SóProvas


ID
94621
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Acerca do direito civil, julgue os itens seguintes.

Dá-se a ultra-atividade da lei quando a lei revogada sobrevive, continuando a ser aplicada às situações ocorridas ao tempo de sua vigência.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA.A ultra-atividade da lei ocorre quando a lei tem eficácia mesmo depois de cessada sua vigência, quando mais benéfica que a outra. Ultra atividade é a característica das leis denominadas excepcionais ou temporárias, que permitem sua aplicação durante os fatos praticados em sua vigência, mesmo depois de estarem revogadas.
  • é o caso de lei imposta em período de estado de defesa em virtude de calamidade pública por catástrofe natural. Aumentando consideravelmente a pena para furtos e arrombamentos, uma vez cessado os fatos ensejadores da decretação, volta a viger a pena da lei antiga, mas isso não quer dizer que os fatos praticados na vigência da lei revogada, também serão revogados...
  • Um exemplo da da ultra-atividade da lei encontra-se no Art. 3º do CP (Art. - A lei excepcional ou temporária, embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência.)

    Onde temos que a leis temporárias são aquelas que contém prazo (dia de início e dia do fim) de vigência previsto expressamente em seu corpo e as leis excepcionais são aquelas que vinculam o prazo de sua vigência a determinadas circunstâncias como guerra, epidemias e etc.

    Esses dois tipos de leis possuem a ultra-atividade c omo grande característica, por ultra-atividade devemos entender a capacidade de uma lei, após revogada, continuar regulando fatos ocorridos durante o prazo me que esteve em vigor. Em suma, ocorrendo um crime durante a vigência de uma lei excepcional ou temporária, mesmo apos a lei não mais estar em vigor, ela deverá ser utilizada no julgamento.

    Lembrando que o Art. 2º da LICC fala que "Não se destinando à vigência temporária a lei terá vigor até que outra a modifique ou revogue.
  • CORRETO

    A questão tem a ver com VIGOR da lei.

    "Não se confude com a vigência nem com a eficácia. Uma norma já revogada pode continuar sendo aplicada em juízo, se disser respeito a situações consolidadas sob a sua vigência, fenomeno que se denomina ULTRA-ATIVIDADE

  •  Segue o conceito a seguir:

    Atividade – é o fenômeno jurídico pelo qual a lei regula todas as situações durante o seu período de vida (vigência). É a regra em nosso

    Direito.

    Extra-atividade – ocorre quando uma lei regula situações fora do seu período de vigência. Espécies:

    a) Retroatividade – a lei regula situações que ocorreram antes do início de sua vigência. b) Ultra-atividade – a lei foi revogada, mas continua sendo aplicada.
        Fonte: Ponto dos Concursos

     

  • iTEN CORRETO

    Um exemplo de ultra-atividade da lei está no art. 3o do Código Penal.
    Lei excepcional ou temporária
    Art. 3º do CP - A lei excepcional ou temporária, embora decorrido o período de sua
    duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato
    praticado durante sua vigência.
    - Leis temporárias: são aquelas que contêm prazo (dia de início e dia do fim) de
    vigência previsto expressamente em seu corpo.
    - Leis excepcionais: são as que vinculam o prazo de vigência a determinadas
    circunstâncias, como guerra, epidemia, etc.
    Esses dois tipos de leis possuem a ultratividade como grande característica. Por
    ultratividade devemos entender a capacidade de uma lei, após ser revogada (perder a
    vigência), continuar regulando fatos ocorridos durante o prazo em que esteve em vigor.
    Ou seja, ocorrendo um crime durante a vigência de uma lei excepcional ou temporária,
    mesmo após a lei não mais estar em vigor (falta de vigência), ela deverá ser utilizada no
    julgamento (ter eficácia).

    Fonte: Ponto dos Concursos
  • kkk
    Boa, junior.
     Nunca vi tanto papagaio por aqui. 
  • Tempus regit actum = Lei aplicável é a do tempo em que o ato foi praticado. Ela é ultra-ativa, isto é, aplicável às relações constituídas ao tempo em que estava em vigor. Quando se diz que a lei não prejudicará o ato jurídico perfeito e o direito adquirido, tal afirmação constitui expressão da ultra-atividade da lei, de modo que, para que haja segurança jurídica nas relações privadas, a lei nova não pode desconsiderar o que já foi consolidado com base na lei que lhe foi precedente. 

  • Ainda quando se opera a ultratividade da lei7 não se deve entender que o Direito Positivo prescinde da vigência. As normas que se aplicam já não estão vigentes e nem são Jus Positum, mas estiveram em vigor à época em que o fato jurídico se realizou, nele permanecendo ligadas por todo o tempo e sem se destacar. Tais normas, que perdem a generalidade, transformando-se em individualizadas, se assemelham às normas de um contrato. (Nader, Paulo. Introdução ao estudo do direito / Paulo Nader – 36.a ed. – Rio de Janeiro: Forense, 2014).

    Dá-se a ultra-atividade da lei quando a lei revogada sobrevive, continuando a ser aplicada às situações ocorridas ao tempo de sua vigência.

    Gabarito CERTO.

  • Gabarito: Certo

    Eficácia da Lei Penal no Tempo

    Como decorrência do princípio da legalidade, aplica-se, em regra, a lei penal vigente ao tempo da realização do fato criminoso (tempus regit actum).

    A lei penal, para produzir efeitos no caso concreto, deve ser editada antes da prática da conduta que busca incriminar.

    Excepcionalmente, será permitida a retroatividade da lei penal para alcançar fatos passados, desde que para beneficiar o réu.

    A este fenômeno pelo qual a lei se movimenta no tempo (sempre para beneficiar o réu) dá-se o nome de extra-atividade (gênero).

    São espécies de extra-atividade:

    a) A retroatividade: capacidade que a lei penal tem de ser aplicada a fatos praticados antes da sua vigência;

    b) A ultra-atividade: a possibilidade de aplicação da lei penal mesmo após a sua revogação ou cessação de efeitos.

    Fonte: https://env1.cursopopulardefensoria.com.br/pluginfile.php/3469/mod_resource/content/1/Penal%20-%20Aplica%C3%A7%C3%A3o%20da%20lei%20penal%20-%20Bruno%20Martinelli%20-.pdf