OPAC: catálogo de acesso público on-line. [...]. Oferece recursos que vão além do campo de busca e podem trazer retornos para o usuário e a equipe da biblioteca. (IBICT).
E-BOOK, ou o livro eletrônico, para ser entendido, segundo Procópio (2010, p. 45-51), é dividido em três partes:
O software reader é o aplicativo (programa) que permite a leitura.
O hardware é o dispositivo, recipiente ou suporte do livro eletrônico.
O livro - obra textual, fotográfica, etc.
Os e-Readers apresentam as seguintes características:
Grande capacidade de armazenamento de texto e gráficos.
Tela LCD sensível ao toque (touch screen).
Ajuste de luminosidade da tela.
Baterias duráveis.
Base giratória.
Peso mínimo de cerca de 300 gramas.
Possibilidade de expansão da memória.
(VIEIRA, 2014, 257-258).
Gab. Errado
e-readers são aparelhos dedicados à leitura de e-books (livros eletrônicos). As definições de e-book podem ser sintetizadas da seguinte forma: é uma publicação em formato de livro, com exceção das publicações seriadas, composta por textos em forma digital e disponibilizada eletronicamente para leitura em tela de aparelhos como e-readers, computadores, tablets e celulares (BENSEY e KIRBY, 2012; O’BRIEN, GASSER e PALFREY, 2012).
Em outro artigo, encontrei: "Serra (2013) afirma que o primeiro passo para o empréstimo de e-books em bibliotecas é o estabelecimento de uma política específica para livros eletrônicos que deve contemplar a quantidade de obras que podem ser utilizadas simultaneamente e o período de uso, fatores alinhados com o perfil do usuário. A maioria das bibliotecas realiza este trabalho por meio de nomes de usuário e senha. Uma vez identificado no histórico do usuário que não constam restrições, o empréstimo passa a ser realizado através do OPAC (Online Public Access Catalog) da biblioteca. A partir desta tecnologia é possível realizar o download do arquivo em seu dispositivo, com acesso/consulta com durabilidade do empréstimo preestabelecido na política da unidade de informação, não sendo necessário o uso de internet."
Conseguiu identificar o erro da questão agora?! Ainda não?! Então eu te pergunto:
A DISPONIBILIZAÇÃO DE E-BOOKS é um desafio para os USUÁRIOS ou para os BIBLIOTECÁRIOS?