SóProvas


ID
944641
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito dos conceitos de tarifação de energia elétrica relativos ao segmento horossazonal adotado no Brasil, julgue os itens seguintes.

Considere que uma unidade consumidora do sistema interligado brasileiro seja atendida em tensão igual a 13,8 kV e tem demanda contratada igual a 200 kW. Nessa situação, é correto afirmar que o responsável por essa unidade consumidora, ante a concessionária de energia elétrica, poderá optar pela tarifa horossazonal nas modalidades azul ou verde.

Alternativas
Comentários
  • a) Estrutura tarifária convencional binômia:

    A tarifa convencional apresenta um valor para a demanda de potência em reais por quilowatt e outro para o consumo de energia em reais por megawatt-hora. O consumidor atendido em alta tensão pode optar pela estrutura tarifária convencional binômia, se atendido em tensão de fornecimento inferior a 69 kV, sempre que tiver contratado uma demanda inferior a 300 kW.

    b1) Tarifa horo-sazonal azul:

    Ela é aplicável obrigatoriamente às unidades consumidoras atendidas pelo sistema elétrico interligado, e com tensão de fornecimento igual ou superior a 69 kV, tensão inferior a 69kV e demanda superior ou igual ou inferior a 300kW.

    b2) Tarifa horo-sazonal verde:

    Aplica-se obrigatoriamente às unidades consumidoras atendidas pelo sistema elétrico interligado com tensão de fornecimento inferior a 69 kV e demanda contratada superior ou igual ou inferior a 300 kW.


  • I –na modalidade tarifária horária azul, aquelas com tensão de fornecimento igual ou superior a 69 kV;

    II –na modalidade tarifária horária azul ou verde, de acordo com a opção do consumidor, aquelas com tensão de fornecimento inferior a 69 kV e demanda contratada igual ou superior a 150 kW; e

    III –na modalidade tarifária convencional binômia, ou horária azul ou verde, de acordo com a opção do consumidor, aquelas com tensão de fornecimento inferior a 69 kV e demanda contratada inferior a 150 kW.