SóProvas


ID
939619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

As obras de infraestrutura afetam o meio ambiente, sendo fundamental o conhecimento de suas etapas e processos construtivos para mensuração de seus efeitos e proposição de soluções técnicas menos impactantes. Em relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

Para execução de aterros, quanto menos coeso for o material, maior deverá ser a pressão estática aplicada durante a compactação.

Alternativas
Comentários
  • errado

    Atenção na interpretação!

    menos coeso não significa solo granular, signiica um solo siltoso,

    os solos coesos necessitam de pouca energia para compactar (pressão estática)

    solo coeso = solos argilosos e siltosos

    solo granular = solos arenosos e cascalho

     

  • Tem um porém que eu reparei agora: a questão não pergunta sobre a coesão do solo, pergunta sobre a coesão do material a ser compactado, no caso, o resíduo sólido.


    A explicação do Samuel tá certa mas não justifica a questão. Se a pergunta fosse a respeito do solo, ela teria de ser verdadeira, porque se qt mais coeso menor a energia para compactar, então, dentro do limite lá de plasticidade, qt menos coeso maior a energia, certo?


    Então, me parece que esteja errada porque a gente não pode considerar que o material tem as mesmas propriedades mecânicas das do solo, por causa da elevada heterogeneidade e biodegradabilidade.

  • Questão fora do padrão. Não exemplificou se é sobreo solo( material) ou sobre o material que é os residuos que são adcionados para compactação.

  • alguém sabe explicar?

  • É mais uma dúvida do que uma resposta..., mas analisei desta forma

    Aterro: Quanto menos coeso o material, mais difícil de compactar. Logo deverá ser maior a pressão dinâmica para se chegar a uma maior compactação.

  • Essa questão foi mal escrita mesmo, mas pesquisando em alguns materiais de estudo, todos eles tendem a falar a mesma coisa:

    Solos não coesivos são solos GRANULARES ou ARENOSOS. E nesse caso, a compactação deve ser por vibração.

    Eu respondi a questão com o seguinte raciocínio, se é não coesivo e a compactação deve ser por vibração, então não há uma relação com aumento da pressão estátiva a ser aplicada. E sim as condições do equipamento vibratório.

    Mas como eu disse, é uma questão mal escrita porque tudo depende do teor de umidade e a textura do solo.

    Um site explicou de maneira simplificada o raciocínio:

    Numa análise mais simplificada, que não considera a rugosidade das partículas (textura) e a umidade do solo, pode-se dizer que Solos Não Coesivos (Granulares), quando podem, devem ser compactados por intermédio de Placas Vibratórias enquanto os Solos Coesivos devem ser compactados por intermédio de Compactadores à Percussão; uma vez que, simplificando, os primeiros facilitam o rearranjo entre as partículas não coesivas e os últimos "quebra"� a resistência existente entre as partículas dos solos coesivos.

    Para os solos mistos deve-se analisar a sua composição para se decidir corretamente que tipo de máquina usar, de acordo com os critérios acima.

  • Para execução de aterros, quanto menos coeso for o material, maior deverá ser a pressão estática aplicada durante a compactação.

    Errada pq ...

    -->para materiais menos coesos não se utiliza pressão estática, mas sim vibração que é outro método diferente da pressão estática, usada justamente para solos que não são coesos, como areia por ex.