SóProvas


ID
940864
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca das questões fiscais, monetárias e cambiais do modelo IS-LM para uma pequena economia aberta, julgue os itens que se seguem.

A curva IS possui maior inclinação para a economia aberta do que para a economia fechada.

Alternativas
Comentários
  • Quanto maior a inclinação da IS, menor é a eficácia da política monetária. (Basta se imaginar um curva IS vertical. Qualquer deslocamento da LM só impactará na taxa de juros.) Em uma economia fechada, a política monetária tem menor eficácia, uma vez que o aumento de juros não atrai capital estrangeiro. Portanto, em economia fechada, a IS tem maior inclinação.

    Esse foi o raciocínio que fez sentido pra mim. Se alguém puder complementar, por favor.
  • Eu não sou economista, mas vamos lá.
    Fiz como exemplo:
    Com 
     política fiscal expansionista, câmbio fixo e economia aberta aumenta a taxa de juro. O aumento da taxa de juro estimulará a entrada de investidores internacionais atraídos pela taxa atrativa, acarretando em apreciação do câmbio nacional. O Bacen, como forma de manter a taxa de câmbio, comprará as moedas estrangeiras, e, consequentemente, os reais serão injetados na economia e os dólares retidos no Bacen. A injeção dos reais na economia servirá como investimentos acarretando em aumento do Produto, em outras palavras, maior inclinação da curva IS.

    OBS: Quando a curva IS não tem inclinação ela fica na vertical.
    Quando a curva IS tem inclinação máxima ela é horizontal.

  • Y= C + I + G    economia fechada
    Y= C + I + G + (X-M)    economia aberta


    A funçao M com sinal negativo aumenta a inclinaçao da reta. Basta fazer a equaçao com as variaveis e no final das contas verá que a função (-M) inclina a reta diminuindo sua elasticidade.
  • Mas, Ricardo, isso não contradiz a resposta da questão?
    Fiquei confusa...
  • Para esse tipo de questão é bom ter em mente a equação da IS explicitando a elasticidade:

    r=-(1/kf)Y + A/f

    r é a taxa de juros
    f é a elasticidade do investimento em relação à taxa de juros
    k é o multiplicador
    A  o componente dos agregados autônomos

    A inclinação será maior ou menor dependendo de k e f

    Então podemos racionar da seguinte forma:

    1º) Em uma economia fechada teremos um "k" maior.

    Ué, mas porque?  
    Basta lembrar da fórmula do "k"

    k= 1/ 1- (c-m)(1-t+r)-i

    Na economia fechada nós não temos o m, por isso o k fica maior.
    Em outras palavras, significa dizer que os efeitos de uma variação na renda não serão em parte direcionados para importação, de forma que os efeitos de alguma política fiscal, por exemplo, serão maiores na economia fechada. Por outro lado, na economia aberta, o efeito "se dilui" em parte, ou seja, há um k menor,

    2º) Como o k da economia fechada é maior, e na fórmula da IS ele está dividindo. Então a inclinação será menor:

    A inclinação é -(1/kf) 
    Se k é grande (e ele é, pois a economia é fechada) então a inclinação é menor!

    Resumindo:
    ECONOMIA FECHADA: K MAIOR >>>>>> INCLINAÇÃO IS MENOR
    ECONOMIA ABERTA: K MENOR>>>>>>>>>>INCLINAÇÃO IS MAIOR
  • Economia Fechada

    Y = C + I + G

    C = c0 + c1.Y  (0 < c1 < 1)

    Y = [ 1 / (1 - c1) ]  (c0 + I + G )


    Economia Aberta

    Y = C + I + G + (X-M)

    X =  f(Y*)  (Y* = demanda externa por produtos domésticos)

    M = d1.Y  (d1 = parcela da renda gasta com importação, 0 < d1 < 1)

    Y = c0 + c1.Y + I + G + X - d1.Y

    Y - c1Y + d1.Y = c0 + I + G + X

    Y = [ 1 / (1 - c1 + d1) ]  (c0 + I + G + X)


    Antes da abertura o multiplicador era [ 1 / (1 - c1) ]. Após a abertura ele passou a ser [ 1 / (1 - c1 + d1) ]. Portanto, após a abertura o multiplicador ficou menor, sendo assim, a inclinação da curva IS ficou maior. Questão correta.

    Traduzindo, isso quer dizer que em economias abertas o impacto de uma variação na renda sobre o produto de equilíbrio é menor. Isso é bem razoável, afinal, em uma economia aberta, os consumidores reagirão ao aumento na renda consumindo não apenas no mercado interno, mas também no mercado externo, ou seja, importando e contribuindo para o aumento do PIB de outros países.

  • Qto maior o c, maior o multiplicador keynesiano, MENOR a inclinação da curva IS (mais horizontal ela é).

    Uma economia fechada possui maior multiplicador monetário q uma economia aberta, justamente pq o efeito do multiplicador é integral (não há vazamentos na economia).

  • Perfeito!

    Isso ocorre simplesmente porque o multiplicador da economia aberta é menor! Você lembra da fórmula do multiplicador keynesiano? É a seguinte:

    Numa economia fechada, não existe a propensão marginal a importar. Como m = 0, isso faz com que o multiplicador keynesiano na economia fechada seja maior.

    Quando estamos com uma economia aberta, o multiplicador é menor. E é menor porque ao trabalharmos com economia aberta, adicionamos uma propensão marginal (a importar) que reduz o efeito multiplicador, já que a importação reduz a renda local.

    Ou seja, se pegarmos uma economia qualquer fechada e a abrirmos, a presença da propensão marginal a importar fará com que o multiplicador diminua e o efeito na curva IS ocasionará uma rotação no sentido de se tornar mais inclinada (mais em pé).

    Isso acontece porque como o modelo IS-LM-BP depende da renda e da taxa de juros. Como a propensão marginal a importar (m) não depende da taxa de juros (só depende da renda), ela vai fazer a IS ficar mais em pé, menos sensível em relação à taxa de juros e mais sensível à renda.

    A IS será menos sensível em relação à taxa de juros, porque um de seus componentes, m, não depende da taxa de juros. Da mesma forma, a IS será mais sensível em relação à renda, porque um se deus componentes, m, depende da renda. A junção de menor sensibilidade à taxa de juros e maior sensibilidade à renda torna a IS mais inclinada (mais em pé), mais vertical.

    Lembrando que não há propensão marginal a exportar porque supomos que as exportações dependem da renda do Resto do Mundo e não da nossa.

    Resposta: C

  • A curva IS possui maior inclinação para a economia aberta do que para a economia fechada.

    Isso se deve ao fato de em economia fechada não termos a propensão marginal a importar ‘m’, o que aumenta o multiplicador keynesiano ‘k’. A IS será menos sensível em relação à taxa de juros, porque um de seus componentes, ‘m’, não depende da taxa de juros. Da mesma forma, a IS será mais sensível em relação à renda, porque um de seus componentes, ‘m’, depende da renda. A junção de menor sensibilidade à taxa de juros e maior sensibilidade à renda torna a IS mais inclinada (mais em pé), mais vertical.