SóProvas


ID
940453
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A presença na atmosfera de determinados gases, como o ozônio, o monóxido de carbono, o dióxido de carbono e os óxidos de nitrogênio, pode causar danos à saúde e ao meio ambiente.

No que se refere a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Entre os óxidos de nitrogênio presentes na atmosfera, estão o óxido nítrico e o dióxido de nitrogênio, que são provenientes de emissões veiculares, e o óxido nitroso, que é proveniente, em grande parte, da decomposição bacteriana natural.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    O Óxido Nítrico (NO) e o Dióxido de Nitrogênio (NO2) são provenientes da queima de combustíveis fósseis. Já o Óxido Nitroso (N2O) é resultado da decomposição bacteriana nos solos, através da desnitrificação.

  • Óxido nitroso (N2O) - gás incolor, emitido principalmente por fontes naturais, por meio da ação bacteriana e por reação entre N2 e O3 na atmosfera. Solos que foram adubados com compostos nitrogenados apresentam condições propícias para formação e emissão de N20. É considerado um gás estufa, isto é, contribui para reter calor na atmosfera terrestre.

    Óxido nítrico (NO) - gás incolor e inodoro; produzido na natureza (microorganismos); é comum em todos os processos de combustão (antrópica). Na atmosfera, é oxidado rapidamente por ozônio em processos fotoquímicos e, mais lentamente por oxigênio, formando em ambos os casos, o NO2.

    Dióxido de nitrogênio (NO2) -em altas concentrações, é um gás avermelhado, com odor irritante. Um dos principais poluentes secundários presentes na atmosfera das metrópoles. 

  • CORRETA

    emissões veiculares = NOx = lei 8.723/1993

    N20 = ciclo do nitrogênio = bactérias