SóProvas


ID
940486
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os testes ecotoxicológicos ou bioensaios, que utilizam organismos
testes para monitoramento de ambiente, são importantes para a busca de resultados sobre o impacto da atuação humana nos diversos compartimentos ambientais.

Em relação a esse assunto, julgue os itens subsecutivos.

Os bioensaios possibilitam avaliar a contaminação ambiental por diversas fontes poluidoras, bem como os efeitos sinérgicos e antagônicos, enquanto os ensaios crônicos são utilizados para determinar uma resposta severa e rápida dos organismos, em intervalos de poucos dias, por meio do estabelecimento de valores como a concentração do agente tóxico que cause a mortalidade ou imobilidade de 50% dos organismos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    É o contrário. Os bioensaios avaliam uma determinada resposta rápida e severa em um intervalo curto de tempo. Os ensaios crônicos servem para ver o comportamento dos compostos a longo prazo.

  • Bioensaios: são testes feitos em laboratório que determinam o grau ou efeito biológico de uma substância desconhecida ou de uma substância teste. 

    Os bioensaios diferem principalmente quanto ao tempo de exposição do organismo teste ao agente ou substância a ser testado:

     

    1) Agudos: estudos feitos com organismos-teste que determinam se um efeito adverso observado ocorre em um curto período de tempo (em geral até 14 dias) após administração de uma única dose da substânca testada ou após multiplas dosagens administradas em até 24 horas. 

     

    2) Crônico: os organismos-teste são observados durante uma grande parte do seu tempo de vida, quando acontece a exposição ao agente-teste. Os efeitos crônicos persistem por um longo período de tempo e podem ser evidentes imediatamento após a exposição ou não. 

     

    http://ecologia.ib.usp.br/portal/index.php?view=article&id=143:-ecotoxicologia&format=pdf&option=com_content&Itemid=356