SóProvas


ID
940954
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que se refere ao release e à organização de entrevistas coletivas, julgue os itens subsecutivos.

De modo geral, o release é um documento estruturado na forma de matéria jornalística.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva correta:

    "O release nada mais é do que um texto distribuído à imprensa em linguagem jornalística. Deve ser objetivo e sintético. Contém informações de interesse da empresa ou órgão que está sendo assessorado.
    Sua função básica é levar às redações a notícia que possa servir de apoio, atração ou pauta que provoque pedido de entrevista ou informações complementares.

    Caracteriza-se por não ser muito extenso e por ser enviado, simultaneamente, a todos os veículos cuja linguagem editorial comporte a abordagem do tema que se refere.

    Quando enviado, deve-se utilizar papel timbrado, o que significa responsabilidade assumida. Telefone, fax e e-mail devem estar explicitados além do nome do jornalista autor do texto.

    Na hora de elaborar uma notícia para a imprensa deve-se ter um certo rigor jornalístico. Isso é essencial para que não se perca o valor e a informação contida no release. Notícias para a imprensa quando são banais ou fúteis só servem para descrédito da empresa.

    Não se deve utilizar linguagem extremamente técnica. Mas, caso seja extremamente necessário e adequado ao público-alvo da comunicação, o termo técnico deverá ser seguido da explicação simples e objetiva do seu significado.

    Não é aconselhável que se destaque demasiadamente o nome da empresa ou do produto. Muitas vezes, o melhor é ter como enfoque principal, por exemplo, a nova tecnologia oferecida ao mercado e deixar que a empresa seja apenas citada. Isso aumenta as chances do release ser aproveitado e garante maior credibilidade junto aos leitores."

    Fonte: www.dicionarioinformal.com.br
  • Entre os critérios para aproveitamento dos releases estão:

    Interesse público: se a notícia interessa ao público do veículo, da editora, do programa, do colunista.
    Ser novidade: se o assunto ainda não foi abordado pela imprensa.
    Disponibilidade: se existe informação suficiente sobre o assunto, fontes disponíveis e acessíveis, material adaptado à natureza do veículo.
    Exclusividade: se a informação é interessante e está sendo oferecida apenas a determinado jornalista ou veículo, terá preferência na publicação e provavelmente ocupe mais espaço que normalmente receberia.
    Adequação: veículos de comunicação têm temas de interesse e critérios de seleção de notícias diferentes. Dificilmente, tratam de assunto da mesma forma. Por isso, a oferta de notícias adaptadas a cada veículo (...).

    Fonte: Livro "Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia".

  • O press release é uma das principais ferramentas de uma assessoria de imprensa quando o assunto é comunicação externa. Ele consiste basicamente em um texto, de cunho jornalístico, sobre um cliente específico ou sobre o tema do cliente. O press release não é enviado ao público em geral, mas, sim, diretamente ao jornalista, via e-mail. Justamente por isso, o material deve ser pensado para chamar a atenção logo no título, entre outras ações para otimizar essa ferramenta.

     

    Pontos positivos

    Muitas vezes o release é publicado integralmente pelos veículos de comunicação, isso geralmente acontece com mídias de pequena e média relevância. Nos veículos de grande relevância, o principal objetivo é chamar a atenção dos jornalistas ao tema em questão e despertar o interesse deles em falar sobre o assunto. Nestes casos, o redator entra em contato com a assessoria de imprensa buscando um  porta-voz da empresa ou mais informações.

     

    Pontos negativos

    O press release é uma ferramenta utilizada por praticamente todas as assessorias de imprensa, o que torna a concorrência grande. Vale lembrar que todos os dias, as caixas de e-mail dos jornalistas são bombardeadas por textos neste formato. Por isso, é fundamental enviar releases apenas quando os temas forem realmente relevantes, pois desta forma as chances de eles serem enviados para as caixas de spam dos jornalistas é reduzida.

     

    Fonte: https://www.racecomunicacao.com.br/blog/o-que-e-um-press-release/