SóProvas


ID
944587
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Centros de processamento de dados (CPDs), também conhecidos como data centers, são locais onde estão instalados equipamentos de processamento e armazenamento de dados de uma empresa, instituição ou organização. São normalmente projetados para ter requisitos mínimos de segurança, e seus equipamentos são altamente sensíveis a perturbações provenientes da rede elétrica. Por isso, o projeto e a infraestrutura elétrica desses locais devem atender a norma de projetos de instalações elétricas em baixa tensão e a outras normas mais específicas.

Considerando essas informações, julgue os itens subsecutivos.

Um CPD ou data center que tiver até vinte horas anuais de downtime pode ser classificado como intolerante a falhas.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

    Questão: Um CPD ou data center que tiver até vinte horas anuais (erro) de downtime pode ser classificado como intolerante a falhas(erro).

     

    As empresas buscam ao máximo evitar o DOWNTIME, haja vista que o mesmo pode implicar prejuízos não só financeiros, mas também à imagem da empresa. 

     

    O que seria Downtime? 

     

     Percentagem de tempo em que um sistema de computador, ou um de seus componentes, permanece inativo por causa de um problema inesperado ou para fins de manutenção, troca de equipamento, arquivamento de dados antigos.

     

    Por que as empresas atuam constantemente para evitá-lo?

     

    Um problema de desligamento inesperado é prejudicial e pode comprometer o dia a dia de muita a gente. O downtime em data centers representa um grave problema.

     

    Períodos de downtime são uma forma de medir a qualidade de uma empresa provedora. Muitos clientes escolhem qual provedora escolher pela quantidade de downtime ela tem durante um certo período. ** Quanto menos downtime, melhor. 

     

    As principais causas de downtime em data centers, em ordem de incidência são:

     

     – Erros humanos;

    – Falha em baterias;

    – Falhas no sistema de refrigeração;

    – Problemas causados pelo clima e pela natureza;

    – Falhas no gerador de energia;

     – Equipamentos de TI com defeito;

     – Outras causas.

     

    Exemplo prático de um downtime: 

     

    Um exemplo da Amazon de perda financeira foi um downtime de 49 minutos em 2013 que significou uma perda de $5 milhões em vendas. Isso sem contar os danos intangíveis. Este downtime da Amazon significou um prejuízo de $102.000,00/minuto. O resultado das vendas não concretizadas foi um abalo na confiança de seus usuários/clientes e ou compras que foram direcionadas para seu concorrente.

     

    Fontes: 

     

    https://www.opservices.com.br/qual-e-o-custo-de-um-downtime/ 

    https://pt.wiktionary.org/wiki/downtime

    https://www.condufibra.com.br/as-principais-causas-de-downtime-em-data-centers/

  • (E)


    Lembrem-se com carinho:


    Nada é 100% Seguro no que tange à informática/segurança da informação.

  • Método nishimura: Examinador criativo demais, inventando parâmetros nada a ver
  • Tier 4 ou Camada 4 é conhecida como Não Tolerante a Falhas e seu tempo de downtime máximo é de 0,4 horas/ano (equivalente a 99,995% de disponibilidade). 

  • downtime: TEMPO DE INATIVIDADE

    Como evitar um downtime?

    Existem alguns cuidados que a empresa deve tomar a fim de evitar o surgimento de uma parada não planejada. Esse tipo de problema pode ser bastante amenizado com o adequado controle de infraestrutura e a utilização de um bom software para Gerenciamento de TI.

    Outro fator fundamental é realizar manutenções preventivas dos equipamentos periodicamente. Quanto antes os defeitos forem descobertos, menor será o impacto causado. Além disso, é importante disponibilizar a todos os colaboradores uma documentação que contenha um manual de instruções e políticas de trabalho, a fim de reduzir a incidência de falhas humanas. - Fonte: Op Services

  • Rapaz, fui na lógica de que em específico na informática, não será 100% seguro... saber essas especificações ai só se eu fosse fazer um curso especializado, ta amarrado!