SóProvas


ID
940849
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca das questões fiscais, monetárias e cambiais do modelo IS-LM para uma pequena economia aberta, julgue os itens que se seguem.

No modelo com câmbio fixo e perfeita mobilidade de capitais, uma expansão fiscal por parte do governo acarreta redução na mesma magnitude das exportações líquidas (efeito crowding-out total).

Alternativas
Comentários
  • Com câmbio fixo a política fiscal é eficaz, e com prefeita mobilidade a taxa de juros não subirá pois se manterá igual à taxa externa. Portanto não há crowding out anulando a política fiscal.

    Além disso, se houvesse crowding out, o efeito é via investimentos, não exportações líquidas. Apesar de as exportações líquidas diminuírem por causa do aumento da renda e das importações, junto com exportações constantes (renda externa e taxa de câmbio estáveis).
  • Corrigindo o colega acima:
    Efeito da Política Fiscal Expansiva em um mercado com mobilidade perfeita de capitais e taxas de câmbio flutuantes sobre o nível de renda de equilíbrio da economia é nulo, ou seja, a política fiscal é importante para elevar a renda da economia até o nível de pleno-emprego. Em um primeiro momento, o efeito da política fiscal expansiva é o de deslocar para a direita a curva IS, elevando o nível da taxa de juros interna para cima da internacional (iI > iE). 
    - Como iI> iE, haverá uma tendência à entrada liquida de capitais no país em função da maior atratividade da taxa interna. Isto terá como consequência um aumento da oferta de divisas e, na ausência da intervenção da Autoridade Monetária, ocorrerá uma valorização da moeda nacional (diminuição da taxa de câmbio). Esta valorização, estando operando a condição de Marshall-Lerner, provocará uma deterioração do saldo da balança comercial de tal forma que a curva IS tende a se deslocar para a esquerda. Esse processo continuará até que iI= iE, de tal forma que o acréscimo de DA proporcionado pela política fiscal seja anulado pelo decréscimo decorrente da demanda externa liquida, ou seja, até que IS volte para sua posição original e a economia para o equilíbrio.
    É um processo de crowding-out só que as variáveis envolvidas em vez de serem G e I, são G e (X – M).

    Livro: Introdução a Economia (Paulo Viceconti e Silverio das Neves)
  • Obrigado, Vinicius, pela correção. Só completando então... como você falou, o único erro da questão é o câmbio, que deveria ser flutuante na situação descrita.

    No caso de câmbio fixo a IS se desloca para a direita com a expansão fiscal, há uma entrada de capital dada a taxa de juros temporariamente mais alta do que a externa. Dado que a taxa de juros é fixa, o Banco Central tem que comprar doláres e com isso expande a oferta monetária, deslocando a LM para a direita (política monetária reativa sob câmbio fixo). O resultado final é um nível de produto mais alto e taxas de juros e de câmbio nominais iguais.
  • De fato, quando temos câmbio fixo e mobilidade perfeita de capitais, as exportações líquidas diminuem. Mas o efeito crowding-out total só ocorre quando temos câmbio flutuante.

    Resposta: E