SóProvas


ID
943993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a modelos de gestão de pessoas.

Nas organizações, os conhecimentos podem ser tangíveis e intangíveis, conforme os mecanismos de compartilhamento e gestão do conhecimento adotados.

Alternativas
Comentários
  • GAB:CORRETO
    De fato, o resultado das ações das pessoas, no ambiente, pode ser tangível (cultivar jardins, conduzir um carro, etc…) ou intangível (ter ideias, estabelecer relacionamentos com outras pessoas, etc…). Neste sentido, pode-se dizer que as pessoas criam relacionamentos, externos e internos, para se expressarem no ambiente no qual elas estão inseridas. Por outro lado, da mesma forma que as pessoas, as empresas também criam relacionamentos externos e internos. Além disso, como as pessoas têm capacidade de agir numa grande variedade de possíveis situações, quando elas estão desenvolvendo uma atividade de trabalho, dentro de uma organização, elas aumentam o seu valor. Por isso, a competência humana é, também, um ativo intangível. 
  • CORRETO

    Destaca-se que o conhecimento organizacional pode ser classificado em: tácito e explícito.
                       • O conhecimento TÁCITO é aquele difícil de ser articulado, pois está incorporado à experiência do indivíduo e envolve fatores intangíveis como crenças pessoais, emoções, perspectivas, sistema de valor, intuições e habilidades. Contudo, com o tempo o conhecimento tácito pode ser explicitado. *(Intangível)
                       • Por outro lado, o conhecimento EXPLÍCITO pode ser articulado, transmitido, sistematizado e comunicado por meio da linguagem formal como, por exemplo, manuais e procedimentos. É importante compreender que os dois tipos de conhecimentos se complementam e a interação entre eles é a principal dinâmica do conhecimento na organização. *(TANGÍVEL)


    Lilian quintão - Ponto dos Concursos
  • Conhecimento tangível!? Cada uma que o CESPE coloca! Enfim vou enfiar na minha cabeça que conhecimento explícito e tangível é a mesma coisa apesar de saber que se trata de uma aberração semântica! Maldito CESPE! 

  • Cara, a instituição mais sem noção que existe chama-se CESPE. Conhecimento tangível??? Essa é nova.

  • O conhecimento cresce ao ser compartilhado e ao ser utilizado. Quando doamos um dólar a alguém, este alguém ganha o dólar, mas nós o perdemos. Quando nós transferimos conhecimento a alguém, este alguém ganha, mas nós continuamos com ele também e, neste caso, há uma ampliação do conhecimento. Na verdade, o conhecimento é duplicado. Estamos acostumados com a depreciação dos ativos tangíveis, como carros, computadores e eletrodomésticos, na medida em que eles são utilizados. Ao contrário, se um ativo intangível não é utilizado (como, por exemplo, a habilidade de falar outro idioma), então ele se deteriora. De fato, o conhecimento perde seu valor quando não utilizado. Se as empresas são constituídas de mais ativos intangíveis do que tangíveis, então os intangíveis constituem um fator determinante para a economia das empresas.

  • Dois requisitos para a gestão do conhecimento que são atendidos pela gerência de processos são: conhecimento tangível e conhecimento intangível. A gerência de processos considera e trata o conhecimento tangível quando captura os métodos e procedimentos operacionais. E considera o conhecimento intangível quando captura as habilidades das pessoas. 

     O conhecimento tangível e o intangível devem ser tratados de forma integrada, como um sistema de processos interagindo, que convertem determinadas entradas em saídas solicitadas pelos clientes. Considerando tanto a otimização dos processos quanto a otimização dos recursos humanos, representandos pelo grupo de indivíduos que executam os processos. 

    http://www.avm.edu.br/monopdf/25/ISABEL%20DE%20ARAUJO.pdf


    -----------------

    Assim, novos modelos de gestão são continuamente propostos, desenvolvidos e aplicados nas práticas gerenciais das organizações. O modelo de gestão congrega o corpo de conhecimento de uma organização. É importante estimular continuamente a aprendizagem organizacional e a gestão dos conhecimentos tangíveis e intangíveis.

    http://convergecom.com.br/tiinside/25/07/2008/modelos-de-gestao-na-era-do-conhecimento/#.VNJn6PldV1Y

  • CONHECIMENTOS TANGÍVEIS: FALCILMENTE PERCEBIDOS PELOS INDIVÍDUOS (CRITÉRIOS OBJETIVOS, EXPLÍCITOS).

    CONHECIMENTOS INTANGÍVEIS: DIFICILMENTE PERCEBIDOS PELOS INDIVÍDUOS (CRITÉRIOS SUBJETIVOS, TÁCITOS).

     

     

    EX.: UMA RECEITA DE UM PRATO MUITO FAMOSO DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO (RESTAURANTE). PARA OS MEMBROS DA EQUIPE DE COZINHA, O CONTEÚDO DA RECEITA É TANGÍVEL. PORÉM, PARA OS MEMBROS DE UM RESTAURANTE CONCORRENTE, O CONTEÚDO É INTANGÍVEL, DE DIFÍCIL PERCEPÇÃO.

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • Conhecimento tácito - intangível

    Conhecimento explícito - tangível

  • Associei TANGÍVEL àquilo que é ESCRITO (vc pode PEGAR num livro), portanto é FORMAL; EXPLÍCITO.

  • Conhecimento Tácito → Informal; pessoal e difícil de ser transmitido. ( Ex : Intuições e Palpites,valores,crenças)
     

    Conhecimento Explícito →Formal; escrito e fácil de ser transmitido ( Ex :palavras,sons,números )

  • CERTO

     

    Conhecimento tácito------------------------ intangível--------------------------ex: experiência de vida, "meu jeito" de estudar....

     

    Conhecimento explícito--------------- tangível (codificado)--------------------ex: meus livros e apostilas e etc.

  •  CERTO

    O conhecimento explícito é tangível. O conhecimento tácito é intangível.

     Conhecimento explícito

    É transmissível em uma linguagem formal, codificada e sistemática.

    É o conhecimento presente nos livros e que se absorve em aulas como essa.

    É o foco prioritário da gestão da informação.

    Tangível

    Conhecimento tácito

    É mais difícil de ser transmitido de uma pessoa para outra.

    Está profundamente enraizado no indivíduo, em suas ações e no contexto onde ele utiliza este conhecimento.

    Não é possível encontrá-lo em livros ou salas de aula de forma explícita.

    É o “conhecimento de causa” advindo da experiência prática.

    Intangível