SóProvas


ID
940921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação às teorias da comunicação, julgue os itens seguintes.

Segundo a teoria crítica, o comportamento do público é determinado por fatores estruturais e culturais que, por sua vez, influenciam o conteúdo da mídia.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    A Teoria Crítica (oriunda na Escola de Frankfurt) parte do pressuposto das teorias marxistas e investiga a produção midiática como típico produto da era capitalista. Assim, a mídia padroniza a arte como faria a um produto industrial qualquer. É o que foi denominado indústria cultural. Nesta, o aspecto artístico da obra é perdido. O imaginário popular é reduzido a clichês. O indivíduo consome os produtos de mídia passivamente. O esforço de refletir e pensar sobre a obra é dispensado: a obra "pensaria" pelo indivíduo. Portanto, a questão erra em afirmar que segundo a teoria crítica, o comportamento do público é determinado por fatores estruturais e culturais, pois nesse caso, ela é influenciada pela produção massiva (indústria cultural) dos meios de comunicação alienantes do público.
  • Alguém sabe se a questão usa a definição de alguma outra teoria?
  • Vamos ver o que o Cespe fez aqui:

    "Segundo a teoria crítica, (começou falando da Teoria Crítica ou de Frankfurt)

    o comportamento do público é determinado por fatores estruturais e culturais que, por sua vez, influenciam o conteúdo da mídia."
    (aqui misturou os conceitos da corrente funcionalista e da teoria Francesa:

    Corrrente Funcionalista:
    -A mídia dissemina conteúdos que já estejam no contexto social majoritário;

    Teoria Francesa:
    -Desenvolveu estudos sobre a comunicação de massa, mas a partir da sua influência na vida cultural e na estrutura social.)
  • De acordo com a teoria crítica, a massa somente consome a cultura e não influencia como diz na questão. Para os pensadores da teoria crítica, a cultura é "fruto da reprodução capitalista que uniformiza os valores e atributos das artes".
  • O enunciado inverteu os conceitos. O certo seria: "Segundo a teoria crítica, o comportamento do público é influenciado pelo conteúdo da mídia que, por sua vez, determinam os fatores estruturais e culturais".


  •  

    "[...] o indíviduo deixa de decidir autonomamente na fase da indústria cultural."

  • Chutei que estava errado por causa da "estrutura", que parece ser uma preocupação mais dos estruturalistas franceses. Faz sentido?

  • Pelo contrário, essa teoria é crítica justamente do fato de que a mídia deixa de considerar aspectos culturais locais para disseminar uma mensagem comercial e alienada para todos. É dela que surge o termo "indústria cultural".

  • Exatamente o contrário!

    E

  • Errado.

    Teoria Crítica da Comunicação

    A teoria entende que a mídia é utilizada pelo sistema capitalista para influenciar as relações humanas na nossa sociedade.

    Cultura de massas

    Produções culturais criadas pelo povo, com base em costumes e hábitos regionais que marcam determinado grupo social. É uma distinção em relação à cultura erudita, produzida pelas elites sociais. 

    Indústria cultural 

    Ideia de que a criação de produtos culturais segue a estrutura de produção capitalista, ou seja, tem como objetivo a geração de lucros para grandes grupos empresariais e a manutenção de determinados ideais e estruturas sociais. 

    Habermas 

    Acredita que a popularização dos meios de comunicação auxiliou a desenvolver uma apatia das pessoas para a participação na vida pública, já que a cultura não tem mais uma função de libertar o indivíduo.