SóProvas


ID
947416
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considerando as soluções existentes para a promoção do aumento da eficiência no uso de recursos de TI das organizações, julgue os itens de 55 a 57.

Hypervisors podem ser classificados em três tipos: tipo 1, que executa diretamente sobre o hardware; tipo 2, que requer um sistema operacional para ser executado; e tipo 3, que requer a configuração de outro hypervisor em cascata.

Alternativas
Comentários
  • Definição do Tipo 1 e Tipo 2 está correta, mas o Tipo 3 não é isso de 'em cascata', mas sim um modelo hibrido.
  • Discordo do comentário anterior e me baseio na seguinte informação:

    Os hipervisores podem classificar-se em dois tipos:1

    • Hipervisor tipo 1: Também denominado nativo, unhosted o bare metal (sobre o metal nu), é software que se executa diretamente sobre o hardware, para oferecer a funcionalidade descrita.

    Hipervisor - Primer nivel.svg

    Alguns dos hipervisores tipo 1 mais conhecidos são as seguintes: VMware ESXi (grátis), VMware ESX (Software comercial), Xen (livre), Citrix XenServer (grátis), Microsoft Hyper-V Server (grátis).

    • Hipervisor tipo 2: Também denominado hosted, é software que se executa sobre um sistema operativo para oferecer a funcionalidade descrita.

    Hipervisor - Segundo nivel.svg

    Alguns dos hipervisores tipo 2 mais utilizados são os seguintes: Oracle: VirtualBox (grátis), VirtualBox OSE (livre), VMware: Workstation (comercial), Server (grátis), Player (grátis), QEMU (livre), Microsoft: Virtual PC, Virtual Server.


    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipervisor

  • ERRADO.

    Segundo Manoel Veras(2009,p.198-199),"Os hypervisors,para efeito de simplificação, podem ser classificados em dois tipos:

    -Tipo 1(nativo,baremetal,supervisor);

    -Tipo 2(hosted)."

    ------------------------------COMPLEMENTO---------------------------------

    Ainda segundo Manoel Veras(2009,p.199),"A implementação da virtualização com o hypervisor se dá de duas principais maneiras:

    -Virtualização Completa(full virtualization);

    -Paravirtualização."

    Bibliografia:

    DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI-2009-MANOEL VERAS-EDITORA BRASPORT



  • Há dois tipos de Hypervisors principais:

    Tipo 1: Nativo (Bare Metal): O software do hypervisor roda diretamente sobre a plataforma de hardware na função de um programa de controle para os sistemas virtualizados; os exemplos mais populares são o VMWare ESXi e o Citrix XenServer. 

    Tipo 2: Hospedado (Hosted): Neste caso o software do hypervisor é executado dentro do ambiente de um sistema operacional como um software de controle para os sistemas virtualizados. Neste caso, o hypervisor é apenas um programa que é executado sobre um sistema operacional já presente na máquina. Sistemas operacionais “Convidados” (Guests) são instalados sobre essa camada do Hypervisor. Exemplos comuns incluem o Oracle Virtualbox, VMWare Workstation e o Qemu. 

  • Sim, segundo a doutrina majoritária, é uma cláusula pétrea implícita. Banca sem noção total!!!