SóProvas


ID
939946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Processual do Trabalho
Assuntos

Assinale a opção correta, no que diz respeito ao MP do Trabalho.

Alternativas
Comentários
  • A) INCORRETA. Os Subprocuradores-Gerais do Trabalho é que atuam perante o TST. E o Procurador-Geral do Trabalho atua perante o plenário do TST. LC 75/93 - Art. 107. Os Subprocuradores-Gerais do Trabalho serão designados para oficiar junto ao Tribunal Superior do Trabalho e nos ofícios na Câmara de Coordenação e Revisão. Art. 90. Compete ao Procurador-Geral do Trabalho exercer as funções atribuídas ao Ministério Público do Trabalho junto ao Plenário do Tribunal Superior do Trabalho, propondo as ações cabíveis e manifestando-se nos processos de sua competência.
    B) INCORRETA. LC 75/93 - Art. 110. Os Procuradores Regionais do Trabalho serão designados para oficiar junto aos Tribunais Regionais do Trabalho.
    C) CORRETA. De acordo com Carlos Henrique Bezerra Leite: "com a novel ordem constitucional, o Ministério Público deixou de ser mero apêndice do Poder Executivo, tal como previsto na EC n. 1/1969, para se transormar em instituição permanente, autônoma, independente e essencial à função jurisdicional do Estado (...)".
    D) INCORRETA. LC 75/93 - Art. 84. Incumbe ao Ministério Público do Trabalho, no âmbito das suas atribuições, exercer as funções institucionais previstas nos Capítulos I, II, III e IV do Título I, especialmente: I - integrar os órgãos colegiados previstos no § 1º do art. 6º, que lhes sejam pertinentes; II - instaurar inquérito civil e outros procedimentos administrativos, sempre que cabíveis, para assegurar a observância dos direitos sociais dos trabalhadores; III - requisitar à autoridade administrativa federal competente, dos órgãos de proteção ao trabalho, a instauração de procedimentos administrativos, podendo acompanhá-los e produzir provas; IV - ser cientificado pessoalmente das decisões proferidas pela Justiça do Trabalho, nas causas em que o órgão tenha intervido ou emitido parecer escrito; V - exercer outras atribuições que lhe forem conferidas por lei, desde que compatíveis com sua finalidade.
    E) INCORRETA. LC 75/93 - Art. 87. O Procurador-Geral do Trabalho é o Chefe do Ministério Público do Trabalho. Art. 88. O Procurador-Geral do Trabalho será nomeado pelo Procurador-Geral da República, dentre integrantes da instituição, com mais de trinta e cinco anos de idade e de cinco anos na carreira, integrante de lista tríplice escolhida mediante voto plurinominal, facultativo e secreto, pelo Colégio de Procuradores para um mandato de dois anos, permitida uma recondução, observado o mesmo processo. Caso não haja número suficiente de candidatos com mais de cinco anos na carreira, poderá concorrer à lista tríplice quem contar mais de dois anos na carreira.
     

  • Entendo passível de anulação a questão acima, pela ausência de resposta correta. Veja o que diz a assertiva "c": "Antes da CF, o MP do Trabalho integrava o Poder Executivo." Tivemos até a presente data apenas uma CF? Não! Portanto, a banca teria de ter explicitado a que CF se referia - no caso a Constituição Federal de 1967, com a alteração promovida pela EC 01/1969.
  • Concordo com Antônio, a questão C deveria ter sido mais específica, realmente. O problema dessas questões de concurso é que, no mais das vezes, precisamos optar não por aquela que entendemos absolutamente correta, mas sim, "mais correta", ou "menos errada"...
  • O correto não seria antes da EC n. 1 de 1969?

  • Discordo da questão, bem como defendo aqui a tese de anulação do presente item, visto que em 46 a justiça do trabalho foi integrada ao poder judiciário!

  • A – Incorreta: Conforme o disposto no artigo 112 na LC nº 75/93, os procuradores do trabalho são designados para funcionar junto aos Tribunais Regionais do Trabalho, enquanto os SubprocuradoresGerais do Trabalho são designados para oficiar junto ao Tribunal Superior do Trabalho (artigo 107 da LC nº 75/93).

    B – Incorreta: “Os Procuradores Regionais do Trabalho serão designados para oficiar junto aos Tribunais Regionais do Trabalho” (artigo 110 da LC nº 75/93).

    C – Correta: Observa-se que o Ministério Público, na Constituição Federal de 1967, com redação alterada pela Emenda Constitucional nº1 de 1969, era disciplinado na Seção VII (artigos 94 a 96) do Capítulo VII, destinado ao Poder Executivo. Por sua vez, a Constituição Federal de 1988 disciplinou o Ministério Público como instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindolhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, assegurando-lhe, a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional (artigo 127 da CF/88).

    D – Incorreta: O Ministério Público do Trabalho possui importante atuação no campo extrajudicial, utilizando-se, como regra, do Inquérito Civil (IC) e do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), além de outros mecanismos eficazes a assegurar a observância dos direitos sociais.

    E – Incorreta: O MPT tem como chefe, o Procurador-Geral do Trabalho, nomeado pelo Procurador-Geral da República, dentre integrantes da instituição, com mais de 35 anos de idade e de 5 anos de carreira, integrante de lista tríplice escolhida mediante voto plurinominal, facultativo e secreto, pelo colégio de procuradores para um mandato de dois anos, permitida uma recondução, observado o mesmo processo, conforme dispõe o artigo 88 da Lei Complementar nº 75/93.