-
Gab. Errado.
Os conceitos foram trocados.
As redes hierarquizadas se polarizam entre "núcleos virtuosos", formados por empresas que atuam nas etapas da cadeia produtiva que agregam mais valor e "núcleos competitivos", que correspondem às etapas em que as empresas têm pouco poder de barganha e competem com outros fornecedores com base em preços. Os núcleos virtuosos geralmente envolvem empresas diferenciadas por uma tecnologia superior, uma marca famosa ou o acesso favorável a canais de comercialização, vantagens que conferem o poder de comandar preços e liderar a rede.
Artigo: Redes de Firmas e Cadeias Produtivas, Notas de estudo de Administração Empresarial
Acesso: https://www.docsity.com/pt/redes-de-firmas-e-cadeias-produtivas/4699806/
-
Nunca ouvi falar!
-
Gab: ERRADO
Marquei errado por entender que os núcleos competitivos possuem maior tecnologia e os virtuosos maior agregação de valor. Ou seja, o contrário do que afirma o item.
-
Essa é daquelas que ficam em branco
-
Boa tarde!
Vejam:
De fato, as redes de cooperação em cadeias produtivas podem ser polarizadas, com a presença de “núcleos virtuosos”, formados por empresas que atuam nas etapas que agregam mais valor, e “núcleos competitivos”, que correspondem às etapas em que as empresas têm pouco poder de barganha e competem com outros fornecedores com base em preços. Os núcleos virtuosos geralmente envolvem empresas diferenciadas pelas tecnologias e capacitações, marca famosa ou acesso favorável a canais de comercialização, que conferem o poder de comandar preços e liderar a rede (TIGRE 2006).
Daí, analisemos:
As redes hierarquizadas se polarizam entre núcleos virtuosos e núcleos competitivos. Ok! Os primeiros geralmente envolvem empresas com alta tecnologia. Ok! Enquanto os últimos são formados por empresas que atuam nas etapas da cadeia produtiva que agregam mais valor. Errado!
O que agrega mais valor é o núcleo virtuoso - Marca famosa, alta tecnologia, diferenciação de mercado.