-
a água pode conservar energia potencial, ela pode exercer atrito ao escoar, ela pode emitir energia sonora e etc...
uma enormidade de energias físicas existem na água, não somente a cinética
por outro lado, cinética é uma das menores. v²/2g, a acelaração da gravidade é relativamente grande para certas velocidades
-
Energia cinética no solo, justamente onde há grande dificuldade de escoamento? A principal manifestação de energia da água no solo é a potencial, através de avaliações do níveis piezométricos. Mas também não é a única, uma vez que consideram-se muitas vezes as linhas de fluxo nas análises relacionadas a fundações e aterros.
-
A carga cinemática demonstra o fluxo nos solos. A depender da aplicação, como, por exemplo, bombeamento de poços torna-se interessante considerá-la. Todavia, normalmente é desconsiderada devido ao seu baixo valor em cargas constantes.
-
Para a maioria dos problemas envolvendo fluxo de água nos solos, a parcela referente à energia cinética pode ser desprezada, pois a velocidade da água nos poros é muito pequena.
A carga hidráulica total em um ponto corresponde à soma da carga piezométrica, expressa em altura de coluna d’água, e da carga altimétrica, diferença de cotas obtida em relação a um plano de referência único, considerado para todo o problema, adotado abaixo deste de preferência (para não haver cotas negativas).
https://www.ufjf.br/nugeo/files/2013/06/MARANGON-M.-Dez-2018-Cap%c3%adtulo-01-Hidr%c3%a1ulica-dos-Solos.pdf