SóProvas


ID
939589
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Em relação à matriz de transportes brasileira e à intermodalidade de transporte, julgue os itens de 59 a 64.

No modal aquaviário, em que são utilizados rios, lagos e oceanos no transporte de pessoas e mercadorias, inclui-se a cabotagem, transporte de mercadorias ao longo da costa, que vem ganhando espaço nos últimos anos no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Diz-se que o modal aquaviário em território nacional é a navegação de cabotagem.

  • inclui-se à cabotagem, o transporte de mercadorias ao longo da costa, que vem ganhando espaço nos últimos anos no Brasil. Ou seja, a navegação de cabotagem consiste no transporte de mercadorias, não só ao longo da costa, mas ao longo de todo o território nacional.

  • Não apenas ao longo da COSTA (via marítima), mas também em PONTOS do território nacional.

    IX - navegação de cabotagem: a realizada entre portos ou pontos do território brasileiro, utilizando a via marítima ou esta e as vias navegáveis interiores; - A questão erra quando limita navegação de cabotagem somente entre portos, enquanto o conceito é mais amplo, podendo a navegação ser feita entre portos e qualquer ponto do território brasileiro.

    XI - navegação de longo curso: a realizada entre portos brasileiros e estrangeiros - esta parte esta correta

    Fonte: LEI Nº 9.432, DE 8 DE JANEIRO DE 1997., art. 2o.

  • CERTA.

    A navegação de cabotagem é entre portos ou pontos NACIONAIS, seja navegação interior, seja navegação ao longo da costa.

  • Ton vai logo se acostumando com o cesp embora tenha 2 ele cita so uma de sacanagem! Agora se ele falasse apenas portos ai sim estaria errada guarda essa dica no seu coracao! Percebir isso errando muitas questoes do cesp!
  • Gabarito:CERTO!

    Cabotagem é o transporte de mercadorias ao longo da costa do próprio país que vem inclusive ganhando espaço nos últimos anos no país.

    Prof. Rebecca Guimarães.

  • cabotagem é o transporte marítimo entre portos brasileiros, de produtos acondicionados em contêineres com escalas regulares e dias fixos da semana. Uma alternativa sustentável para o transporte de cargas. Além disso, com a cabotagem é possível desafogar o trânsito e auxiliar o Projeto de Plano de Mobilidade FIESC.