-
Acredito que essa limitação exista, mas o erro está em dizer que a avaliação dos candidatos por meio de conc. púb. é parte do processo de recrutamento, quando o certo seria processo de seleção.Recrutamento = é a atração do maior nº possível de pessoas qualificadas para que se candidatem a um determinado cargo.Seleção = é o processo de escolha do candidato que mais se adequa ao perfil do cargo desejado. O concurso público é parte da seleção, pois é a maneira que a Adm. Púb. dispõe de escolher o melhor candidato.
-
Então podemos pegar que a limitação apontada na questão também seja inexistente já que a seleção é "o processo de escolha do candidato que mais se adequa ao perfil do cargo desejado" e na questão diz algo como "limitação de não medir a "adequação" do indivíduo ao trabalho que ele irá exercer", ou seja existe a seleção para justamente fazer o que contrário foi proposto na questão, a seleção existe para escolher o indivíduo mais preparado para exercer determinada profissão, ou então, seria inoportuno perder tempo se preparando para determinado cargo...
-
A seleção é "o processo de escolha do candidato que mais se adequa ao perfil do cargo desejado."
A seleção existe para escolher o indivíduo mais preparado para exercer determinada profissão.
-
MARQUEI COMO CERTO, POIS VC ESTUDA MUITO PARA SER APROVADO, E NÃO É RARO SE DEPARAR COM SERVIDORES INFELIZES POR NÃO SE
ADEQUAREM COM A FUNÇÃO EXERCIDA (CLARO QUE RARAMENTE ALGUEM ABONDONA PARA BUSCAR REALIZAÇÃO PESSOAL...R$... ) NA PRÁTICA,
QUANDO APROVADOS, ESTE MONTE DE MATÉRIA QUE ESTUDAMOS TERÁ SERVIDO PARA NOS ENRIQUECER, E NÃO PARA NOS ADEQUAR AO
SERVIÇO PUBLICO... ACEITO CRÍTICAS!
-
Concordo com o Davi:
ERRADO pois: No serviço público brasileiro, o processo de recrutamento SELEÇÃO envolve a avaliação dos candidatos por meio dos concursos públicos, que possuem a limitação de não medir a adequação do indivíduo ao trabalho que ele irá exercer.
-
Em apertada síntese o recrutamento refere-se a "atrair" candidatos enquanto a seleção seria a escolha dos mais aptos a ocuparem determinado cargo. A questão então confunde, mistura, os dois conceitos colocando características da Seleção e chamando tudo de Recrutamento.
E eis o erro! ;-)
-
No serviço público brasileiro, a etapa de recrutamento equivale ao lançamento do edital, quando se pretente que o maior número de interessados compareçam à seleção. A etapa de seleção equivale à prova (ou prova e títulos), que é a fase quando são escolhidos, dentre os candidatos, os que mais estão aptos para o serviço.
-
As bancas adoram tentar confundir o candidato com esses dois conceitos.....
RECRUTAMENTO > é o conjunto de técnicas e procedimentos que visa ATRAIR candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos na organização. Esse processo de busca pode ser realizado dentro ou fora da empresa.
SELEÇÃO > é o processo que visa ESCOLHER, entre os candidatos recrutados, os mais qualificados ou os que identificam mais com as características da vaga (escolher os mais aptos), visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficácia da organização. A seleção constitui a escolha da pessoa certa para o lugar certo.
Quando a candidato está fazendo a prova, essa prova já é um meio de selecionar a pessoa que tenha o nível de conhecimentos gerais e específicos necessários para aquele cargo. O recrutamento seria o edital.
Pela minha concepção, outro erro da questão é falar que os concursos públicos possuem a limitação de não medir a adequação do indivíduo ao trabalho que ele irá exercer. Eu não concordo com essa afirmação, mas teria que buscar explicações didáticas para essa confirmação.
-
Se servir de inspiração, marquei errado por dois motivos:
1º > O concurso público em si (a aplicação da prova), no meu entendimento, refere-se ao processo de Seleção. O Recrutamento é a publicação do edital, ou seja, o meio pelo qual se atrai o candidato;
2º > Esse 2º pensamento foi mais "malandro"; como uma banca de concurso criticaria um processo do qual ela se vale? Dizer que o concurso público é limitado e não busca adequar o candidato ao próprio cargo é desmerecer o próprio negócio.
Além disso, todos os editais (pelo menos os mais recentes) costumam apontar atribuições do cargo e associá-las aos conteúdos programáticos.
Enfim, foi o meu raciocínio.
-
Eu acho na minha humilde opiniao...
Q o erro seja essa frase:
'"que possuem a limitação de não medir a adequação do indivíduo ao trabalho que ele irá exercer"
Pra medir nos futuros servidores existe o famoso ESTAGIO PROBATORIO!
É uma forma de medir...
Se na gostar do norjento exonero...
Se gostar fica com ele!
Abraço
-
Gente, o concurso público já, por si só, uma seleção!
O recrutamento vai da divulgação do edital até o término das inscrições.
-
Eu tb errei pq passei batido em uma palavra que confunde todo o enunciado (recrutamento)
Alterando para "seleção" fica correto.
"No serviço público brasileiro, o processo de SELEÇÃO envolve a avaliação dos candidatos por meio dos concursos públicos, que possuem a limitação de não medir a adequação do indivíduo ao trabalho que ele irá exercer."
Pelos princípios de gestão o recrutamento tem a função de atrair os candidatos.
-
Quanto a questão marquei errado pela seguinte raciocinio:
Recrutamento e para atrair pessoas correto? Então neste caso a forma recrutar pessoas para o serviço publico é o EDITAL.
Agora e a SELEÇÃO através da realização da prova, que visa medir adequação do individuo saber se ele possui qualidades ou nao para assumir o cargo.
;)
-
Questão errada por dois motivos.
O primeiro é que o processo de recrutamento é o de atrair pessoas, isso é feito com a divulgação do edital.
O segundo é que o processo seletivo tem sim como objetivo verificar a adequação do candidato à vaga a ser preenchida, apesar de no serviço público isto ser bem limitado, como melhor explicarei abaixo.
Acredito que este trecho, do livro "Recrutamento e Seleção de Pessoas", página 74, do Fabiano de Andrade Caxito nos ajudará a entender melhor:
"Provas de conhecimento têm como objetivo avaliar a bagagem cultural ou de conhecimento técnico dos candidatos. Em processos de seleção nos quais existe um número muito grande de candidatos, como as seleções para o serviço público, as provas de conhecimento são utilizadas como uma forma de pré-seleção, excluindo do processo aqueles candidatos que não demonstram possuir suficiente conhecimento para o exercício da vaga disputada." (Recrutamento e Seleção de Pessoas, CAXITO, página 74)
A Administração Pública só pode fazer o que está previsto em lei e consequentemente ela fica engessada/limitada, apesar disso, não está impedida de através das possíveis fases de um concurso público verificar a adequação do candidato, um exemplo é a fase com provas orais para o cargo de Juiz.
Um bom trecho é o do livro "Avaliação da Gestão de Recursos Humanos no Governo – Relatório da OCDE: Brasil: Governo Federal", página 138, que fala da limitação do processo de seleção do Brasil:
"Atualmente, a Constituição não permite a contratação pela análise da experiência unicamente, o que pode permitir a utilização de arbítrio no recrutamento. Ela tem sido interpretada de forma restritiva e os concursos públicos, que testam basicamente os conhecimentos dos candidatos, são vistos como um exercício legalista desenhado para proteger o mérito e assegurar a transparência(..)"
-
O recrutamento é o edital!!!!
-
Errada.
Edital: recrutamento
Provas: seleção
-
-
RECRUTAMENTO: EDITAL
SELEÇÃO: CONCURSO PÚBLICO.
GABARITO ERRADO
-
No serviço público brasileiro, o processo de recrutamento envolve a avaliação dos candidatos por meio dos concursos públicos, que possuem a limitação de não medir a adequação do indivíduo ao trabalho que ele irá exercer. Resposta: Errado.
Comentário: vide comentários.
-
Só lembrando que o Tribunal de Contas não integra o Poder Legislativo!
Apenas auxilia o Poder Legislativo na função fiscalizatória!