-
Gabarito "C".
"A Análise de Pontos de Função mede o software através da quantificação da funcionalidade que o software provê ao usuário, com base principalmente no projeto lógico." (Fonte: Manual de Práticas de Contagem de Pontos de Função v4.2.1, pag 26)
-
Eu acabei errando essa questão pois considerei que Pontos de Função não medem produtividade. Mas a questão é bem clara em falar que OFERECEM SUPORTE À ANÁLISE DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE. A questão não fala de medir diretamente a produtividade, apenas de dá suporte. Logo, ela está correta.
-
Eu errei a questão, pois achei estranho o trecho: "... primordialmente com base no projeto lógico...".
Eu sei que esta análise é realizada no início do projeto e, em alguns casos quando ainda não há um documento de requisitos definido, considera como base até os processos de negócios ou documento de visão.
Qual a abrangência de um projeto lógico.?
-
Marquei errado poi não li em nenhum lugar que ponto de função quantifica tarefas, apenas funcionalidades. Alguém pode comentar isso?
-
O que é medido?
A análise de pontos de função mede o software quantificando
as tarefas e serviços (isto é, funcionalidade) que o software fornece ao
usuário, primordialmente com base no projeto lógico. Os objetivos da análise de
pontos de função são medir:
·
A
funcionalidade implementada no software, que o usuário solicita e recebe;
·
A
funcionalidade impactada pelo desenvolvimento, melhoria e manutenção de
software, independentemente da tecnologia utilizada na implementação.
-
Correta.
A análise de pontos de função (APF) pode ser empregada para medir o tamanho de um produto de software, quantificando as tarefas e serviços (funcionalidades), que o software fornece ao usuário: Correto. Quanto a afirmativa sobre quantificar tarefas e serviços (funcionalidades), não existe problema algum. Funções de transações podem ser consideradas tarefas.
primordialmente com base no projeto lógico: Perfeito, pois com base no projeto lógico é possível identificar as funções de dados e as funções de transações e inclusive definir o que é enxergado pelo usuário ou não.
a fim de oferecer suporte à análise de qualidade e produtividade. Correto também, pois com a análise por ponto de função é possível comparar softwares que se destinam às mesmas finalidades, isto é, verificar a qualidade do software que está sendo contado.
Fonte sugerida para estudo: http://www.fattocs.com/files/pt/livro-apf/citacao/JhoneySLopes-JoseLBraga-2011.pdf
-
"com base no projeto lógico"?
Para mim fosse com base na visão do usuário.
VSF