SóProvas


ID
940924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação às teorias da comunicação, julgue os itens seguintes.

Consoante a teoria do agendamento, os meios de comunicação são bastante eficazes para indicar às pessoas o que pensar sobre determinado tema.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    A Teoria do Agendamento estuda o poder de agenda dos meios de comunicação, ou seja, a capacidade que estes possuem para evidenciar um determinado assunto. Para isso, investiga a importância da mídia como mediadora entre o indivíduo e uma realidade da qual este se encontra distante. O Agenda Setting é referido como uma "hipótese" devido às dificuldades metodológicas impostas por suas premissas e conclusões.
  • Me parece haver uma incongruência nesta questão: a hipótese do agendamento não indica às pessoas o que pensar, mas sobre o que pensar. É bem conhecida a seguinte afirmação:  "embora a imprensa, na maior parte das vezes, possa não ser bem sucedida ao indicar às pessoas como pensar, é espantosamente eficaz ao dizer aos seus leitores sobre o que pensar" (McCombs e Shaw, 1972 In: Traquina, 2000, p.49).
  • A questão deveria estar errada....  A Agenda Setting, de efeitos a LONGO PRAZO, não induz o publico ao que pensar e sim aos temas sobre os quais conversarem - ela PAUTA, AGENDA a conversa das pessoas, e estas por sua vez adicionam suas proprias opinioes....
  • Concordo com o Cícero e com a Patrícia. Pela teoria do agendamento, a mídia é eficaz para pautar os temas das conversas do cotiano, mas ela não induz a forma de pensar das pessoas.
  • Caros colegas,

    Concordo que a questão é confusa, mas creio que o examinador foi ardiloso ao armar uma pegadinha no enunciado. Ao dizer que os meios de comunicação são eficazes para indicar às pessoas o que pensar sobre determinado tema, a banca não está falando necessariamente que esses meios indicam A FORMA COMO as pessoas devem pensar. Vejam: um TEMA é formado por vários ASSUNTOS. Ou seja, INDICAR O QUE PENSAR SOBRE UM TEMA pode significar o foco sobre um assunto em detrimento de outro. Daí a conformidade com a teoria do agendamento: os meios de comunicação são eficazes para indicar o que pensar sobre um tema ao abordar alguns assuntos desse tema e deixar outros de lado por considerá-los menos importantes.

    Espero ter sido claro.

    Bons estudos a todos.
  • Cabe recurso certamente... "O que pensar" X "sobre o que pensar" quando o assunto é teoria do agendamento é assunto pacificado não só entre os autores de teoria, mas em outras questões da própria "jurisprudência CESPE" rsrsrsrs. Deus nos ajude. Abraço a todos. 
  • Não está errado. A mídia, de acordo com a teoria do agendamento, indica e não determina o que pensar.
  • Realmente, o Cespe não sabe a Teoria do Agendamento...

    Em um momento ele diz uma coisa e na outra o completo oposto. Assim fica difícil!

    Q348254
    Q313683
    Q132924

  • Acho que está errada...

    "A premissa básica da teoria em sua forma moderna, entretanto, foi formulada originalmente por Bernard Cohen em 1963: "Na maior parte do tempo, [a imprensa] pode não ter êxito em dizer aos leitores o que pensar, mas é espantosamente exitosa em dizer aos leitores sobre o que pensar" (pág.13).

    Ao estudarem a forma como os veículos de comunicação cobriam campanhas políticas e eleitorais, Shaw e McCombs constataram que o principal efeito da imprensa é pautar os assuntos da esfera pública, dizendo às pessoas não "o que pensar", mas "em que pensar". Geralmente se refere ao agendamento como uma função da mídia e não como teoria (McCombs & Shaw, 1972)".


  • Em relação às questões citadas pelo CESPE sobre Agenda Setting, podemos perceber que a chave para gabaritar está sempre na possibilidade de escolha da audiência.

    Na questão em voga, percebemos que a banca afirma que os MC são eficazes para INDICAR às pessoas o que pensar. Indicar o que pensar, seria oferecer opção e não determinar o que pensar.

    Exemplo: Na Pauta política atual, a mídia determina que pensemos em eleições, mais especificamente em: 1.Dilma, 2.Aécio e 3.Marina, contudo os MCM não têm como determinar, mesmo que muitas vezes com ações intencionais, sobre como pensaremos em relação a cada item dessa pauta.

    Opções que geralmente são dadas nas questões pelo CESPE que deixam o gabarito incorreto como: “determinar o quê pensar”, “dizer o que pensar”, “indicar como pensar”.

    De acordo com o dicionário Aurélio o significado da palavra “indicar”:

    1. Mostrar (o lugar certo).

    2.  Dar a conhecer.

    3.  Mencionar.

    4.  Esboçar levemente.

    Q348254

    De acordo com a hipótese do agendamento, ou agenda setting, os meios de comunicação, ao selecionarem e enfatizarem determinados assuntos,impõem a forma de pensar do seu público.Questão ERRADA.

    Q313683

    A hipótese do agendamento, agenda setting, prevê que os meios de comunicação elejam um conjunto de assuntos como mais importantes e estimulem as pessoas a conversarem sobre eles. Questão CORRETA.

    Q132924

    Tanto a teoria do agenda setting quanto a teoria hipodérmica tratam de efeitos comportamentais diretos e imediatos e consideram que o público é incapaz de reagir criticamente aos temas agendados pelos meios de comunicação. QUESTÃO ERRADA.

    Gabarito: Correto

    Espero ter contribuído.

    Bom estudo! ∞


  • Cícero, "o que pensar" e "sobre o que pensar" é a mesma coisa. A palavra "sobre" não modifica o contexto. 

  • A questão está ambigua, deixando espaço para ambas as interpretações debatidas aqui. Razão pela qual deveria ter sido anulada, ou melhor, nunca deveria ter existido.

  • A hipótese do agendamento, agenda setting, prevê que os meios de comunicação elejam um conjunto de assuntos como mais importantes e estimulem as pessoas a conversarem sobre eles. 

  • A hipótese do agendamento, agenda setting, prevê que os meios de comunicação elejam um conjunto de assuntos como mais importantes e estimulem as pessoas a conversarem sobre eles.