Structured Query Language, ou Linguagem de Consulta Estruturada ou SQL, é uma linguagem de pesquisa declarativa para banco de dados relacional.
A linguagem SQL é um grande padrão de banco de dados. Por ser uma linguagem declarativa (não procedural), uma consulta SQL especifica a forma do resultado e não o caminho para chegar a ele.
A linguagem SQL é dividida em subconjuntos de acordo com as operações que se deseja efetuar sobre um banco de dados. Os principais subconjuntos são:
DDL - Data Definition Language (Linguagem de Definição de Dados)
Principais comandos: CREATE, ALTER e DROP
DML - Data Manipulation Language (Linguagem de Manipulação de Dados)
Principais comandos: SELECT, INSERT, UPDATE, DELETE, TRUNCATE e outros.
DCL - Data Control Language (Linguagem de Controle de Dados)
Principais comandos: GRANT, REVOKE e SET.
O conjunto de comandos da linguagem DDL é usado para a definição das estruturas de dados, fornecendo as instruções que permitem a criação, modificação e remoção de objetos de banco de dados (base de dados, esquemas, tabelas, índices etc.).
A maioria dos bancos de dados comerciais tem extensões proprietárias no DDL.
Os comandos básicos da DDL são:
■ CREATE: cria um objeto (uma Tabela, por exemplo) dentro da base de dados.
■ DROP: apaga um objeto do banco de dados.
■ ALTER: permite ao usuário alterar um objeto, por exemplo, adicionando uma coluna a uma tabela existente.
Gabarito C
Um banco de dados relacional é um banco de dados que modela os dados de uma forma que eles sejam percebidos pelo usuário como tabelas, ou mais formalmente relações. As informações do banco de dados poderão ser sintetizadas em um layout.
>> No modelo hierárquico, as informações são relacionadas diretamente entre si como ramificações de uma árvore.
>> No modelo de rede, a informação distribuída é interconectada.
>> No modelo relacional, os dados são distribuídos e a apresentação busca informações em base de dados distintas.
Structured Query Language, ou Linguagem de Consulta Estruturada ou SQL, é uma linguagem de pesquisa declarativa para banco de dados relacional. Uma instrução SQL pode ser executada no banco de dados para puxar para cima de toda a informação na linha por um ID do cliente específico. O SQL Server é o sistema de banco de dados da Microsoft. É também relacional, e entre seus principais atrativos está uma administração mais facilitada, quando comparado à mesma solução oferecida pela Oracle. O MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD), que utiliza a linguagem SQL (Linguagem de Consulta Estruturada, do inglês Structured Query Language) como interface. É atualmente um dos sistemas de gerenciamento de bancos de dados mais populares, com mais de 10 milhões de instalações pelo mundo.