SóProvas


ID
943987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a modelos de gestão de pessoas.

A gestão por competência origina-se dos modelos normativos-prescritivos de gestão de pessoas e constitui-se de ferramentas padronizadas de tomada de decisão gerencial.

Alternativas
Comentários
  • A GESTÃO POR COMPETENCIAS ORIGINA-SE DOS MODELOS ESTRATEGICOS DE GESTÃO DE PESSOA.....
  • ERRADO

    A gestão por competências não é um conjunto padronizado de ações ou ferramentas. Cada organização adota determinada ação de acordo com a contingência, ou seja, ela é situacional.
  • As competências mudam com o passar do tempo e foca­lizam as necessidades do negócio igualmente mutáveis. Daí, a necessidade demapear e identificar continuamente as competências necessárias ao sucesso da organização e das pessoas.

  • A tomada de decisão gerencial não será embasada em ferramentas padronizadas e sim na análise específica da situação. Cada empresa possui um perfil e esse é ramificado para seus colaboradores. As ferramentas auxiliam no processo de tomada de decisão sim, mas sem o engessamento que a questão induz.
  • A Gestão de Pessoas por Competência faz parte das abordagens Explicativcas e Descritivas
  • ERRADA

    Gestão por competência NÃO É um conjunto padronizado de ações ou de ferramentas, como afirma o item.

  • Gente, veio à memória uma explicação interessante da aula de Adm. Pública do professor Rafael Bezerra. Quando ele explicava a diferença entre a teoria das relações humanas e a teoria comportamental da adm., ele disse que ambas eram muito similares e a grande diferença é que a primeira era normativa prescritiva - dizia o que devia ser feito igual uma receita de bolo - e a segunda era descritiva e explicativa ( explica os fenômenos e os descreve meramente para que se reflita a respeito, mas sem obrigar a nenhuma conduta, assim como todas as que surgiram depois da abordagem sistêmica). Falou também que a moderna gestão de pessoas nasceu da abordagem comportamental, por isso entre suas características estão a contingencialidade e a total ausência de princípios absolutos, sendo descritiva e explicativa (conforme corrobora o próprio livro de salim e andreia ribas).  Abraços. 

  • Cada organização deverá adotar uma GESTÃO DE COMPETÊNCIAS personalizada, de acordo com as suas necessidades. Não dá para se utilizar o modelo de gestão de competências adotado por uma empreiteira e aplicá-lo, por exemplo, a um escritório de consultoria em marketing, pois isso seria um contra-senso.

  • Se gestão por competências fosse algo padronizado, nós não estaríamos aqui quebrando a cabeça com uma disciplina cujo grau de subjetividade é altíssimo!  

  • Essa disciplina não tem nada de padronizado. Infelizmente. =/

  • ERRADO.

    A gestão por competências não é prescritiva.

  • ORIGINA-SE - SIM - DOS MODELOS NORMATIVOS E PRESCRITIVOS (RELAÇÕES HUMANAS); MAS SÃO MODELOS QUE PASSAM A VIGORAR COMO DESCRITIVOS E EXPLICATIVOS. OU SEJA, DEIXA DE SER CONSTITUIDA POR FERRAMENTAS PADRONIZADAS DE DECISÃO PARA ATRIBUIR FERRAMENTAS DIVERSIFICADAS (A DECISÃO PASSA A SER PARTICIPATIVA - A SATISFAÇÃO HUMANA NO CENÁRIO ORGANIZACIONAL).

     

    1962 - TEORIA COMPORTAMENTAL  DA ADMINISTRAÇÃO 
    O ENFOQUE COMPORTAMENTAL, QUE CONSIDERA AS PESSOAS EM SUA TOTALIDADE E COMO PARTE INTEGRANTE DAS ORGANIZAÇÕES, TEM DOIS EIXOS PRINCIPAIS. O PRIMEIRO TRATA DO ESTUDO DAS PESSOAS COMO INDIVÍDUOS, CONSIDERANDO CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES (CHA DA COMPETÊNCIA). O SEGUNDO TRATA DO ESTUDO DAS PESSOAS COMO MEMBROS DE GRUPOS EM QUE SÃO AVALIADAS A CAPACIDADE DE LIDERANÇA, A MOTIVAÇÃO, A COMUNICAÇÃO E A CULTURA. 

    A ABORDAGEM COMPORTAMENTAL, CONHECIDA COMO BEHAVIORISTA, SEGUNDO CHIAVENATO, É CARACTERIZADA POR SER DECORRÊNCIA DA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS (MODELO NORMATIVO E PRESCRITIVO). ASSIM, SUA ÊNFASE AINDA SE ENCONTRA NO COMPORTAMENTO HUMANO. PORÉM, LEVA EM CONSIDERAÇÃO O CONTEXTO ORGANIZACIONAL, DE FORMA MAIS AMPLA, ABRANGENDO A INFLUÊNCIA DESSE COMPORTAMENTO NA ORGANIZAÇÃO COMO UM TODO E AS PERSPECTIVAS DAS PESSOAS DIANTE DAS ORGANIZAÇÕES.

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • "PADRONIZADO" É  PALAVRA DO MAL, QUANDO SE TRATA DE GESTÃO POR COMPETÊNCIA, POIS ESTA É UMA NOVA CONCEPÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS. 

  • Errado.

    Modelos normativo-prescritivos definem atividades, ações, processos de trabalho de forma rígida, constituem formas padronizadas de tomada de decisão. A gestão por competências não se origina desses modelos, também não se constitui de formas padronizadas de tomada de decisão, e sim, de formas personalizadas, específicas para cada tipo de contexto e organização. 

    (Prof. Washington Junior)

  • É... dessa forma trazida pelo colega Pedro Silva, eu acerto algumas questões de ADM ou de Gestão de pessoas. Por exemplo, se existe alguma palavra rígida/clássica/antiga na questão e se refere às gestões contemporâneas de um modo geral, eu passo a ter ALGUMA certeza de que aquela assertiva encontra-se errada. Percebam que a certeza não é de 100%. Eu não garanto nada, mas é um macete que vem me ajudado e que aprendi com o professor Rafael Ravazolo.

  • normativos-prescritivos: modelo clássico;

    O modelo por competências veio depois do modelo estratégico;