Kerzner traz uma lista de 10 habilidades necessárias ao Gerente de Projetos. Novamente, as habilidades pessoais de misturam com as competências técnicas em gerenciamento:
- Construção de Equipes
- Liderança
- Resolução de conflitos
- Competência Técnica
- Planejamento
- Organização
- Empreendedorismo
- Administração
- Suporte Gerencial
- Alocação de Recursos
Para o Referencial Brasileiro de Competências em Gerenciamento de Projetos, da ABGP (Associação Brasileira de Gerenciamento de Projetos), associada do IPMA (International Project Management Association); além de competências relacionadas a procedimentos e métodos, gerenciamento geral e competências organizacionais, traz descrito também um conjunto de atitudes pessoais que compreendem:
- Comunicação
- Initiativa
- Auto-controle
- Integridade
- Resolução de conflitos
- Pensamento holístico
- Lealdade, solidariedade
- Liderança
Continuando a comparação, estas diferentes referências trazem forte conteúdo relacionado às habilidades técnicas e pessoais para o exercício da função. A dosagem correta de cada uma dessas habilidades, em cada momento e circunstância específicos do projeto, serve como um importante fator de diferenciação do profissional em gerenciamento de projetos.
E, no ambiente cada vez mais competitivo e exigente, onde o mercado busca profissionais dinâmicos e empreendedores, o Gerente de Projeto também precisa:
- Motivar
- Gerar conhecimento
- Relaciona-se com pessoas
- Criar e Inovar
Em resumo, o grande desafio do Gerente de Projetos é o de Agregar Valor para os Projetos e para a Organização. E isto pode ser alcançado, entre outros, através da busca da excelência, melhoria contínua, inovação em métodos e processos e disseminação de conhecimento.
http://gerenciamentoestrategico.wordpress.com/2009/11/03/competencias-em-gerenciamento-de-projetos/