SóProvas


ID
940459
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A presença na atmosfera de determinados gases, como o ozônio, o monóxido de carbono, o dióxido de carbono e os óxidos de nitrogênio, pode causar danos à saúde e ao meio ambiente.

No que se refere a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Pequenas concentrações de dióxido de carbono são altamente tóxicas para o ser humano, pois a afinidade da hemoglobina com este gás é cerca de 240 vezes maior que a afinidade da hemoglobina com o oxigênio.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    O monóxido de carbono se liga à hemoglobina, mioglobina e citocromo oxidase produzindo efeitos tóxicos. Sua afinidade pela hemoglobina é 240 vezes maior que a do oxigênio.

  • Só complementando o comentário da colega: Nos pulmões, o CO2  dissocia-se  da  Hb e  é liberado pela respiração, já o CO liga-se fortemente,  mas  reversivelmente, ao  ferro da Hb, formando carboxiemoglobina. 
    Quando o CO liga a um grupo heme,  faz  com  que  a Hb seja incapaz de liberar O2  para os tecidos, aí temos seu efeito tóxico.


  • ERRADA.

    É o monóxido de carbono que tem afinidade com a Hb 240 vezes maior que o oxigênio, formando a Carboxiemoglobina, podendo causar asfixia.

  • Resposta: errado

    Pequenas concentrações de dióxido de carbono são altamente tóxicas para o ser humano ==>  naturalmente já existe pequenas concentrações de CO2 no ar (um pouco mais de 500 ppm, se não tou enganado), então não é altamente tóxico para o ser humano.

  • é sério que essa questão é pra área ambiental? quem tem que saber disso é médico!

  • ERRADO

    É o CO (monóxido de carbono) que tem afinidade com a hemoglobina. Isso faz com que ela seja incapaz de liberar oxigênio para os tecidos.