SóProvas


ID
945121
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

A respeito de planos de previdência e suas peculiaridades, julgue o item a seguir.

Os investimentos das arrecadações dos fundos são controlados e limitados pela Comissão de Valores Mobiliários, pelo Ministério da Previdência e Assistência Social e pela Superintendência de Seguros Privados, com o intuito de garantir a segurança do beneficiário, diminuir os riscos de investimentos, e, além disso, direcionar a alocação de recursos segundo os interesses do governo, proporcionando, assim, diversificação de investimentos e, consequentemente, de riscos e rentabilidade.

Alternativas
Comentários

  • para que uma entidade de previdencia opere planos de previdencia precisa de autorização prévia da SUSEP e CNSP, para entidades abertas, e da PREVIC e conselho nacional de previdencia complementar para as entidades fechadas. 

    caberá a estas entidades a fiscalização, regulação, emitir autorização prévia para funcionamento.


    artigo 5 da LC 109 - A normatização, coordenação, supervisão, fiscalização e controle das entidades previdenciárias complementar serão realizados por órgão ou órgãos reguladores e fiscalizador, conforme disposto em lei, observado o disposto no inciso VI do artiggo 84 da constituição; 

    no caso os órgãos já estão supra citados, 



    abraços

    Fernando lorencini
  • Pessoal,

    Outro ponto: a alocação dos recursos deve atender os interesses dos beneficiários e não do governo...

    Bons estudos!

  • Alguém pode destacar os erros da questão fazendo o favor? Obrigado!


  • Entidade Fechada de Previdência Complementar

    Órgão Fiscalizador: Superintendência Nacional de Previdência Complementar(PREVIC)

    Órgão Regulador: Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC)

    Entidade Aberta de Previdência Complementar

    Órgão Fiscalizador:Superintendência de Seguros Privados (SUSEP)

    Órgão Regulador: Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP)

  • Encontrei o trecho sobre esta questão neste site:

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-70772008000100006


    Questão : Os investimentos das arrecadações dos fundos são controlados e limitados pela Comissão de Valores Mobiliários (Conselho Monetário Nacional), pelo Ministério da Previdência e Assistência Social e pela Superintendência de Seguros Privados, com o intuito de garantir a segurança do beneficiário, diminuir os riscos de investimentos, e, além disso, direcionar a alocação de recursos segundo os interesses do governo, proporcionando, assim, diversificação de investimentos e, consequentemente, de riscos e rentabilidade. 

    Como se trata de valores elevados, os investimentos das arrecadações dos fundos são controlados e limitados para a segurança do beneficiário. Esses limites, no Brasil, são ditados pelo Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS) e pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e visam não só diminuir os riscos de investimentos, mas, também, direcionar, de certa forma, a alocação de recursos segundo os interesses do Governo, proporcionando assim, diversificação de investimentos e, conseqüentemente, de riscos e rentabilidade. Os limites máximos exigidos atualmente podem ser observados de forma completa no texto da Resolução CMN nº 3.121 de 25/09/2003.


    Logo o erro da questão está em falar que os fundos são controlados pela Comissão de valores mobiliários, Ministério da Previdência e Assistência Social e pela Superintendência de Seguros Privados. Enquanto na verdade quem controla e limita os investimentos são os seguintes órgãos: Ministério da Previdência e Assistência Social e o Conselho Monetário Nacional.

  • tantos erros nesta questão, os colegas já mencionaram, porém, achei outro.

    "[...]proporcionando, assim, diversificação de investimentos e, consequentemente, de riscos e rentabilidade."
    Diversificação de riscos ?
    Gab.: Errado

  • Só lembrando.. Atualmente, não existe mais Ministério da Previdência e Assistência Social. E sim, Ministério da Previdência Social  e  Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

  • Atualmente a Dilma disse que irá  fundi o Ministério da previdência com  o Ministério do trabalho.

  • Quem controla e limita os investimentos são os seguintes órgãos:Ministério da Previdência e Assistência Social e o Conselho Monetário Nacional ok

  • Olhem o comentário da Camila é o melhor daqui, Parabéns.

  • Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC)


    ---> Órgão Fiscalizador: Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) - Autarquia vinculada ao Ministério da Previdência Social.

    ---> Órgão Regulador: Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC)


    Entidade Aberta de Previdência Complementar (EAPC)


    ---> Órgão Fiscalizador: Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) - Autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda.

    ---> Órgão Regulador: Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP)

  • Nao entendi a questão. Alguém poderia me explicar pf
  • Não são controlados e limitados pela CVM. 

    Gabarito: errado
  • ERRADO - quem controla e limita os investimentos são os seguintes órgãos:Ministério da Previdência e Assistência Social e o Conselho Monetário Nacional.
    o erro da questão está em falar que os fundos são controlados pela Comissão de valores mobiliários, Ministério da Previdência e Assistência Social e pela Superintendência de Seguros Privados. Enquanto na verdade quem controla e limita os investimentos são os seguintes órgãos:Ministério da Previdência e Assistência Social e o Conselho Monetário Nacional.

  • Como se trata de valores elevados, os investimentos das arrecadações dos fundos são controlados e limitados para a segurança do beneficiário. Esses limites, no Brasil, são ditados pelo Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS) e pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e visam não só diminuir os riscos de investimentos, mas, também, direcionar, de certa forma, a alocação de recursos segundo os interesses do Governo, proporcionando assim, diversificação de investimentos e, conseqüentemente, de riscos e rentabilidade. 

    Logo o erro da questão está em falar que os fundos são controlados pela Comissão de valores mobiliários, Ministério da Previdência e Assistência Social e pela Superintendência de Seguros Privados. Enquanto na verdade quem controla e limita os investimentos são os seguintes órgãos: Ministério da Previdência e Assistência Social e o Conselho Monetário Nacional.


  • ERRADO - NÃO É A CVM ,MAS SIM O CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL. 

  • nessas horas conhecimentos bancarios servem muito ;)

  • chutei.. mas na Cespe nao se deve chutar né... ERREI.. provavelmente deixaria em branco.. muito complicadinha

  • bom vc tira a CVM e SSP!

    acrescente o CMN ( CONSELHO MONETARIO NACIONAL) PRONTO!

  • Pra galerinha que está arrancando os cabelos com a questão. Vocês viram pra qual cargo caiu a bendita? Analista de gestão financeira. A menos que você esteja estudando pra um concurso com foco nessa área você deveria ficar preocupado por não saber a resposta. Do contrário, desencane!! ^.^

     

    O enunciado diz "A respeito de planos de previdência e suas peculiaridades, julgue o item a seguir". Plano de previdência, pra quem vai prestar INSS, é previdência privada, o que não caiu no edital do concurso deste ano.

  • Os investimentos das arrecadações dos fundos são controlados e limitados pelo CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL, pelo Ministério da Previdência e Assistência Social e pela Superintendência de Seguros Privados, com o intuito de garantir a segurança do beneficiário, diminuir os riscos de investimentos, e, além disso, direcionar a alocação de recursos segundo os interesses do governo, proporcionando, assim, diversificação de investimentos e, consequentemente, de riscos e rentabilidade.

  • Um adendo: Não existe mais Ministério da Prev. Social. O Ministério do Trab. e Emprego e o Ministério da Prev. Social se fundiram, formando o MINISTÉRIO DO TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL (MTPS).

  • lei 109/2001

     Art. 9o As entidades de previdência complementar constituirão reservas técnicas, provisões e fundos, de conformidade com os critérios e normas fixados pelo órgão regulador e fiscalizador.

      § 1o A aplicação dos recursos correspondentes às reservas, às provisões e aos fundos de que trata o caput será feita conforme diretrizes estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional.

    Portanto, é o Conselho Monetário Nacional o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos planos de Previdência Complementar.

  • Complementando  o comentário do colega Bee Jinx, na época ainda não existia o MTPS. Ele passou a existir após a reforma ministerial de out/2015.


    Grande abraço e força!

  • ERRADA.

    Conselho Monetário Nacional.

  • NÃO É CVM- COMISSÃO DE VALORES IMOBILIARIOS, É O C M N  - CONSELHO MONETARIO NACIONAL

  • esse conteúdo não cai no tecnico do inss, correto?

  • NÃO SOU CAPAZ DE OPINAR!

    BY: GLÓRIA PIRES

  • Estudando pro INSS! Como dizem por aí: "Melhor pecar por excesso do que por omissão".


    Acertei baseado nisso: Superintendência de Seguros Privados.

     

  • Eu hein, doidera essa questão. Acertei meio no susto, ao ver o termo "Comissão de Valores Mobiliários", já que nunca ouvi falar nada disso nos meus estudos. Mas quem errou, não precisa se preocupar, não cai no INSS.

  • A questão fala sobre os Regimes Privados -  Complementares, e segundo a LC 109`de 2011 quem controla e estabelece limites é o Conselho Monetário Nacional.

    Abço a todos

  • Lei Complementar 109/2001

    Art. 74. Até que seja publicada a lei de que trata o art. 5° desta Lei Complementar, as funções do órgão regulador e do órgão fiscalizador serão exercidas pelo Ministério da Previdência e Assistência Social, por intermédio, respectivamente, do Conselho de Gestão da Previdência Complementar (CGPC) e da Secretaria de Previdência Complementar (SPC), relativamente às entidades fechadas, e pelo Ministério da Fazenda, por intermédio do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), em relação, respectivamente, à regulação e fiscalização das entidades abertas.

    A CVM exerce função regulatória nos papeis multimercados conforme sua instrução 555.

     

    Alguns de nós era Faca na Caveira!!!

     

  • Lei Complementar 109/2001

    Art. 74. Até que seja publicada a lei de que trata o art. 5° desta Lei Complementar, as funções do órgão regulador e do órgão fiscalizador serão exercidas pelo Ministério da Previdência e Assistência Social, por intermédio, respectivamente, do Conselho de Gestão da Previdência Complementar (CGPC) e da Secretaria de Previdência Complementar (SPC), relativamente às entidades fechadas, e pelo Ministério da Fazenda, por intermédio do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), em relação, respectivamente, à regulação e fiscalização das entidades abertas.

    CVM exerce função regulatória nos papeis multimercados conforme sua instrução 555.

     

    Alguns de nós era da indústria canavieira!!!

  • Tá aí de novo o camarada da faca na caveira, que coisa chata.

  • sSOBRE O FACA NA CAVEIRA ,EU ACHO ENGRAÇADO......DISCONTRAI EM MEIO A TANTA TENSÃO

  • C A V E I R A !!!!!

  • ALGUNS DE NÓS TEM PEDRA NA CHUTEIRA

     

  • Chato é ficar enxendo o saco dos outros com uma coisa que não influencia em nada sua vida.

     

     

  • Alguns de nós era faca na LANCHEIRA! (Nesse caso seria a polícia que faz a RONDA ESCOLAR)  KKKKKK

     

     

  • Alguns de nós "eram", olha a concordância verbal!