SóProvas


ID
942061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Com relação à economia da informação, julgue os itens subsequentes.

Bens de informação possuem altos custos fixos, mas baixos custos marginais.

Alternativas
Comentários
  • Bem de informação é qualquer coisa que puder ser digitalizada ou codificada como um fluxo de bits, e pela qual as pessoas estejam dispostas a pagar, independente da fonte particular de valor. Revistas, bancos de dados, filmes, músicas, softwares e páginas da web são considerados bens de informação (Shapiro e Varian, 1999). Bem de informação é definido também como a categoria de produtos e serviços cuja fonte primária de valor para os consumidores consiste mais da porção digitalizável do que do meio pelo qual a informação se apresenta (Bhargava e Choudhary, 2001).

    Entre as características estruturais dos bens de informação mais relevantes para a compreensão da sua dinâmica competitiva são apresentadas por McGee e
    Bonnici (2002) e Shapiro e Varian (1999):
    • Altos custos fixos de criação da primeira cópia ou da propriedade intelectual e custos marginais desprezíveis de reprodução e distribuição;
    • Baixos custos para copiar a propriedade intelectual.

    Um bem de informação possui sua curva de custos diferente da curva típica para os produtos convencionais (Turban et al., 2000). Segundo os autores, as curvas de custos da maioria dos serviços e produtos físicos têm formato de “U”. Inicialmente o custo médio decresce com o aumento da quantidade até atingir o ponto ótimo, no qual os mesmos são mínimos. A partir desse ponto, o custo médio assume valores crescentes devido ao aumento dos custos variáveis. De acordo com os mesmos autores, no caso dos bens de informação, a curva de custos médios se aproxima do formato de “C” porque os mesmos caem sucessivamente à medida que a quantidade aumenta.

    A produção de um bem de informação envolve altos custos fixos de produção da primeira cópia e baixos custos variáveis e marginais de reprodução das
    cópias adicionais, que podem ser considerados desprezíveis ou negligenciáveis e também praticamente constantes independente da quantidade (Shapiro e
    Varian, 1999; Turban et al., 2000). Assim, a queda contínua dos custos médios se dá em função da combinação entre a relativa constância dos baixos custos variáveis e o rateio dos altos custos fixos de produção da primeira cópia entre quantidades crescentes.

    Esse fenômeno que acontece com os bens de informação digitais entregues pelas redes de telecomunicação é chamado de “o problema da primeira cópia”:
    “uma vez que a primeira cópia da informação tenha sido produzida, cópias adicionais custam essencialmente nada” (Shapiro e Varian, 1999, p. 21).
  • Bens de informação possuem altos custos fixos de criação da primeira cópia ou da propriedade intelectual e custos marginais desprezíveis de reprodução e distribuição [McGee e Bonnici (2002) e Shapiro e Varian (1999)].

    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902004000500008