as peculiaridades da lei estrangeira quanto aos requisitos extrínsecos do ato.

    Incorreta letra “C”.

    D) À autoridade judiciária brasileira não compete conhecer das ações relativas a imóveis situados no Brasil, se de propriedade de estrangeiros.

    LINDB:

    Art. 10. § 1o  Só à autoridade judiciária brasileira compete conhecer das ações relativas a imóveis situados no Brasil.

    Só a autoridade judiciária brasileira compete conhecer das ações relativas a imóveis situados no Brasil.

    Incorreta letra “D”.


    E) Consideram-se adquiridos assim os direitos que o seu titular, ou alguém por ele, possa exercer, como aqueles cujo começo do exercício tenha termo pré-fixo, ou condição pré-estabelecida inalterável, a arbítrio de outrem.

    LINDB:

    Art. 6º. § 2º Consideram-se adquiridos assim os direitos que o seu titular, ou alguém por ele, possa exercer, como aqueles cujo começo do exercício tenha têrmo pré-fixo, ou condição pré-estabelecida inalterável, a arbítrio de outrem.                      

    Consideram-se adquiridos assim os direitos que o seu titular, ou alguém por ele, possa exercer, como aqueles cujo começo do exercício tenha termo pre-fixo, ou condição pre-estabelecida inalterável, a arbítrio de outrem.

    Correta letra “E”. Gabarito da questão.


    Resposta: E

    Gabarito do Professor letra E.

  • a) A obrigação resultante do contrato reputa-se constituída no lugar em que residir o devedor. à INCORRETA: A obrigação resultante do contrato reputa-se constituída no lugar em que residir o proponente.

    b) A lei da situação da coisa regula a capacidade para suceder do herdeiro ou legatário. à INCORRETA: A lei do domicílio do herdeiro ou legatário regula a capacidade para suceder.

    c) Destinando-se a obrigação a ser executada no Brasil e dependendo de forma essencial, será esta observada, admitidas as peculiaridades da lei estrangeira quanto aos requisitos intrínsecos e extrínsecos do ato. à INCORRETA: Destinando-se a obrigação a ser executada no Brasil e dependendo de forma essencial, será esta observada, admitidas as peculiaridades da lei estrangeira quanto aos requisitos extrínsecos do ato.

    d) À autoridade judiciária brasileira não compete conhecer das ações relativas a imóveis situados no Brasil, se de propriedade de estrangeiros. à INCORRETA: à autoridade judiciária brasileira compete conhecer com exclusividade das ações relativas a imóveis situados no Brasil, qualquer que seja o proprietário.

    e) Consideram-se adquiridos assim os direitos que o seu titular, ou alguém por ele, possa exercer, como aqueles cujo começo do exercício tenha termo pré-fixo, ou condição pré-estabelecida inalterável, a arbítrio de outrem. à CORRETA!

    Resposta: E