SóProvas


ID
939550
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A química ambiental relaciona-se com produção, transporte, reações, efeitos e destinos das espécies químicas na água, no ar, no solo e nos ambientes biológicos, bem como com os efeitos das atividades humanas. Com base nesse assunto, julgue os itens a seguir.

O gás ozônio, na estratosfera, absorve grande parte da radiação ultravioleta e reduz a incidência desse tipo de radiação na superfície terrestre. A presença desse gás, em baixos níveis, na atmosfera está associada à poluição atmosférica, particularmente ao smog fotoquímico.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    Tem dois erros. Primeiro, seria em altos níveis. Segundo, é a presença desse gás na troposfera, não na atmosfera em geral.

  • ERRADA.

     

    Principais poluentes relacionados ao smog fotoquímico: óxidos de nitrogênio, radicais orgânicos PAN, ozônio e alguns aldeídos. 

  • Não vi erro algum nessa afirmativa. Apesar do smog fotoquímico estar mais associado ao óxido nítrico e levar a formação primária de ácido nítrico, também tem como produto secundário o ozônio na troposfera.

    Fiquei em dúvida em relação à expressão "baixos níveis", que pode estar referindo-se a concentração necessária do mesmo ou a altura na atmosfera...

  • Como é que eu vou saber em que medida está relacionada a frase "em baixos níveis da atmosfera"? Qual a referência? Além do mais, a vírgula foi mal empregada.

  • Em volta da Terra há uma frágil camada de um gás chamado ozônio (O3), que protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol. Na superfície terrestre, o ozônio contribui para agravar a poluição do ar das cidades e a chuva ácida. Mas, nas alturas da estratosfera (entre 25 e 30 km acima da superfície), é um filtro a favor da vida. Sem ele, os raios ultravioleta poderiam aniquilar todas as formas de vida no planeta.

    O zônio é um gás naturalmente presente na atmosfera. Cada molécula contém três átomos de oxigênio e é quimicamente designado por O3 . É encontrado em duas regiões da atmosfera: cerca 10% do ozônio atmosférico encontra-se na troposfera, região mais próxima da superfície da terra (entre 10 e 16 quilômetros) e os restantes 90% encontram-se na estratosfera, a uma distância entre 10 e 50 quilômetros. A maior concentração de ozônio na estratosfera é chamada de “camada de ozônio”. A presença desse gás em baixa concentração é natural na atmosfera.

  • o smog fotoquímico ocorre na troposfera.

  • smog fotoquímico, como o nome indica, ocorre na presença de luz, é comum nos dias muito quentes e secos e provém da queima incompleta de combustíveis fósseis, das emissões dos veículos automóveis.

  • Não tem nada de errado aí. CESPE deu o gabarito que quis pra várias questões dessa prova. Lamentável...

  • ozônio só tem na estratosfera (90%) e troposfera (10%)...a ausência ou baixo nível na estratosfera é que está associado à poluição.

    a presença de ozônio na estratosfera é algo bom... na troposfera é muito ruim

  • Ao nível do solo, na troposfera, o ozônio perde a sua função de protetor e se transforma em um gás poluente, responsável pelo aumento da temperatura da superfície, junto com o monóxido de carbono (CO), o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso.
  • Os GEEs são absorvedores eficazes de Infravermelho, absorvendo o calor emitido pelas superfícies aquecidas da terra, e reemitindo essa radiação. Parte dela retorna à superfície, deixando-a mais quente do que seria sem esse fator.

    A presença desse gás, em altos níveis, na atmosfera está associada à poluição atmosférica, particularmente ao smog fotoquímico.