SóProvas


ID
943309
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca de normalização de dados, julgue os itens seguintes.

A primeira forma normal (1FN) é considerada parte da definição formal, em que não é possível, como valor de atributo de uma única tupla, obter um conjunto de valores, uma tupla de valores ou uma combinação entre ambos.

Alternativas
Comentários
  • First normal form (1NF) is a property of a relation in a relational database. A relation is in first normal form if the domain of each attribute contains only atomic values, and the value of each attribute contains only a single value from that domain

    http://en.wikipedia.org/wiki/First_normal_form
  • Uma relação está na 1FN, se e somente se, seus atributos contém valores atômicos ( simples, indivisíveis ) Ou seja, não há atributos multivalorados

    Gabarito C

  • Para ser considerada uma relação (tabela) já parte do pressuposto de que os atributos devem ser atômicos. Isso que a questão quis dizer.
  • Que anunciado confuso :S

  • Demorou um pouco mas entendi. Quando ele fala em conjunto de valores, tupla de valores ou combinação entre ambos, está relacionando ao conceito de atributo multivalorado. Dessa forma, o enunciado está correto :D!!!! 

    Correto, entretando confuso. rsrsrs

  • A questão ta bem confusa. Quando ele diz que, estando uma tabela na 1FN, não é possível, como valor de atributo de uma única tupla, obter um conjunto de valores, uma tupla de valores ou uma combinação entre ambos, ele tá excluindo qualquer possibilidade, inclusive obter esses valores da relação criada após a passagem para a 1FN, o que está errado.

    Bem, sabemos que, por definição, quando se tem atributos multivalorados, para deixa-la na 1FN, deve-se criar uma segunda tabela com a chave da primeira, para o relacionamento e para se obter os valores que podem ser repetidos, a meu ver, é possível, sim, obter um conjunto de valores, uma tupla de valores ou uma combinação entre ambos...usando-se essa relação. Vamos detalhar isso melhor:

    Imagine a situação clássica abaixo de uma tabela funcionário. Considere que uma pessoa pode possuir diversos números de telefone:

    funcionario(CPF, Nome, Telefone)

    A tabela acima não está na 1FN, uma vez que telefone é um atributo multivalorado. Passando para a 1FN, fica:

    Relação 1:

    funcionario(CPF, Nome)

    Relação 2:

    contato(CPF, Telefone)

    Repare que, ao passar para a 1FN, eu passei a ter duas tabelas para eliminar os multivalores de funcionario. Agora, imagine que as tabelas acima estejam populadas da seguinte forma:

    funcionario(12345678-91, "Zé Ruela") contato(12345678-91, "66-66666666")

    funcionario(12345678-91, "Zé Ruela") contato(12345678-91, "66-66666666")

    funcionario(12345678-91, "Aparecildo") contato(3333333-33, "77-77777777")

    Se eu quiser consultar/obter um conjunto de valores, uma tupla de valores do Zé Ruela, eu não poderia? Claro que sim. Ao dar um SELECT JOIN em funcionário e contato, pelo CPF eu consigo obter todos os valores ou conjunto de valores do contato Zé Ruela.

    Ele não restringiu a afirmação à tabela original, o que estaria correta.

    Pra mim, gabarito errado.

    E se alguém discordar, prove-me o contrário!

  • Falando de uma maneira bem simples, se você pegar um valor de um atributo de uma tupla na primeira forma normal, você não vai conseguir dividi-lo em mais de um!