SóProvas


ID
940879
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com referência às características dos planos de estabilização da economia brasileira adotados na década de 1980, julgue os próximos itens.

O ajustamento externo da economia brasileira no período de 1981 a 1984 e o plano trienal do FMI promoveram um ajuste expansionista na economia, caracterizado pela ampliação do investimento público, pela apreciação cambial e pela elevação das taxas de juros.

Alternativas
Comentários
  • FMI não promoveu ajuste expansionista, mas sim um ajuste recessivo. FMI, quase sempre, é sinônimo de austeridade, corte de gastos, liberalização da economia, privatização, etc...
  • Apenas complementando temos:

    A política adotada no ajustamento externo da economia no período de 1981 a 1984 baseava-se na contenção da demanda agregada, através da redução do déficit público, com a redução nos gastos públicos, principalmente investimentos e no aumento da taxa de juros interna, e consequente restrição do crédito.
    •      O resultado da política de ajustamento foi uma profunda recessão entre 1981 e 1983
    •      A política foi bem-sucedida no tocante ao comércio exterior, observando-se profunda reversão no saldo da balança comercial, passando de um déficit em 1980, para superávit da ordem de US$ 6,5 bilhões em 1983 e um recorde de US$ 13 bilhões em 1984.

    GABARITO ERRADO
  • O processo de ajustamento externo iniciou-se de forma voluntária e depois se aprofundou sob a tutela do FMI, que visava garantir o pagamento da dívida externa, por meio de: contenção da demanda agregada (redução do déficit público, redução dos gastos, aumento da taxa de juros interna, restrição do crédito, redução do salário real) e tornar preços relativos favorável ao setor externo ( desvalorização real do cruzeiro, elevação do preço dos derivados de petróleo, estímulo à competitividade da indústria brasileira (contenção de preços públicos, concessão de subsídios e incentivos à exportação).

    Resultado: profunda recessão em 1981 e 1983, baixo crescimento em 1983, queda na renda per capita no período.