SóProvas


ID
943243
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca de engenharia de requisitos de software, coesão, acoplamento e medição e estimativas de projetos de software, julgue os próximos itens.

A engenharia de requisitos demonstrada na forma de espiral compõe-se de três fases: elicitação de requisitos (compreensão de requisitos funcionais e de usuário), especificação de requisitos (requisitos de usuário e de sistema) e validação de requisitos (estudo de viabilidade, prototipação e revisão).

Alternativas
Comentários
  • SOL Timasters,

    "Essa questão eles tiraram do Sommerville: 

    https://www.dropbox.com/s/j48w3rgz0l2dy9d/sommerville_8a_ed_p96.jpg"
  • Julguei errado, pois achei que estava faltando o estudo de viabilidade. Errando e aprendendo. Segue uma imagem dessa espiral:
  • Fiquei com dúvida nessa questão pois,  segundo outras fontes,  o estudo de viabilidade não está dentro de Validação de requisitos. Mas sim um dos primeiros processos da Engenharia de requisitos.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_de_requisitos

    Aí ficaria na ordem assim:
    • Estudo de viabilidade
    • identificação;
    • análise e negociação;
    • especificação e documentação;
    • validação.

  • Denize,

    Errei a questão justamente por esse motivo:

    O estudo de viabilidade geralmente é feito no início e a validação se refere ao fato de validar junto ao usuário...

    Vamos que vamos...
  • Outra coisa que achei estranho foi a ausência da negociação dos requisitos, que também faz parte da engenharia de requisitos, e também nenhuma menção à gerência de requisitos...

  • Estudo da viabilidade na VALIDAÇÃO?????????????????????????????????????


    Parei....

  • Cara... na minha visão o cara do CESPE que fez esta questão fumou um estragado quando afirmou que estava certa. Não é possível..... ele misturou os conceitos de iteração do diagrama de espiral apresentado no livro de sommerville e as fases que realmente compõe o processo de engenharia de requisitos. Segue o trecho do livro que explica a situação:

    As I discussed in Chapter 2, requirements engineering processes may include four high-level activities. These focus on assessing if the system is useful to the business (feasibility study), discovering requirements (elicitation and analysis), converting these requirements into some standard form (specification), and checking that the requirements actually define the system that the customer wants (validation). I have shown these as sequential processes in Figure 2.4 engineering is an iterative process in which the activities are interleaved.

    A figura 2.4 na página 38 descreve as fases do processo de engenharia de requisitos. Questão bolada por gente que não entende do mitiê


  • como assim estudo de viabilidade na Validação?

  • O pior é que existe esse gráfico mesmo, mas a especificação de requisitos está diferente do gráfico, mesmo assim a questão foi considerada certa. Vai saber né?

    Link onde contém esse gráfico: http://progridbb.wikidot.com/engenhariadesoftware


  • Por mais estranho que pareça, é desta forma que está no livro do Sommerville (Engenharia de Software 8ª edição), página 96, figura 7.2
  • SEMPRE ERRo essa merda dessa questão..

     

    mas é isso mesmo

     

    Pag. 99 do Sommerville.. 9 edição

     

    Aqui ele divide em 4 atividades principais

    requirements engineering processes may include four high-level activities. These focus on assessing if the system is useful to the business (feasibility study), discovering requirements (elicitation and analysis), converting these requirements into some standard form (specification), and checking that the requirements actually define the system that the customer wants (validation). 

    However, in practice, require- ments engineering is an iterative process in which the activities are interleaved. 

     

    Mas na visão espiral, tem-se

    Elicitação, Especificação, Validação (Revisão, protototipação, Estudos de viabilidade)

  • A fase de validação do modelo espiral (requer um conjunto de requisitos de negócio para avaliar a viabilidade do sistema, PAG 96) de Sommerville é diferente da fase de validação do modelo linear (requisitos de acordo com o desejo do usuário, PAG 105) do próprio Sommerville.