-
Questão estranha, pois é sabido que se o concreto é lançado de uma altura superior a 2,5 m o risco de segregar é bem maior. Pelo fato de ser um tubulão, a fundação é profunda, portanto com no mínimo 3 m de altura.
-
NBR 6122 (7.8.15 Concretagem de tubulões revestidos) - No caso de tubulão seco, o concreto é simplesmente
lançado da superfície, sem necessidade de tromba
ou funil.
-
Na verdade, o risco de segregação no caso de pilares, por exemplo, se dá pela presença densa de armadura, que faz com que a brita se choque com ela e segregue do resto da massa. Nos tubulões, não há problema, assim como nas estacas não armadas!
-
NBR 6122:2010 - Anexo J
J.6 CONCRETAGEM
"A concretagem é feita com o concreto simplesmente lançado da superfície, através de funil com comprimento mínimo de 1,5m."
-
7.8.15.1 No caso de tubulão seco, o concreto é simplesmente
lançado da superfície, sem necessidade de tromba
ou funil.
NBR 6122/1996 (DESATUALIZADA)
-
Prova de 2013, versão vigente da NBR 6122 publicada em 2010 e a banca consultando a norma de 1996 para elaborar as questões...
-
Utilizando a norma 6122:2010 a questão continua certa
NBR 6122:2010
" J.6 A concretagem é feita com o concreto simplesmente lançado da superfície, através de funil com comprimento mínimo de 1,5 m."
-
6122:2019
B.6 Concretagem
A concretagem do tubulão deve ser feita imediatamente após a conclusão de sua escavação.
Em casos excepcionais, nos quais a concretagem não tenha sido feita imediatamente após o término do alargamento e sua inspeção, nova inspeção deve ser feita, removendo-se material solto ou eventual camada amolecida pela exposição ao tempo ou por águas de infiltração.
A concretagem é feita com o concreto simplesmente lançado da superfície, através de funil com comprimento mínimo de 1,5 m.
Não é necessário o uso de vibrador. Por esta razão o concreto deve ter plasticidade suficiente para assegurar a ocupação de todo o volume da base.
A integridade dos tubulões deve ser verificada em, no mínimo, um por obra, por meio da escavação de um trecho do seu fuste.