SóProvas


ID
947122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que se refere a servidores Windows com suporte a protocolo e serviços embasados em TCP/IP, julgue os itens a seguir.

Um servidor DNS que faz parte de uma estrutura do Active Directory só pode ser do tipo autoritativo, dado que é necessário ter permissão de instalação do sistema DNS.

Alternativas
Comentários
  • Pode ser Autoritativo ou recursivo.

    Gabarito : ERRADO
  • Errado

    Fui na intuição "só pode ser" Cuidado com esses tipos de palavras no Cespe

  • Recursivo X Autoritativo

    Dois tipos bastante utilizados de servidores DNS (Domain Name System) são o autoritativo e o recursivo, que embora possam ser executados em uma mesma máquina, possuem características distintas:

    O autoritativo é responsável por manter os mapas referentes a uma zona local e responder a requisições vindas de máquinas de todo o mundo, que precisarem resolver nomes de domínio da zona sobre a qual este servidor tem autoridade;

    O recursivo é responsável por receber as consultas DNS dos clientes locais e consultar os servidores externos, de modo a obter respostas às consultas efetuadas.

    Um problema bastante comum de configuração é permitir que qualquer máquina na Internet faça consultas ao servidor DNS recursivo de uma determinada rede. Servidores com esse problema são comumente chamados de servidores DNS recursivos abertos, pois apenas o servidor autoritativo é que deve responder a consultas vindas de máquinas externas.

     

    Fonte: http://docente.ifb.edu.br/brunopontes/ensino/semestres/2011.1/admso/material/dicas/dicas-importantes/configurando_o_bind_para_ser_ou_nao_recursivo#recursivo_x_autoritativo

  • Gabarito Errado

    Mais uma vez o CESPE brincando com o "só pode"....

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Não está claro. Algupem pode sanar essa dúvida?

    Segundo[1], O servidor DNS local transmite a mensagem de consulta a um servidor DNS raiz, que percebe o sufixo edu e retorna ao servidor DNS local uma lista de endereços IP contendo servidores TLD responsáveis por edu. Então, o servidor DNS local retransmite a mensagem de consulta a um desses servidores TLD que, por sua vez, percebe o sufixo mass.edu e responde com o endereço IP do servidor DNS autorizado para a University of Massachusetts, a saber, dns.umass.edu. Por fim, o servidor DNS local reenvia a mensagem de consulta diretamente a dns.umass.edu , que responde com o endereço IP de gaia.cs.umass.edu.

    No entanto, no meu entendimento, o esquema seria esse:

    Host 1 <--------> DNS Local <--------> TLD 1 <--------> TLD2 <--------> TLDn <--------> DNS Raiz

    Ou seja, o host 1 faz 1 consulta ao DNS local q, não sabendo a resposta, pergunta ao TLD1; se este não souber, pergunta ao TLD2 etc....sempre seguindo essa sequencia.

    Porem, como[1] coloca, o DNS1 já pula direto pra raiz q vai indicando os outros.

    Eu fiz essa pergunta porque veja o q diz a seguinte questao:

    12. (CESPE - ANATEL – Analista – Suporte e Infraestrutura de TI – 2014) Na estrutura hierárquica de funcionamento do serviço DNS, ao receber uma requisição para resolução de nome, o servidor local de nomes DNS verifica se o nome está no cache DNS local ou se consta do seu banco de dados. Se o encontrar, retorna o endereço IP correspondente ao solicitante; caso contrário, o servidor DNS local repassa a consulta a um servidor DNS de nível mais alto.

    Justificativa do Gabarito para o Estratégia: Correta! E assim sucede até que um servidor DNS seja capaz de responder a requisição, ou então o domínio será identificado como inválido.

    E não é isso que Kurose afirma. Alguém consegue explicar???

    Fonte:

    RC, Kurose