SóProvas


ID
943954
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No que diz respeito à gestão de pessoas e aos seus processos constituintes, julgue os itens a seguir.

As carreiras em Y não podem ser implantadas em organizações públicas, visto que a mudança de cargos nessas organizações ocorre apenas mediante concurso público, o que inviabiliza aos servidores públicos fazer escolhas profissionais com flexibilidade.

Alternativas
Comentários
  • Os planos de carreira em Y possiilitam ao colaborador de especializar ascender cada vez mais na área que ele escolheu, sem que para o crescimento dele ele tenha que necessáriamente se tornar um gerente ou um lider. Sabemos que muitas pessoas são excelentes técnicos, especialistas, mas não tem perfil para liderança. e a carreira em Y possibilita esta ascenção do colaborador como um especialista técnico.
  • A questão se torna falsa ao afirmar que em organizações públicas isso não é possível, pois a mudança de cargo é somente mediante concurso público, em empresas públicas por exemplo, é possível mudar de cargo sem nessariamente passar por outros concursos. Exemplo, em bancos o concurso é para técnico bancário, mas há um plano de carreria onde que o funcionário pode escolher seguir carreira gerencial ou técnica.
  • Uma outra questão responde, vejam:


    Prova: CESPE - 2012 - TC-DF - Auditor de Controle Externo Disciplina: Gestão de Pessoas | Assuntos: Planos de Carreira;  Cargos e Salários;  Desenvolvimento Organizacional (DO); 
    A carreira em Y é ideal para proporcionar ascensão profissional ao auditor externo que pretenda exercer cargos de chefia ou permanecer na área técnica.

    GABARITO: CERTA.

     

  • Eu pensei nas funções comissionadas. É perfeitamente possível o servidor migrar para uma área de assessoramento , direção ou chefia através de uma função comissionada , assim configurando uma carreira em Y. 

  • João M. comissionados não podem exercer funções de confiança apenas os efetivos. Fica dica