SóProvas


ID
940831
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando a importância dos organismos multilaterais para a estabilidade da economia mundial e as regras internacionais sobre alocação de capital, julgue os itens seguintes.

O primeiro Acordo de Basileia (1988) teve o objetivo de equiparar a concorrência dos bancos globalmente ativos, sendo a questão da estabilidade financeira uma peça secundária no escopo regulatório.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi porque está certa, jurava que estava errada.


    Segundo site do Bacen:

    O Acordo da Basileia

    Em 1930, foi criado o BIS (Bank for International Settlements), o Banco de Compensações Internacionais (www.bis.org). O BIS é uma organização internacional que fomenta a cooperação entre os bancos centrais e outras agências, em busca da estabilidade monetária e financeira.

    Em 1975, foi estabelecido o Comitê de Supervisão Bancária da Basileia (Basel Committee on Banking Supervision – BCBS), ligado ao BIS.

    Em 1988, o BCBS divulgou o primeiro Acordo de Capital da Basileia, oficialmente denominado International Convergence of Capital Measurement and Capital Standards, com o objetivo criar exigências mínimas de capital para instituições financeiras como forma de fazer face ao risco de crédito.

    No Brasil, o Acordo de 88 foi implementado por meio da Resolução 2.099, de 17 de agosto de 1994. Essa resolução introduziu exigência de capital mínimo para as instituições financeiras, em função do grau de risco de suas operações ativas.

    Em 1996, o Comitê publicou uma emenda ao Acordo de 88, incorporando ao capital exigido parcela para cobertura dos riscos de mercado (Emenda de 96).

  • Questão CORRETA.


    Basiléia I


    Em julho de 1988, após intenso processo de discussão, foi celebrado o Acordo de Basiléia, que definiu mecanismos para mensuração do risco de crédito e estabeleceu a exigência de capital mínimo para suportar riscos. Atualmente, este Acordo é conhecido como Basiléia I.

    Os objetivos do Acordo foram reforçar a solidez e a estabilidade do sistema bancário internacional e minimizar as desigualdades competitivas entre os bancos internacionalmente ativos. Essas desigualdades eram o resultado de diferentes regras de exigência de capital mínimo pelos agentes reguladores nacionais.

    O Acordo de Basiléia de 1988 definiu três conceitos:
    - Capital Regulatório - montante de capital próprio alocado para a cobertura de riscos, considerando os parâmetros definidos pelo regulador;
    - Fatores de Ponderação de Risco dos Ativos - a exposição a Risco de Crédito dos ativos (dentro e fora do balanço) é ponderada por diferentes pesos estabelecidos, considerando, principalmente, o perfil do tomador; e
    - Índice Mínimo de Capital para Cobertura do Risco de Crédito (Índice de Basiléia ou Razão BIS) - quociente entre o capital regulatório e os ativos (dentro e fora do balanço) ponderados pelo risco. Se o valor apurado for igual ou superior a 8%, o nível de capital do banco está adequado para a cobertura de Risco de Crédito.

    Fonte:
    http://www.bb.com.br/portalbb/page51,136,3696,0,0,1,8.bb?codigoNoticia=7724
  • Prezados,

    Há contradição na explicação da Maria Cristina, ao abordar o assunto da estabilidade ao que diz a questão ("sendo a questão da estabilidade financeira uma peça secundária no escopo regulatório.").

    A exlpicação não denota que a estabilidade era secundária; portanto, a questão estaria errada.
  • Amigos, o objetivo principal do Primeiro acordo de Basileia foi o de definir mecanismos de mensuracao do risco de credito. Por isso a questao menciona ser uma peca secundaria a estabilidade.
    O maior objetivo foi o risco e secundariamente estabelecer exigencia de capital minimo.
    Acho que é isso
  • CORRETA

    Conforme site do BACEN: 
    "Em 1988, o BCBS divulgou o primeiro Acordo de Capital da Basileia, oficialmente denominado International Convergence of Capital Measurement and Capital Standards, com o objetivo criar exigências mínimas de capital para instituições financeiras como forma de fazer face ao risco de crédito." http://www.bcb.gov.br/?BASILEIA


    Como estas exigências mínimas de capital fazem parte de um acordo internacional, é possível dizer se diversos países adotassem as exigências mínimas de capital propostas pelo Basileia I, então a concorrência dos bancos globalmente ativos seria equiparada, conforme diz a questão... A estabilidade financeira viria como consequencia... não??

  • Gente, criar exigências mínimas de capital para instituições financeiras internacionalmente ativas (que foi o objetivo do I Acordo de Basileia) não tem nada a ver com "equiparar concorrência dos bancos globalmente ativos", como dito pela questão.

    Isso seria reralizado por exemplo, por meio de supervisão, de criação de meios de controle comuns e de métodos de mensuração comuns.

    Mas o que se esperar da Cespe, não é mesmo?
  • A celeuma está em dizer que a estabilidade financeira foi tratada como peça secundária, como um dos objetivos. Não se extrai essa afirmação quando se lé o acordo. Pelo contrário, há peças secundárias que perfazem o objetivo maior que é a estabilidade financeira internacional. 

  • Exatamente!

    O foco principal de basileira I foi erigir um conjunto de regras que pudesse harmonizar a regulação mundial sobre bancos, equiparando a concorrência entre elas.

    A estabilidade financeira entrou na agenda mais fortemente com Basileia II e III.

     

    Certo