SóProvas


ID
940222
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Acerca da ética no serviço público, julgue os itens que se seguem.

Quando um servidor define fins, prioriza valores e delimita regras de conduta conforme sua concepção particular de bem, ele age em consonância com princípios da ética pública.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. Não é conforme sua concepção particular de bem e sim de acordo com o interesse público:
    'A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.'
  • Resposta: Errado

    Da aplicação das regras éticas:   

    No Servico Público - as regras éticas são objetivas, elas advém da LEI; por isso os servidores públicos ficam obrigados ao cumprimento da lei, em todas as suas ações. O descumprimento as normas de ética configura uma infringencia a lei, estando sujeito a sanções e não se tratando de uma mera conduta em desacorco com a moral estabelecida.  Outra característica da ética no Servico Público é que as regras são as mesmas e aplicáveis a todos os âmbitos da Administração Pública, com exceção aos servidores do poder executivo federal, aos quais o Código de Etica do Servidor faz restrições à sua aplicação.

    No Setor Privado - as regras éticas são subjetivas. São regras básicas para o bom convívio entre os empregados dentro de uma empresa, ou entre os empregados e a própria empresa. Essas regras são expressas em codigos de conduta, constantes do próprio contrato de trabalho. As regras de ética profissional no setor privado, nao tem carater sancionátorio ou vinculativo, como se baseiam na moral, em cada situação as regras podem variar, nao se configurando em uma lei rígida imposta a todos.

    Fonte: Extraído de aula gratuita do Ponto dos Concursos/Prof. Igor Moreira/Com adaptacoes
  • Creio que seria um conceito de moral e não de ética.
  • III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

  • Se fosse assim estaria uma putaria no serviço público. Ele tem de agir de acordo com o interesse público

  • Gabarito: ERRADO

    O servidor não pode definir seus parâmetros de conduta apenas pela sua concepção particular de bem, mas de acordo com os princípios e regras éticas adotadas no serviço público.

    Fonte: ESTRATÉGIA CONCURSOS




    FORÇA E HONRA.

  • Questão :

     

    Quando um servidor define fins, prioriza valores e delimita regras de conduta conforme sua concepção particular de bem, ele age em consonância com princípios da ética pública.
     

    Gabarito : errado 

     

    Obs : banca CESPE tem o costume de trocar os conceitos " ÉTICA  e MORAL ".

     

    O conceito da questão é o de MORAL :  ( normativa ; prescrição de conduta ) .

     

    O SERVIDOR Ñ PODE ATUAR CONFORME SUA CONCEPÇÃO PARTICULAR .

  • AGIR POR " CONCEPÇÃO PARTICULAR", NO SERVIÇO PÚBLICO = ERRADO !!!

    conforme a lei!!

  • A ética pública é fortemente influenciada pela moralidade administrativa, que tem um viés mais normativo, legal. Assim, agir de acordo com a ética pública consiste em priorizar e delimitar as regras de conduta conforme as normas e regulamentos e não com a ética do indivíduo.

    Gabarito: ERRADO

  • (questão) Quando um servidor define fins, prioriza valores e delimita regras de conduta conforme sua concepção particular de bem, ele age em consonância com princípios da ética pública.

    Pessoal acredito que erro esteja em delimitar regras de conduta, a ética não delimita regras de conduta, ou seja:

    Estabelecer o que é certo e o que é errado, e qual conduta deve ser praticada ou não, é a atividade de prescrição da conduta.

     A ética não prescreve conduta, mas apenas busca compreendê-la. O papel prescritivo é da moral.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  • É BOM PARA A MORAL, É BOM PARA A MORAL...

    Ética não é prescritiva.

    Gabarito: Errado. Trata-se da moral.

  • O servidor deve agir de acordo com a concepção do ética presente no CÓDIGO DE ÉTICA da sua instituição.

  • GABARITO: ERRADO.

    O servidor público tem o dever de agir de acordo com os interesses coletivos e de procurar orientar seus esforços para a otimização da satisfação do maior número de pessoas manifestando conduta ética baseada na moral e nos direitos; e

    O elemento ético deve estar presente na conduta de todo servidor público, que deve ser capaz de discernir o que é honesto e desonesto no exercício de sua função.

  • Gabarito: ERRADO.

    O servidor deve se pautar pelos princípios e prescrições éticas adotados pelo serviço público e não por aqueles decorrentes de seus juízos pessoais do que é certo ou errado.