SóProvas



Prova CESPE - 2013 - SERPRO - Programador de computador


ID
947464
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com referência à administração de sistemas operacionais, julgue os itens a seguir.

Entre as diversas funções do kernel, estão as seguintes: manter o controle dos arquivos em disco; inicializar e executar os programas de forma concorrente; e alocar a memória.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    A estrutura de um sistema operacional é formada por um conjunto de rotinas que são procedimentos que oferecem alguns serviços aos usuários do sistema e suas aplicações, assim com outras rotinas do próprio sistema. Esse sistema de rotinas é chamado de Kernel.

    O Kernel é um componente que é escondido, e geralmente os usuários nunca ouviram falar dele, pode não parecer, mas é importantíssimo para o funcionamento de um computador.
    O Kernel é um alocador de recursos, responsável por garantir que todos de acessos tenham compartilhamento.
    É o Kernel que faz a interpretação entre as camadas hardware e software.
    Ele gerencia e aloca os recursos dos usuários.
    Controla a execução de programas de usuários e operações de dispositivos de entrada e saída.

    O Kernel é o programa que é executado sempre que um programa de aplicação não esta executando, é como se o Kernel fosse o coração do sistema operacional.
    O interpretador de comandos é um dos programas mais importantes do sistema operacional.
    É um interpretador de comandos que serve como interface entre o sistema operacional e o usuário. Alguns sistemas operacionais já incluem o programa no próprio núcleo Kernel.
    Outros sistemas operacionais como o DOS, tratam o interpretador de comandos como se fosse um programa especial que é executado quando é iniciada uma seção.
    Com tudo isso o sistema operacional é fornecedor de um ambiente bom para a execução, ele fornece serviços os usuários dos programas e para os programas.
  • O kernel começa a funcionar assim que o computador é ligado; nesse momento ele inicia a detecção de todo o hardware indispensável ao funcionamento da máquina (monitor, placa de vídeo etc.). 
    O Sistema Operacional é carregado em seguida e, uma vez que o usuário faça seu login, o Kernel passa a administrar as principais funções dentro do S.O.: isso inclui o gerenciamento da memória, dos processos, dos arquivos e de todos os dispositivos periféricos

    Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/mac-os-x/1636-o-que-e-kernel-.htm#ixzz2Vg0Q3Gg5
  • Principais Funções do Núcleo do Sistema (kernel):
    Tratamento de interrupções e exceções;
    Criação e eliminação de processos e threads;
    Sincronização e comunicação entre processos e threads;
    Escalonamento e controle dos processos e threads;
    Gerência de memória;
    Gerência do sistema de arquivo;
    Gerência de dispositivos de E/S;
    Suporte a redes locais e distribuídas;
    Contabilização do uso do sistema;
    Auditoria e segurança do sistema.

    Apostila Ricardo Quintão - Curso Multiplus
  • Prezados,
    Segundo Tanenbaum, página 453, a estrutura do núcleo ( do inglês Kernel ) é constituído por várias partes, entre eles o gerenciador de processos, gerenciador de memória e gerenciador de componentes de dispositivos de entrada e saída.
    O componente de dispositivos de entrada e saída contém toda parte do núcleo responsável pela interação com os dispositivos, com a rede de computadores e com as operações de rede e armazenamento de entrada e saída.
    A principal responsabilidade do componente de gerenciamento de processos é a criação e o encerramento daqueles. Ele também realiza o escalonamento de processos, que escolhe qual o processo, ou thread, a ser executado. O núcleo trata processos e threads como entidades executáveis e os escalona com base na politica global de escalonamento. Por fim, também pertence a esse componente o código de tratamento de sinais.
    Em linhas gerais , o kernel é responsável gerenciar os recursos do sistema, tendo como funções  :
    - Gerenciamento de processos: Tratar os sinais, Criar e encerrar processos e threads, escalonar a CPU
    - Gerenciamento de memória: Gerenciar a memoria virtual, gerenciar a paginação/substituição de paginas, gerenciar o cache de página
    - Componentes de E/S: Gerenciar os drives de dispositivos, gerenciar o sistema de arquivos, escalonar E/S , gerenciar sockets e protocolos e rede.
    Portanto, questão correta.
    Fonte : Tanenbaum, Sistemas operacionais modernos, 3º edição.
  • O Kernel é o responsável por dar suporte aos mais diferentes periféricos. Se você der uma olhada dentro da pasta "/boot" de qualquer distribuição Linux, vai encontrar o executável do Kernel, "vmlinuz"(guardado no HD na forma de um arquivo compactado, Ele é o primeiro componente carregado durante o boot e o último a ser finalizado. Dentre suas atribuições, estão: manter o controle dos arquivos em disco, por meio do sistema de arquivos; inicializar e executar os programas de forma concorrente, por meio do escalonador de processos, e alocar a memória, por meio do gerenciador de memoria.

  • Certo.

    Segmentando a questão...


    Manter o controle dos arquivos = gerenciamento de recursos;
    Inicializar e executar os programas de forma concorrente = gerenciamento de processos
    Alocar memória = Gerenciamento de memória

     

  • Questão passível de recurso.

    No enunciado "executar os programas de forma concorrente" infere-se que os programas são executados simultaneamente, o que, na verdade, não ocorre. Cada processador pode executar apenas um programa de cada vez.

    Por esta razão, a multitarefa num sistema uniprocessador (ou monoprocessador) é apenas uma ilusão conseguida com a alternância rápida entre as várias tarefas.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Multitarefa


ID
947467
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com referência à administração de sistemas operacionais, julgue os itens a seguir.

O kernel funciona como uma interface com os dispositivos de hardware do computador, tornando indisponíveis ferramentas para acesso a recursos do sistema operacional por meio de chamadas do sistema (system calls).

Alternativas
Comentários
  • (...) tornando indisponíveis ferramentas para acesso a recursos do sistema operacional (...)
    Uma das funções do kernel é a abstração do hardware, oferecendo as chamadas do sistema (syscalls) para disponibilizar o acesso aos recursos.
  • Prezados,
    Segundo Tanenbaum, página 453, no “topo” do kernel está a interface de chamadas de sistemas ao núcleo ( system calls ). Todas as chamadas vão até essa área, o que causa um desvio que modifica a execução do modo usuário para o modo núcleo protegido e repassa o controle para um dos componentes do kernel ( Gerenciador de Memória, Gerenciador de processos, etc... ).
    A alternativa é errada pois é justamente disponibilizando a interface de system calls que o kernel deixa disponível os recursos do sistema operacional sejam utilizados.
    Fonte : Tanenbaum, Sistemas operacionais modernos, 3º edição.
  • SW -> Shell -> Kernel

    HW -> Drivers -> Kernel

  • Resposta: Errado.

    A palavra "indisponíveis" é o erro da questão.

  • Eu li "DISPONIVEIS" ;~~

  • kernel é responsável por ser o elo do hardware (parte física) com o software (parte lógica) do computador.

    Em outras palavras, o principal objetivo é gerenciar o computador e permitir que os aplicativos sejam executados e façam uso dos recursos que a máquina tem


ID
947470
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com referência à administração de sistemas operacionais, julgue os itens a seguir.

O sistema operacional z/OS, desenvolvido e mantido pela IBM, é de 64 bits para mainframe. O seu sucessor, conhecido como OS/390, combina características do MVS e do Unix System Services.

Alternativas
Comentários
  • Errado. 'O seu sucessor OS/390...' está errado. Como ele poderia ser sucessor de um sistema mais moderno, sendo que deixou de ter suporte a quase 10 anos??? Esta questão é quase uma cópia literal do Wikipedia, alterando a ordem dos nomes. 
    O OS/390 é um sistema operacional da IBM para os mainframes das famílias System/370 e System/390. O OS/390 é a soma do MVS com o UNIX System Services1 . A base do OS/390 inclui um servidor de comunicação que suporta VTAM, a funcionalidade VTAM AnyNet, TCP/IP e TIOC. Ele disponibiliza implementações da arquitetura SNA (3270), APPC, High Performance Routing, suporte a ATM, sockets, e RPC. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/OS/390
  • Prezados,
    Inicialmente essa questão foi dada como Certa, mas teve seu gabarito alterado pela banca informando que ao contrário do afirmado no enunciado, o z/OS é o sucessor do OS/390, portanto, opta-se pela alteração do gabarito.
    Realmente o z/OS é sucessor do OS/309, sendo esse lançado em 1995 e aquele já no final dos anos 2000.
    Portanto, questão errada.
    Fonte : http://www-03.ibm.com/systems/z/os/zos/
  • Segundo o documento da MFS Mainframe School,"z/OS é um SO de 64 bits para mainframes, criado pela IBM. É o sucessor do OS/390, o qual, por sua vez, combinou o MVS e o UNIX System Services (uma implementação Unix POSIX-aderente para mainframes, anteriormente conhecida como MVS Open Edition ou OpenMVS)."


    http://www.mainframeschool.com.br/apostilas/zos.pdf


  • z/OS é um sistema operacional de 64 bits para mainframes, criado pela IBM. É o sucessor do OS/390, o qual, por sua vez, combinou o MVS e o UNIX System Services - uma implementação UNIXPOSIX-aderente para mainframes, anteriormente conhecida como MVS Open Edition ou OpenMVS).

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Z/OS

    Obs.: Pelo o que eu entendi, o erro da questão está em dizer que "z/OS" tem como sucessor o sistema operacional OS/390. Sendo, o inverso.

  • a pegadinha ta na plavra sucessor e antecessor

  • GABARITO: ERRADO

    O sistema operacional z/OS, desenvolvido e mantido pela IBM, é de 64 bits para mainframe. O seu ANTECESSOR, conhecido como OS/390, combina características do MVS e do Unix System Services.


ID
947473
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com referência à administração de sistemas operacionais, julgue os itens a seguir.

O MS-Windows, família popular e comercial de sistemas operacionais, criado pela Microsoft para computadores pessoais, sendo a versão mais recente o Windows 7.

Alternativas
Comentários
  • Dois erros, no meu ver:
    1) Windows possui duas frentes, uma para computadores pessoais e outra para servidores.
    2) Da linha Desktop, a versão mais recente é o Windows 8. Da linha de servidores, Windows Server 2012.
  • GABARITO: ERRADO

    BONS ESTUDOS!!!
  • Prezados,
    Essa prova foi aplicada em Maio de 2013, quando já tínhamos na época o Windows 8. Não obstante , se olharmos os outros ramos da família Windows ( não só os sistemas operacionais para computadores pessoais, mas também os para servidores e dispositivos móveis ) veremos que os sistemas operacionais Windows RT ( para mobiles ) e Windows 2012 server ( para servidores ) são mais recentes que o Windows 7.
    Portanto, questão errada.
    Fonte : http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows/home
  • ???????


  • Em 2013 a versão 7 era a última. Talvez o erro seja: "criado para computadores pessoais"

  • Além de computadores pessoais, focam em servidores e dispositivos móveis.

  • Essa pergunta já está desatualizada.

  • Windows 7 - 2009

    Windows 8 - 2012

    Windows 8.1 - 2013


ID
947476
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com referência à administração de sistemas operacionais, julgue os itens a seguir.

De maneira geral, o Linux é composto por programas normais e um kernel. O kernel é considerado o núcleo do sistema operacional e o principal componente de sistemas Linux.

Alternativas
Comentários
  • Correto. O kernel é o principal componente de qualquer sistema operacional. Através do kernel é possível realizar a gerência de processos, alocação de memória, administração do sistema de arquivos, etc.

    O que me chamou a atenção foi a declaração: "De maneira geral, o Linux é composto por programas normais e um kernel". Qual é CESPE? O kernel seria então um programa anormal? Anormal é o cara que elaborou essa questão. Enfim; paciência.
  • O que ele quis dizer é que o linux têm programas "normais", como um simples editor de texto e programas "anormais", mais complexos, como o kernel.
  • correto. kernel: é o coração do sistema, que controla todos os dispositivos do computador ( como memória, placas de som, vídeo, discos rígidos, disquetes, sistemas de arquivos, dedes e outros recursos disponiveis.

    fonte; Figueredo Vitor. noções de informática, apostila da PC/DF pg 03.
  • Prezados,
    O Linux é uma variação popular do UNIX, que é executada em uma ampla variedade de computadores. Existem outras variações do UNIX, como o AIX, FreeBSD, HP-UX, entre outras, felizmente, os princípios fundamentais são basicamente o mesmo em todos eles. O Linux é um projeto monolítico em vez de micronúcleo , com todas as funções do sistema operacional no Kernel , e os aplicativos usuários acessando os recursos do sistema através de System Calls feitas para o Kernel.
    Portanto, questão correta.
    Fonte : Tanenbaum, Sistemas operacionais modernos, 3º edição.
  • Questão incorreta! O Linux é APENAS o KERNEL! O projeto Linux mantido por Linus Torvalds é composto apenas do kernel. As DISTRIBUIÇÕES Linux que reúne o kernel Linux com binários feitos para Unix.

  • Linux é somente o Kernel, criado por Linus Torvalds. O Sistema Operacional completo (kernel com demais programas "normais" como o CESPE chama, mas que na verdade é o projeto GNU do Richard Stallman) é GNU/LINUX.


    Se o Richard Stallman respondesse essa questão ele com certeza diria:

    "IT´S GNU/LINUX, CESPE. GOD DAMMIT"

    http://www.eenyhelp.com/answer/richard-stallman-wackjob-56-bullet-points-insisting-guhnoo-linux-goddammit-help-209422272.html?page=16

  • Concordo com os colegas, o que é mais problemático é que uma questão parecida com esta pode vir a ser considerada incorreta pelo próprio CESPE ou outra banca como já vi acontecer.

  • Quem dera se todas questões fosse fácil assim ;(

     

  • A CESPE é de lua?

  • Quando lê-se "programas normais" torna-se muito interpretativo. Eu acertei. Mas a questão ao meu ver seria passível de anulação.

  • CESPE - 2013 - FUB

    Um sistema operacional é composto por um kernel, programas do sistema e programas aplicativos.

    CORRETO!


ID
947479
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Considerando as variáveis A = 3, B = 5 e C = 2, julgue os itens que se seguem.

O resultado da expressão B >= (A + C) OR A < C é falso.

Alternativas
Comentários
  • No operador OR (OU) temos uma proposição falsa quando as 2 proposições que a constituem são falsas ao mesmo tempo.

    B >= (A + C)  =  5 >= 5  (verdadeiro)
    OR
    A < C
      =  3 < 2   (falso)

    Como uma das proposições é verdadeira, a valor lógico do ou não pode ser falso. Portanto, a assertiva é falsa.
  •  A = 3, B = 5 e C = 2

    B >=(A + C) OR (A < C) 
    5 >=(3 + 2) OR (3 < 2)

    5 >= 5  OR 3 < 2


    V OR F = V

    Nesse caso a questão está ERRADA porque a proposição é VERDADEIRA! 
    Obs.: Na condição OR(OU)será FALSA se todas as proposições forem FALSAS!

    V or V = V
    F or V = V
    V or F = V
    F or F = F
  • Prezados,
    Fazendo as devidas substituições dos valores das variáveis , e lembrando que o conectivo OR ( OU ) é verdadeiro quando uma das proposições é verdadeira, temos :
    B >= (A + C) OR A < C
    5 >= 5 OR 3 < 2
    OR  F
    V
    Portanto, a expressão é verdadeira, o que deixa a questão errada.
  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
947482
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Considerando as variáveis A = 3, B = 5 e C = 2, julgue os itens que se seguem.

O resultado da expressão NOT A <= B é verdadeiro.

Alternativas
Comentários
  • A assertiva está errada porque:

    A <= B   =   3 <= 5   (verdadeiro)

    Mas como temos o operador NOT, o valor lógico é invertido tornando falsa a proposição.


    Bons estudos
  •  A = 3, B = 5 e C = 2

    NOT A <= B
    NOT 3 <= 5


    ¬ V

    ¬ V = F

    Nesse caso a questão está ERRADA porque a proposição é FALSA! 
    Obs.: A condição NOT(NÃO)inverte o valor da PROPOSIÇÃO!

     ¬ V = F
     ¬ F = V
  • Prezados,
    Fazendo as devidas substituições dos valores das variáveis , e lembrando que o conectivo NOT nega a expressão, temos :
    NOTA <= B
    NOT3 <= 5
    NOTV
    F
    Portanto, a questão está errada.
  • NOT A >= B ou seja: A <= B; 3 <= 5

    Falsa.

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
947485
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Considerando as variáveis A = 3, B = 5 e C = 2, julgue os itens que se seguem.

O resultado da expressão (A + B) < (B * C) é falso.

Alternativas
Comentários
  • A assertiva está errada porque:

    3+5 < 5*2      =>     8 < 10  (é verdadeiro).
  •  A = 3, B = 5 e C = 2

    (A + B) < (B * C)
     (3  +   5)   <   (5   *   2)

         8   <   10

               V

    Nesse caso a questão está ERRADA porque a proposição é VERDADEIRA
  • Prezados,
    Fazendo as devidas substituições dos valores das variáveis, temos :
    (A + B) < (B * C)
    ( 3 + 5 ) < ( 5 * 2 )
    8 < 10
    V
    Portanto, a questão está errada pois afirma que  resultado era falso.
  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
947488
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Considerando as variáveis A = 3, B = 5 e C = 2, julgue os itens que se seguem.

O resultado da expressão (A + B) < (B + C) AND B = (C + A) é verdadeiro.

Alternativas
Comentários
  •  A = 3, B = 5 e C = 2

    (A + B) < (B + C) AND B = (C + A)
    (3 + 5) < (5 + 2) AND 5 = (2 + 3)

    8 < 7 AND 5 = 5


    F AND V = F

    Nesse caso a questão está ERRADA porque a proposição é Falsa! 
    Obs.: Na condição AND(E)será Verdadeira se todas as proposições for VERDADEIRA!

    V and V = V
    F and V = F
    V and F = F
    F and F = F
  • Prezados,
    Fazendo as devidas substituições dos valores das variáveis , e lembrando que o conectivo AND ( E ) é verdadeiro apenas se as duas proposições forem verdadeiras, temos :
    (A + B) < (B + C) AND B = (C + A)
    ( 3 + 5 ) < ( 5 + 2 ) AND 5 = ( 2 + 3 )
    8 < 7 AND 5 = 5
    F AND V
    F
    Portanto, a questão está errada pois afirma que o resultado da expressão é verdadeiro.
  • Para o operador E (and) quando apenas algumas das partes é verdadeira(V) ou falsa(F) o resulto é sempre falso (F), ou seja, todas as partes tem que ser verdadeira para que a alternativa seja verdadeira

    V and V = V

    F and F = F

    V and F = F

    F and V = F

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
947491
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

No que se refere a linguagens de programação e estruturas de decisão/repetição em algoritmos de programação, julgue os itens subsequentes.

A estrutura de decisão CASO SELECIONE, ou SELECT CASE, é utilizada para testar, na condição, uma expressão ou o valor de uma determinada variável. Compara-se, então, o resultado obtido nesse teste com os valores fornecidos em cada cláusula CASO.

Alternativas
Comentários
  • Pra mim, esta questão é CERTO.

    Não é necessário comparar com TODOS ("em cada cláusula CASO") os CASEs, mas até que a CONDIÇÃO seja VERDADEIRA.
    Ex.:
      valor = 475
    DO CASE
       CASE valor <= 10 
          aumento = valor * 2.00
    
      CASE valor > 10 and valor <= 500
         aumento = valor * 1.50
      CASE valor > 500 and valor <= 1000
         aumento = valor * 1.25
      OTHERWISE
         aumento = valor + 10.00
    ENDCASE
    No exemplo acima, ao encontrar a condição válida, o fluxo do programa sai do CASE sem passar pelas outras condições.
  • Prezados,
    A estrutura SELECT CASE é utilizada quando precisamos realizar uma série de testes, ela é mais elegante do que concatenar uma série de estruturas IF THEN ELSE aninhadas.
    A estrutura SELECT CASE X irá testar o valor de X em cada um dos CASE, e caso o valor seja encontrado, os comandos abaixo do CASE serão executados.
    Exemplo de um código em C:
    switch (symb) {
    case '+' : return (opl + op2);
    case '-' : return (opl - op2);
    case '*' : return (op1 * op2);
    case '/' : return (op1 / op2);
    case '$' : return (expon(opl, op2));
    default : printf("%s", "operação errada");
    exit(1);
    } /* fim switch */
     
    Portanto, a questão está verdadeira.
  • Para mim seria switch case, não select case

  • A questão não diz qual a linguagem switch case usa-se no java e Select Case vb.net.

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
947494
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

No que se refere a linguagens de programação e estruturas de decisão/repetição em algoritmos de programação, julgue os itens subsequentes.

Para trabalhar com contadores, a estrutura de repetição Enquanto X... Processar permite que o bloco de operações seja executado enquanto a condição X for verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • É exatamente o que afirma a questão. X nessa questão pode ser 'i <= 10'. A veracidade da comparação será testada a cada loop na estrutura.
  • Prezados,
    A estrutura “Enquanto x .... Processar” é uma estrutura comum de repetição, funciona executando um conjunto de instruções enquanto o valor lógico de uma dada expressão continuar sendo verdadeiro.
    Vejamos um exemplo utilizando a linguagem C:
    while (p != null) {
    printf("p ainda é diferente de null\n");
    } /* fim while */
     
    Portanto, questão verdadeira.
     
  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
947497
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

No que se refere a linguagens de programação e estruturas de decisão/repetição em algoritmos de programação, julgue os itens subsequentes.

A estrutura de decisão SE/ENTÃO/SENÃO, ou IF/THEN/ELSE, permite que seja sempre executado um comando. Isso porque, caso a condição seja verdadeira, o comando da condição SE/ENTÃO será executado; caso contrário, o comando da condição SENÃO (falsa) será executado.

Alternativas
Comentários
  • Prezados,
    A estrutura SE/ENTÃO/SENÃO é uma estrutura condicional que testa a condição apresentada no SE , e caso ela seja verdadeira executamos o código contido no ENTÃO, caso a condição apresentada seja falsa, executamos o código contido no SENÃO.
    Não é obrigado utilizarmos o SENÃO, mas se ele for utilizado, algum comando sempre será executado, caso a condição seja verdadeira será executado os comandos do ENTÃO , caso a condição seja falsa será executado os comandos do SENÃO.
    Vejamos um exemplo :
    SE( idade >= 18 ) ENTÃO
                Imprima(“Adulto”);
    SENÃO
                Imprima(“De menor”);
     
    Portanto, questão verdadeira.
  • A estrutura SE/ENTÃO/SENÃO garante que sempre será executado um comando. Ou o comando dentro do SE/ENTÃO ou o do SENÃO. Não tem como “escapar” de uma dessas duas possibilidades. 

    É como a figura da estrada com bifurcação. Ou o carro vai pelo trecho de cima ou pelo de baixo. 

    Resposta: Certo

  • A estrutura SE-ENTÃO-SENÃO, garantem que sempre será executado um comando, ou comandos dentro do SE-ENTÃO ou do SENÃO;

    Resposta: Certo

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
947500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Considerando que a gerência de projetos é uma área de estudos importante relacionados aos serviços de tecnologia da informação (TI), julgue os itens subsecutivos.

Os projetos são propostos em consonância com uma política de gestão estratégica nas organizações, a qual viabiliza a transformação de ideias em realidade.

Alternativas
Comentários
  • A gestão estratégica garante que todos os projetos estejam alinhados com a governaça corporativa, calculando o investimento e o seu retorno, identificando os riscos do negócio e garantindo que este projeto de fato é necessário para a companhia.

    bons estudos
  • Prezados,
    Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.
    Segundo Aragon, página 43, a partir dos objetivos e estratégias de negócio ( de curto, médio e longo prazo ), derivam-se iniciativas estratégicas de TI que são transformadas em projetos e serviços, e possivelmente, o Plano de tecnologia de informação. Os projetos serão os responsáveis por unir as estratégias de curto, médio e longo prazo à rotina da TI, transformando as demandas do negócio em novos produtos e/ou serviços.
    Portanto, questão correta.
     Fonte : Aragon, Aguinaldo – Implantando a Governança de TI, 3º edição
  • na hora q ele fala a qual o examinador está se referindo a gestão estratégica e não a projetos (q realmente viabilizam ideias em realidade)


ID
947503
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Considerando que a gerência de projetos é uma área de estudos importante relacionados aos serviços de tecnologia da informação (TI), julgue os itens subsecutivos.

As organizações podem estabelecer um portfólio de projetos composto por um conjunto de projetos e programas que visem atingir as estratégias organizacionais. Para a escolha de projetos que agreguem valor aos investimentos, a organização deve implantar um processo sistemático e eficiente de gestão de portfólio, mediante alinhamento, monitoração e controle.

Alternativas
Comentários
  • O correto é Portfólio e não porta-folio como diz a questão, mas isso não anulou a questão e nem deixou ela incorreta. :(

    O conceito de portifólio esta de acordo com o guia. 
    Conjunto de projetos ou programas e outros trabalhos agrupados para faciliar o gerenciamento eficaz desse trabalho a fim de atendes os objetivos de negócios estratégicos. Os projetos ou programas do portfólio podem não ser necessariamente interdependentes ou diretamente relacionados.

    Fonte (PMBOK) quarta edição

    Bons estudos.
  • A organização deve implantar um processo sistemático e eficiente de gestão de porta-fólio.

    Quem disse que deve? Não há relatos disso no PMBOK.

    Também concordo com o colega acima. O certo é portfólios.

    Gabarito incorreto.
    A questão deveria estar errada.
  • O gerenciamento de portfólios se refere ao gerenciamento centralizado de um ou mais portfólios, que inclui identificação, priorização, autorização, gerenciamento e controle de projetos, programas e outros trabalhos relacionados, para atingir objetivos de negócios estratégicos específicos. O gerenciamento de portfólios se concentra em garantir que os projetos e programas sejam analisados a fim de priorizar a alocação de recursos, e que o
    gerenciamento do portfólio seja consistente e esteja alinhado às estratégia organizacionais.

    Processo sistemático =  identificação, priorização, autorização, gerenciamento e controle

    Questão correta.

    PMBOK 4th Ed.
  • PessoALL, 

    Porta-fólio, e como também já encontrado Portafólio, é uma forma "APORTUGUESADA" da palavra, logo, está corretamente empregada e ficando a escolha da banca a melhor maneira de colocar nas questões.

    Então a dica é, não julguem como errada a questão por esse motivo, pois como o Portafólio, existem outras palavras que são traduzidas e vocês PRECISAM pesquisar para saber as outras traduções das bancas.

    espero ter ajudado,

    Fiquem com Deus. Fuiz...
  • Prezados,
    Segundo PMBOK, um portfólio de projetos é um conjunto de projetos ou programas e outros trabalhos, agrupados para facilitar o gerenciamento eficaz desse trabalho a fim de atingir os objetivos de negócios estratégicos.
    Em organizações de gerenciamento de projetos maduras, o gerenciamento de projetos existe em um contexto mais amplo regido pelo gerenciamento de programas e gerenciamento de portfólios. As estratégias e prioridades organizacionais estão vinculadas e possuem relações entre portfólios e programas, bem como entre programas e projetos individuais. O planejamento organizacional impacta o projeto através de uma priorização de projetos baseada em risco, financiamento e no plano estratégico da organização. O planejamento organizacional pode orientar o financiamento e dar suporte aos projetos componentes com base nas categorias de risco, linhas específicas de negócios ou tipos gerais de projetos, como infraestrutura e melhoria de processos internos.
    Portanto, questão correta.
    Fonte : PMBOK 4º edição
  • Um portfólio refere-se a projetos, programas, subportfólios e operações gerenciados como um grupo para atingir objetivos estratégicos. Os projetos ou programas do portfólio podem não ser necessariamente interdependentes ou diretamente relacionados.

    PMBoK 5ª Edição.

  • PMBOK5 - pág 4

    Um portfólio se refere a uma coleção de projetos, programas, subportfólios e operações gerenciados como um grupo para o alcance de objetivos estratégicos. Os programas são agrupados em um portfólio e englobam subprogramas, projetos ou outros trabalhos que são gerenciados de forma coordenada para apoiar o portfólio. Os projetos individuais que estão dentro ou fora do programa são de qualquer forma considerados parte de um portfólio. Embora os projetos ou programas do portfólio possam não ser necessariamente interdependentes ou diretamente relacionados, eles estão ligados ao plano estratégico da organização por meio do seu portfólio.


ID
947506
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Considerando que a gerência de projetos é uma área de estudos importante relacionados aos serviços de tecnologia da informação (TI), julgue os itens subsecutivos.

Como atividades relacionadas à gerência de projetos, encontram-se a identificação das necessidades do cliente e a fixação de objetivos intangíveis.

Alternativas
Comentários
  • Por que esta questão está errada?
  • Devem ser fixados objetivos tangíveis (possíveis, viáveis, etc.)
  • Prezados,
    Segundo o PMBOK, um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A sua natureza temporária indica um início e um término definidos.
    O término de um projeto é alcançado quando os objetivos tiverem sido atingidos ou quando se concluir que esses objetivos não serão ou não poderão ser atingidos e o projeto for encerrado, ou quando o mesmo não for mais necessário.
    Não há de se falar em fixar objetivos intangíveis para um projeto, pois de tal forma o mesmo não teria como ser concluído, portanto, questão errada.
    Fonte : PMBOK 4º edição
  • Antonio,

    Os objetivos ficados pela gerência deve ser TANGIVEIS, ou seja algo possível de ser realizado. o enunciado fala de objetivos INTANGIVEIS



  • Segundo o PMBOK, um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A sua natureza temporária indica um início e um término definidos.
    O término de um projeto é alcançado quando os objetivos tiverem sido atingidos ou quando se concluir que esses objetivos não serão ou não poderão ser atingidos e o projeto for encerrado, ou quando o mesmo não for mais necessário.
    Não há de se falar em fixar objetivos intangíveis para um projeto, pois de tal forma o mesmo não teria como ser concluído, portanto, questão errada.

    Autor: Leandro Rangel , Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU)

    Fonte : PMBOK 4º edição

  • Se os objetivos forem intangíveis não tem o porque de existir o próprio projeto. #aCESPEsendoVÓ

  • questão de português

  • Os objetivos têm de ser tangíveis.


ID
947509
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Considerando que a gerência de projetos é uma área de estudos importante relacionados aos serviços de tecnologia da informação (TI), julgue os itens subsecutivos.

Os projetos são fundamentais para o alcance das estratégias corporativas. Conforme definido em A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide), 5th edition, PMI, 2012, um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou um resultado exclusivo.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Se acordo com [1]:

    "Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A sua natureza temporária indica um início e um término definidos."

    [1], PMBOK 4.2 - página 11
  • A 5ª edição do PMBOK foi lançada em 2013 e não em 2012 como a questão fala.

    Fora esse detalhe, o resto está copiado do manual.
  • Prezados,
    Segundo o PMBOK, um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.
    Vemos que o examinador extraiu a questão literalmente do texto do PMBOK, que não teve essa parte alterada da quarta para a quinta edição, portanto, questão correta.
    Fonte : PMBOK 4º edição

ID
947512
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No que se refere à alocação de recursos relativos aos projetos organizacionais, julgue os itens subsequentes.

Uma vez estabelecido o cronograma de alocação de recursos de um projeto, pode ocorrer que os recursos disponíveis a serem mobilizados ou alguma restrição contratual não atendam às quantidades exigidas para o cumprimento do projeto. Nesse caso, fazem-se necessárias certas alterações na estrutura analítica do projeto.

Alternativas
Comentários
  • alguém sabe o erro??
  • As tarefas dos projetos que compõe a estrutura analítica (EAP) não deverão sofrer alterações. No caso de restrição de recursos que impactam no tempo de execução pré-definido do projeto, haverá a necessidade de um prolongamento da execução total do projeto. Caso os recursos disponibilizados não sejam suficientes nem para executar o projeto em um tempo maior, seu incio devera ser postergado ou até mesmo cancelado em ultima instância. 
  • A EAP está relacionada ao escopo do projeto. A questão não fala em alterar escopo e sim o prazo, pois "pode ocorrer que os recursos disponíveis a serem mobilizados ou alguma restrição contratual não atendam às quantidades exigidas para o cumprimento do projeto". Logo, acredito que as alterações deveriam ser feitas no cronograma do projeto (tempo).
  • Prezados
    Segundo o PMBOK, A estrutura analítica do projeto (EAP) é uma decomposição hierárquica orientada às entregas do trabalho a ser executado pela equipe para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas requisitadas, sendo que cada nível descendente da EAP representa uma definição gradualmente mais detalhada da definição do trabalho do projeto. A EAP organiza e define o escopo total e representa o trabalho especificado na atual declaração do escopo do projeto aprovada
    O enunciado da questão informa que mudanças na disponibilidade dos recursos acarretariam mudanças na EAP, e isso não é verdade. Após estabelecido o cronograma , já realizamos nosso planejamento das atividades com base nos recursos disponíveis , e caso a quantidade de recursos planejados não estiver disponível para executar o projeto será necessário realizar um nivelamento dos recursos, e uma alteração no cronograma do projeto, mas só a mudança na disponibilidade dos recursos não afetaria o escopo do projeto, por isso a EAP permanece inalterada.
    A titulo de aprendizado, vamos detalhar o que é nivelamento de recurso. O nivelamento de recursos é uma técnica de análise de rede de cronograma aplicada a um cronograma que já foi analisado pelo método do caminho crítico. Pode ser usado quando recursos divididos ou críticos só estão disponíveis em determinados momentos, em quantidades limitadas ou para manter o uso de recursos num nível constante. É necessário quando os recursos foram distribuídos demais, tal como quando um recurso foi designado para duas ou mais atividades durante o mesmo período de tempo; quando recursos divididos ou críticos só estão disponíveis em certos momentos ou em quantidades limitadas. Frequentemente pode causar a mudança do caminho crítico original.
    Exemplo , nosso projeto tem como objetivo construir 4 paredes, esse será o escopo do projeto representado em sua EAP. Durante o planejamento, descobrimos que cada parede é feita por 8 homens hora ( um dia de trabalho realizado por uma pessoa) , e planejamos o projeto com duração de 2 dias pois planejamos que teremos 2 recursos disponíveis. Caso durante a mobilização dos recursos, um deles não esteja disponível para atuar no projeto ( situação semelhante a do enunciado da questão ) , devemos realizar o nivelamento de recursos e ajustar nosso cronograma, que agora será de 4 dias pois temos apenas 1 recurso disponível , mas de forma nenhuma isso alterará nosso escopo , que continua sendo de construir 4 paredes, por isso nossa EAP permanece inalterada.
    Portanto, questão errada.
    Fonte : PMBOK 4º edição
  • Segundo o PMBOK, A estrutura analítica do projeto (EAP) é uma decomposição hierárquica orientada às entregas do trabalho a ser executado pela equipe para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas requisitadas, sendo que cada nível descendente da EAP representa uma definição gradualmente mais detalhada da definição do trabalho do projeto. A EAP organiza e define o escopo total e representa o trabalho especificado na atual declaração do escopo do projeto aprovada
    O enunciado da questão informa que mudanças na disponibilidade dos recursos acarretariam mudanças na EAP, e isso não é verdade. Após estabelecido o cronograma , já realizamos nosso planejamento das atividades com base nos recursos disponíveis , e caso a quantidade de recursos planejados não estiver disponível para executar o projeto será necessário realizar um nivelamento dos recursos, e uma alteração no cronograma do projeto, mas só a mudança na disponibilidade dos recursos não afetaria o escopo do projeto, por isso a EAP permanece inalterada.
    A titulo de aprendizado, vamos detalhar o que é nivelamento de recurso. O nivelamento de recursos é uma técnica de análise de rede de cronograma aplicada a um cronograma que já foi analisado pelo método do caminho crítico. Pode ser usado quando recursos divididos ou críticos só estão disponíveis em determinados momentos, em quantidades limitadas ou para manter o uso de recursos num nível constante. É necessário quando os recursos foram distribuídos demais, tal como quando um recurso foi designado para duas ou mais atividades durante o mesmo período de tempo; quando recursos divididos ou críticos só estão disponíveis em certos momentos ou em quantidades limitadas. Frequentemente pode causar a mudança do caminho crítico original.
    Exemplo , nosso projeto tem como objetivo construir 4 paredes, esse será o escopo do projeto representado em sua EAP. Durante o planejamento, descobrimos que cada parede é feita por 8 homens hora ( um dia de trabalho realizado por uma pessoa) , e planejamos o projeto com duração de 2 dias pois planejamos que teremos 2 recursos disponíveis. Caso durante a mobilização dos recursos, um deles não esteja disponível para atuar no projeto ( situação semelhante a do enunciado da questão ) , devemos realizar o nivelamento de recursos e ajustar nosso cronograma, que agora será de 4 dias pois temos apenas 1 recurso disponível , mas de forma nenhuma isso alterará nosso escopo , que continua sendo de construir 4 paredes, por isso nossa EAP permanece inalterada.
    Portanto, questão errada.
    Fonte : PMBOK 4º edição

     

    Autor: Leandro Rangel , Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU)


ID
947515
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No que se refere à alocação de recursos relativos aos projetos organizacionais, julgue os itens subsequentes.

A alocação de recursos relativos, exclusivamente, aos projetos organizacionais de implantação de serviços de TI destina-se à distribuição de recursos para atender às necessidades de mobilização de pessoas, equipamentos e recursos financeiros.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe o que o examinador quis dizer com essa questão?
  • Acredito que o erro da questão está relacionado com a palavra "distribuição". Se essa fosse trocada pela palavra "junção", ou algo do gênero, ficaria mais adequado.

    A alocação de recursos relativos, exclusivamente, aos projetos organizacionais de implantação de serviços de TI destina-se à distribuição junção de recursos para atender às necessidades de mobilização de pessoas, equipamentos e recursos financeiros.
     

  • Alguém sabe da onde foi retirada esta questão? Procurei no PMBOK 4ª Edição e não encontrei nada sobre o assunto.
  • Prezados,
    O alinhamento estratégico da organização irá fazer com que as demandas de negócio sejam atendidas pela implantação de novos produtos ou serviços da TI para atender tais demandas. Um novo serviço pode ser criado através de um projeto, e esse precisará de um orçamento para ser executado. Um projeto para implantar um serviço de TI precisará de recursos alocados, mas não destinados exclusivamente a mobilização de pessoas, equipamentos e recursos financeiros , podemos ter recursos destinados a capacitação/treinamento , logística, reservas de contingência , etc ...
    Portanto , questão errada.
    Fonte : Aragon, Aguinaldo – Implantando a Governança de TI, 3º edição
  • Professor, Leandro Rangel.

    Me desculpe, mas acredito que a questão não afirma que os recursos são destinados exclusivamente a mobilização de pessoas, equipamentos e recursos financeiros.

    Ao meu ver, o 'exclusivamente' empregado na questão é referente alocação de recursos em projetos organizacionais de implantação de serviços de TI.

    Abraços!


  • Uma boa questão de interpretação de texto confuso.

  • Não diz nada com nada.

  • UFA!!! Que alívio! Li e reli várias vezes esta questão e não consegui entender nada. Pelo jeito não foi só eu.

  • Senhores, pra confundir o candidato a questão faz o deslocamento do advérbio de exclusão: exclusivamente. Se colocado em seu lugar natural teríamos:


    A alocação de recursos relativos aos projetos organizacionais de implantação de serviços de TI destina-se à distribuição de recursos para atender às necessidades de mobilização de pessoas, equipamentos e recursos financeiros exclusivamente.

    Excluindo assim todas as outras possibilidades de alocação de recursos: como capacitação, logística, etc. 

    O que torna a questão errada


  • Estaria essa questão relacionada ao gerenciamento de serviços de TI, tal como o ITIL?


ID
947518
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No que se refere à alocação de recursos relativos aos projetos organizacionais, julgue os itens subsequentes.

A alocação de recursos no contexto da gestão de porta-fólio de projetos de TI não é um problema trivial nas organizações, já que a gestão organizacional deve considerar a maturidade da tecnologia, o grau de inovação e o perfil de investimento nas decisões de projetos.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe por que essa questão está certa? Onde está a fonte?
  • Encontrei algo parecido nesse link:

    http://www.scielo.br/pdf/gp/v17n1/v17n1a13.pdf

    Na página 6 temos o seguinte:

    o modelo deveria, também, permitir a obtenção de um portfólio de projetos alinhado com a estratégia da empresa e balanceado quanto aos aspectos
    de maturidade da tecnologia, grau de inovação e perfil de investimentos,
    conforme recomendação da literatura acadêmica consultada.

    Parece uma cópia modificada.
  • Prezados,
    O portfólio de TI é um agrupamento de objetos de interesse como programas de investimento , serviços de TI, projetos de TI ou outros serviços e recursos, gerenciados e monitorados para otimizar o valor para o negócio ( IT Governance Institute 2008 ).
    O portfólio é gerado na fase de alinhamento estratégico e é usado na entrega de valor e no gerenciamento de recursos.
    Na fase de entrega de valor, o portfólio é usado para o monitoramento e o gerenciamento de projetos, serviços e inovações e para estabelecer as regras sobre o que entra e o que sai do portfólio ao longo do tempo.
    Na fase de gerenciamento de recursos, o interesse é otimizar os recursos entre os projetos, serviços e inovações no portfólio, e , corroborando com o que foi informado no enunciado da questão, essa não é uma atividade trivial , onde, entre outros fatores, a gestão deve considerar a maturidade da tecnologia, o grau de inovação e o perfil de investimento para realizar a alocação dos recursos no portfolio.
    Portanto , questão correta.
    Fonte : Aragon, Aguinaldo – Implantando a Governança de TI, 3º edição
  • De acordo com o PMBOK (4a Ed, pag.14), "O gerenciamento de portfolios se concentra em garantir que os projetos e programas sejam analisados a fim de priorizar a alocação de recursos, e que o gerenciamento de portfolios seja consistente e esteja alinhado às estratégias organizacionais". Ainda, "Os projetos ou programas do portfolio podem não ser necessariamente independentes ou diretamente relacionados". Creio que quando a questão fala em não ser um problema trivial refere-se a essa possibilidade de superposição de objetivos/recusos de projetos diferentes. Imagine departamentos diferentes (e objetivos diferentes) executando projetos integrados. Assim, gerenciar essas diferenças é complicado. Além disso, em função de interesses diferentes em projetos integrados, cada participante do projeto possui uma maturidade, que pode estar destoante do outro participante e, também, participantes diferentes podem ter maior poder de barganha em relação a recursos. Daí a existência de conflitos.

  • CORRETO

     

    A alocação de recursos no contexto da gestão de porta-fólio de projetos de TI não é um problema trivial (COMUM, CORRIQUEIRO, FACIL DE LIDAR) nas organizações

     

    Pois ENVOLVE ALGUMAS VARIÀVEIS  que a gestão organizacional deve considerar = COMO

    - A maturidade da tecnologia

    - O grau de inovação 

    - O perfil de investimento nas decisões de projetos.


ID
947521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação ao processo de gerenciamento de projetos, julgue os próximos itens.

Relacionado ao controle de custos em projeto, o gerenciamento de valor agregado é um método comumente usado para medição do desempenho que integra as medidas de escopo, os custos e o cronograma, porém não auxilia a equipe de gerenciamento a avaliar e a medir o desempenho e o progresso do projeto.

Alternativas
Comentários
  • A primeira parte está certa:
    "gerenciamento de valor agregado é um método comumente usado para medição do desempenho que integra as medidas de escopo, os custos e o cronograma"
    Valor Agregado = escopo
    Valor Planejado = tempo
    Custo Real = custo

    A segunda parte está errada: "não auxilia a equipe de gerenciamento a avaliar e a medir o desempenho e o progresso do projeto."
    Ele é um método para medir o desempenho do projeto em relação à linha de base do projeto.
  • Gerenciamento de valor agregado
    Uma metodologia de gerenciamento usada para integrar o escopo, o cronograma e os recursos e para medir objetivamente o desempenho e o progresso do projeto. Para medir o desempenho, o custo orçado do trabalho realizado (ou seja, o valor agregado) é determinado e comparado ao custo real do trabalho realizado (ou seja, o custo real).

    PMBOK 4th Ed.
  • Prezados,
    Segundo o PMBOK, item 7.3.2 , O gerenciamento do valor agregado (GVA – EVM em Inglês), em suas várias formas, é um método comumente usado para medição do desempenho. Integra as medidas de escopo, custos e cronograma para auxiliar a equipe de gerenciamento a avaliar e medir o desempenho e progresso do projeto. É uma técnica de gerenciamento de projetos que requer as informações de uma linha de base integrada contra a qual o desempenho pode ser medido na duração do projeto. Os princípios do GVA podem ser aplicados a todos os projetos em qualquer setor. 
    Portanto, alternativa errada.
    Fonte : PMBOK 4º edição
  • método para medição de desempenho que não auxilia na medição do desempenho? kkkkk 

    ERRADO

  • O Controle de custos do projeto deve ser realizado durante todo o projeto. Assim, possíveis distorções encontradas durante a execução do projeto podem ser minimizadas em fases posteriores e antes do término para que possam ser recuperadas.

     

    A Gestão de Valor Agregado (GVA) é considerada como um dos melhores métodos para analisar a evolução dos custos e prazos de um projeto devido à sua eficiência.​

     

    Quatro ideias centrais dão a tônica da Gestão de Valor Agregado no gerenciamento de projetos:

     

    ===> Estabelecer as linhas de base de escopo, tempo e custo antes de iniciar um projeto;

     

    ===> Determinar qual será o ritmo de execução do projeto (entregas, tarefas e custos, sobretudo);

     

    ===> Integrar as linhas de base do projeto;

     

    ===> Acompanhar a execução do projeto utilizando indicadores do método GVA.


ID
947524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação ao processo de gerenciamento de projetos, julgue os próximos itens.

Como instrumento desconhecido para o processo de gerenciamento de projetos cita-se o diagrama de Gantt (H. Gantt, 1917), utilizado para ilustrar a duração das atividades de um projeto ao longo do tempo, sem pemitir análise do caminho crítico ou CPM (Critical Path Method).

Alternativas
Comentários
  • O diagrama de Gantt é um gráfico usado para ilustrar o avanço das diferentes etapas de um projeto. Os intervalos de tempo representando o início e fim de cada fase aparecem como barras coloridas sobre o eixo horizontal do gráfico. Desenvolvido em 1917 pelo engenheiro mecânico Henry Gantt, esse gráfico é utilizado como uma ferramenta de controle de produção. Nele podem ser visualizadas as tarefas de cada membro de uma equipe, bem como o tempo utilizado para cumpri-la. Assim, pode-se analisar o empenho de cada membro no grupo, desde que estejam associados, à tarefa, como um recurso necessário ao desempenho dela.
    Associado a esta ideia, está o facto de esta forma de representação gráfica, das actividades de um projecto, permitir, ainda, avaliar os seus custos, resultante do consumo de recursos necessários à conclusão de cada uma de suas tarefas. A forma de balizar o desempenho do projecto, por medição relativa entre o tempo decorrido, e o grau actual de conclusão da tarefa, perante o previsto, e a partir do diagrama de Gantt, permite tirar conclusões sobre o seu desempenho em termos de custo e prazo. Uma das técnicas de balizamento, mais frequentes, e utilizadas para aquele efeito, é chamado de EVM
  • O diagrama de Gantt junto a análise do caminho crítico são instrumentos conhecidos ao gerenciamento de projetos, e estão presentes no Gerenciamento de Tempo, na atividade de Desenvolvimento de Cronograma.
  • Prezados
    Segundo o PMBOK , o Gráfico de Gantt é uma representação gráfica de informações relacionadas ao cronograma. Em um gráfico de barras típico, as atividades do cronograma ou os componentes da estrutura analítica do projeto são listados verticalmente do lado esquerdo do gráfico, as datas são mostradas horizontalmente na parte superior e as durações das atividades são exibidas como barras horizontais posicionadas de acordo com as datas. É um gráfico onde as barras representam as atividades, mostra as datas de início e término da atividade, assim como as durações esperadas. Esses são relativamente de fácil leitura e são frequentemente usados em apresentações gerenciais.
    O método do caminho crítico, segundo o PMBOK, calcula as datas teóricas de início e término mais cedo e início e término mais tarde, para todas as atividades, sem se considerar quaisquer limitações de recursos, executando uma análise dos caminhos de ida e de volta através da rede do cronograma. As datas resultantes de início e término mais cedo e início e término mais tarde não são necessariamente o cronograma do projeto, mas sim uma indicação dos períodos de tempo dentro dos quais a atividade poderia ser agendada, dadas as durações do projeto, relações lógicas, antecipações, esperas e outras restrições conhecidas.
    Todas as informações necessárias para realizar a análise do caminho crítico podem ser obtidas pelo diagrama de Gantt, portanto questão errada.
    Fonte : PMBOK 4º edição.
  • Dois erros: é CONHECIDO e PERMITE a análise do caminho crítico.


ID
947527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação ao processo de gerenciamento de projetos, julgue os próximos itens.

Na estrutura analítica do projeto, ferramenta de decomposição do trabalho do projeto em partes manejáveis ou controláveis, os elementos são compostos por produtos, serviços ou resultados entregáveis (deliverables). Dessa forma, a estrutura analítica do projeto não deve abranger todo o projeto.

Alternativas
Comentários
  • Estrutura Analítica do projeto

    É uma decomposição hierárquica orientada à entrega do trabalho a ser executado pela equipe do projeto para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas necessárias. Ela organiza e define o escopo total do projeto.

    O erro da questão está em afirmar que não abrange todo o projeto.

    PMBOK 4th Ed. Pag 102.
  • EAP. é a subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e de gerenciamento mais fácil. Trata-se de uma decomposição hierárquica orientada às entregas do trabalho a ser executado pela equipe. Na EAP temos o resultado do esforço (substantivos); não o próprio esforço (verbos).

    Inclui processos para assegurar que o projeto inclua todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para terminar o projeto com sucesso. Está relacionado à definição do que está e do que não está incluso no projeto.

    Portanto afirmativa ERRADA

    Fonte: PMBoK v.4 (seção 5) e (seção 5.3; seção 5.3.2.1
  • Prezados,
     
    O conceito de decomposição apresentado no enunciado da questão bate com o do PMBOK, onde a decomposição é uma técnica de planejamento que subdivide o escopo do projeto e as entregas do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis, até que o trabalho do projeto associado à realização do escopo do projeto e ao fornecimento das entregas seja definido em detalhes suficientes para dar suporte à execução, ao monitoramento e ao controle do trabalho.
    Porém , a questão erra ao afirmar que a EAP não deve abranger todo o escopo do projeto. Vejamos a definição de EAP de acordo com o glossário do PMBOK : Uma decomposição hierárquica orientada à entrega do trabalho a ser executado pela equipe do projeto para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas necessárias. Ela organiza e define o escopo total do projeto.
    Portanto, questão errada.
    Fonte : PMBOK 4º edição.

ID
947530
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação ao processo de gerenciamento de projetos, julgue os próximos itens.

O gerenciamento de tempo em projetos é um fator crítico de sucesso que envolve a elaboração de um plano de gerenciamento do projeto, com o respectivo cronograma e as informações acerca do desempenho do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o PMBOK, o plano de gerenciamento do projeto é elaborado pelo gerenciamento da integração do projeto.Os processo do gerenciamento de tempo são : Definir as atividadades, estimar os recursos das atividades, estimar a duração das atividades, sequenciar as atividades, desenvolver o cronograma  e contorlar o cronograma.
  • Acredito que quando a banca diz, gerenciamento do tempo, ela estã se referindo ao monitoramento e controle do tempo e não o seu planejamento. Realizada a elaboração do plano de gerencimento, o mesmo é utilizado como input para a elaboração do cronograma, que necessita de definição de atividades, sequenciar atividades, estimativa de recursos e duração das atividades(informações do desempenho do trabalho).
    Acho que foi esse o entendimento da banca.

    bons estudos.

  • CORRETA.
    Mas a redação não ajuda muito:
    O gerenciamento de tempo em projetos é um fator crítico de sucesso (ok) que envolve a elaboração de um plano de gerenciamento do projeto (o tempo deve ser gerenciado tendo como base o plano geral do projeto), com o respectivo cronograma e as informações acerca do desempenho do trabalho (diz apenas que o cronograma faz parte do plano de gerenciamento do projeto e que este possui informações de como o trabalho deve ser feito).

    Esse é minha interpretação da questão.
  • Prezados,
    O enunciado dessa questão causa um pouco de dúvida. Vamos tentar disseca-lo.
    O gerenciamento de tempo em projetos é sim um fator crítico de sucesso, não há o que se questionar nisso. Ele envolve a elaboração de um plano de gerenciamento do projeto também. observem que o enunciado não diz que no gerenciamento de tempo criamos o plano de gerenciamento do projeto ( que é feito na integração ) , mas sim um plano de gerenciamento , que no caso é o plano de gerenciamento de tempo , o qual juntamente com outros planos de gerenciamento geram o plano de gerenciamento do projeto.
    O plano de gerenciamento de tempo envolve o cronograma e as informações a cerca do desempenho do trabalho, que são atualizadas durante o processo de controlar o cronograma.
    Portanto, questão correta.
    Fonte : PMBOK 4º edição.
  • Ou seja, mais uma questão de português.

    No final da carreira, o elaborador deve ser chamado para fazer parte da ABL, possivelmente.

  • Péssima redação...


ID
947533
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à manipulação de dados em sistemas de computação. Nesse sentido, considere que a sigla SGBD, sempre que empregada, se refere a sistema gerenciador de
banco de dados.

O SGBD é um software construído para facilitar as atividades de definição, construção e manipulação de um banco de dados.

Alternativas
Comentários
  • Database management systems (DBMSs) are specially designed applications that interact with the user, other applications, and the database itself to capture and analyze data. A general-purpose database management system (DBMS) is a software system designed to allow the definition, creation, querying, update, and administration of databases

    http://en.wikipedia.org/wiki/Database_management_system
  • Acertei essa questão mas ciente de que eu poderia ter errado..

    Essa CESPE com os termos "fácil", "difícil", "muito", "pouco" matam qualquer um...

    Mas, basicamente, um SGBD é isso aí mesmo
  • Prezados,
    Existem dois conceitos distintos, que devem ser diferenciados, que são o conceito de Sistema Gerenciador de banco de dados (  SGDB )  e o conceito de Banco de Dados.
    Segundo Natathe, página 3 , temos :
    Banco de dados: É uma coleção de dados relacionados. Como dados, queremos dizer fatos conhecidos que podem ser registrados e possuem significado implícito. Um banco de dados pode ser gerado e mantido manualmente, ou pode ser computadorizado.
    Sistema gerenciador de banco de dados: É uma coleção de programas que permite aos usuários criar e manter um banco de dados. O SGBD é um sistema de software de uso geral que facilita o processo de definição, construção, manipulação e compartilhamento de dados entre diversos usuários e aplicações.
    Portanto, questão correta.
    Fonte : Navathe, Sistemas de bancos de dados, 6º edição.
  • Um SGBD é o conjunto de programas de computador responsáveis pelo gerenciamento de um banco de dados.

    Sua necessidade se dá pela complexidade que seria em gerenciar um volume gigantesco de dados e operações.
  • Ue, nao seria conjunto de softwares?

  • Questão tranquila! Os SGBDs permitem o gerenciamento total do banco de dados, fornecendo ferramentas para as tarefas de definição, construção, manipulação e compartilhamento de dados, dentre outras funcionalidades.

  • A questão peca! SGBD não é UM software, é sim UM CONJUNTO de softwares, de acordo com a definição nos livros técnicos.

  • SGBD - sistema de propósito geral que facilita os processos de definição, construção, manipulação e compartilhamento de bancos de dados entre vários usuários e aplicações.

    Outras questões CESPE:

    (CESPE) Um SGBD possui as seguintes funções: definição de dados, manipulação de dados, otimização e execução, segurança e integridade de dados, recuperação e concorrência de dados e dicionário de dados. (C)

    (CESPE) O sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) é um software que trata do acesso ao banco de dados. (C)

    GAB C

  • (C)

    Outras da Cespe/ SGBD conceituais que ajudam a responder:

    Um SGBD possui as seguintes funções: definição de dados, manipulação de dados, otimização e execução, segurança e integridade de dados, recuperação e concorrência de dados e dicionário de dados.(C)

    Um SGBD pode ser descrito como um conjunto de programas responsáveis pelo gerenciamento de uma base de dados, que tem como objetivo gerenciar o acesso, a manipulação e a organização dos dados.(C)

    O sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) é um software que trata do acesso ao banco de dados.(C)

  • Questão

    O SGBD é um software construído para facilitar as atividades de definição, construção e manipulação de um banco de dados. ✅

    A definição refere-se à definição das estruturas do banco:

    Construção ➡ refere-se a criação do banco de dados em si;

    Manipulação ➡ está ligada as operações para inserir, remover, recuperar e alterar dados do banco de dados.

    Gabarito correto. ✅

  • SGBD é um software utilizado para gerir Bases de Dados, permitindo criar base de dados, modificar Base de dados, eliminar bases de dados, inserir dados na Base de Dados e Eliminar dados da base de dados.

  • Software ou conjunto de softwares!

  • Gabarito: certo

    Outra questão que ratifica :

    Ano: 2015 Banca: cespe Órgão: MEC 

    A respeito de sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBD), julgue o item a seguir.

    Para implementar um SGBD, são necessários três componentes: linguagem de definição de dados, linguagem de manipulação de dados e dicionário de dados.

    CERTO

  • SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) é um conjunto de programas complexos que são utilizados para criar e gerenciar bancos de dados. O SGBD fornece ferramentas para que se gerencie os dados e seus metadados armazenados, bem como fornece interfaces de acesso para que usuários e programas de aplicação sejam capazes de acessar os dados contidos nos bancos de dados. Os SGBDs permitem que se realize várias tarefas, como definir, construir, manipular e compartilhar bancos de dados, dentre outras funções. 


ID
947536
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à manipulação de dados em sistemas de computação. Nesse sentido, considere que a sigla SGBD, sempre que empregada, se refere a sistema gerenciador de
banco de dados.

A linguagem de consulta estruturada, ou Structured Query Language (SQL), que serve para descrever estruturas de dados e esquemas, é uma linguagem de pesquisa declarativa padrão para banco de dados relacionais.

Alternativas
Comentários
  • Prezados,
    A linguagem SQL pode ser considerada um dos principais motivos para o sucesso dos banco de dados relacionais comerciais. Como ela se tornou um padrão para esse tipo de banco de dados, os usuários ficaram menos preocupados com a migração de suas aplicações de outros tipos de sistemas de bancos de dados para sistemas relacionais.
    Na prática, é óbvio, existem muitas diferenças entre diversos pacotes SGDB relacionais comerciais, porém se o usuário for cuidadoso e usar apenas recursos que façam parte do padrão , então a conversão entre SGBDs distintos será facilitada.
    Segundo Navathe, página 57, vemos também que a SQL é uma linguagem declarativa e não procedimental ( como a PL-SQL ).
    Portanto, questão correta.
    Fonte : Navathe, Sistemas de bancos de dados, 6º edição.
  • Structured Query Language, ou Linguagem de Consulta Estruturada ou SQL, é uma linguagem de pesquisa declarativa para banco de dados relacional. 

    A linguagem SQL é um grande padrão de banco de dados. Por ser uma linguagem declarativa (não procedural), uma consulta SQL especifica a forma do resultado e não o caminho para chegar a ele.


    A linguagem SQL é dividida em subconjuntos de acordo com as operações que se deseja efetuar sobre um banco de dados. Os principais subconjuntos são:

    DDL - Data Definition Language (Linguagem de Definição de Dados) 

     Principais comandos: CREATE, ALTER e DROP


    DML - Data Manipulation Language (Linguagem de Manipulação de Dados)

     Principais comandos: SELECT, INSERT, UPDATE, DELETE, TRUNCATE e outros.


    DCL - Data Control Language (Linguagem de Controle de Dados)

    Principais comandos: GRANT, REVOKE e SET.


    O conjunto de comandos da linguagem DDL é usado para a definição das estruturas de dados, fornecendo as instruções que permitem a criação, modificação e remoção de objetos de banco de dados (base de dados, esquemas, tabelas, índices etc.).

    A maioria dos bancos de dados comerciais tem extensões proprietárias no DDL.

    Os comandos básicos da DDL são:

    ■ CREATE: cria um objeto (uma Tabela, por exemplo) dentro da base de dados.

    ■ DROP: apaga um objeto do banco de dados.

    ■ ALTER: permite ao usuário alterar um objeto, por exemplo, adicionando uma coluna a uma tabela existente.

  • Gabarito C

    Um banco de dados relacional é um banco de dados que modela os dados de uma forma que eles sejam percebidos pelo usuário como tabelas, ou mais formalmente relações. As informações do banco de dados poderão ser sintetizadas em um layout.

    >> No modelo hierárquico, as informações são relacionadas diretamente entre si como ramificações de uma árvore.

    >> No modelo de rede, a informação distribuída é interconectada.

    >> No modelo relacional, os dados são distribuídos e a apresentação busca informações em base de dados distintas.

    Structured Query Language, ou Linguagem de Consulta Estruturada ou SQL, é uma linguagem de pesquisa declarativa para banco de dados relacional. Uma instrução SQL pode ser executada no banco de dados para puxar para cima de toda a informação na linha por um ID do cliente específico. O SQL Server é o sistema de banco de dados da Microsoft. É também relacional, e entre seus principais atrativos está uma administração mais facilitada, quando comparado à mesma solução oferecida pela Oracle. O MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD), que utiliza a linguagem SQL (Linguagem de Consulta Estruturada, do inglês Structured Query Language) como interface. É atualmente um dos sistemas de gerenciamento de bancos de dados mais populares, com mais de 10 milhões de instalações pelo mundo.

  • CESPE: A SQL é padrão para bancos de dados relacionais, assim denominados porque implementam relacionamentos entre tabelas. ERRADO

    Ao meu ver a questão deveria ser errada pois SQL não é uma linguagem padrão e sim uma das linguagens.


ID
947539
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à manipulação de dados em sistemas de computação. Nesse sentido, considere que a sigla SGBD, sempre que empregada, se refere a sistema gerenciador de
banco de dados.

Suponha haver necessidade de se recuperar o CPF de clientes. Nesse caso, o SGBD irá consultar se o campo CPF está no dicionário de dados ou no catálogo, acessando os respectivos metadados.

Alternativas
Comentários
  • Prezados ,
    Segundo Korth, página 7, O dicionário de dados contém metadados  ( ou seja, dados sobre dados ) e é considerado um tipo especial de tabela que só pode ser acessado e atualizado pelo próprio SGDB ( não por um usuário comum ). Um SGBD consulta o dicionário de dados antes de ler ou modificar dados reais.
    Portanto, alternativa correta.
    Fonte : Korth , Sistemas de Bancos de dados, 5º edição.
     
  • Caramba, pensei que quem consultasse algum dado fosse o SQL e não o SGBD.

    Essa me pegou, alguém saberia explicar?

  • GABARITO: CERTO

    Uma vez compilados, os parâmetros DDL são armazenados num conjunto de arquivos  denominado  dicionário  de  dados  (ou  catálogo).  O  dicionário  de dados  contém  os  metadados  (dados  a  respeito  das  estruturas  de armazenamento). O SGBD sempre consulta os metadados a cada operação sobre o banco de dados. 

  • Prezados ,

    Segundo Korth, página 7, O dicionário de dados contém metadados ( ou seja, dados sobre dados ) e é considerado um tipo especial de tabela que só pode ser acessado e atualizado pelo próprio SGDB ( não por um usuário comum ). Um SGBD consulta o dicionário de dados antes de ler ou modificar dados reais.

    Portanto, alternativa CORRETA.

    Fonte : Korth , Sistemas de Bancos de dados, 5º edição.

  • Correto! Para verificar se determinado campo existe em alguma estrutura de armazenamento de um banco de dados, pode-se simplesmente consultar os metadados a respeito dessa estrutura, que também são armazenados e mantidos pelo SGBD. Esses metadados estão presentes nas estruturas conhecidas como catálogo e dicionário de dados.

  • Arthur Mendonça | Direção Concursos

    Para verificar se determinado campo existe em alguma estrutura de armazenamento de um banco de dados, pode-se simplesmente consultar os metadados a respeito dessa estrutura, que também são armazenados e mantidos pelo SGBD. Esses metadados estão presentes nas estruturas conhecidas como catálogo e dicionário de dados.


ID
947542
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à manipulação de dados em sistemas de computação. Nesse sentido, considere que a sigla SGBD, sempre que empregada, se refere a sistema gerenciador de
banco de dados.

Um banco de dados é formado por uma coleção de dados sem um relacionamento lógico, com um significado interpretado por uma aplicação ou um programa computacional.

Alternativas
Comentários
  • "Um banco de dados é formado por uma coleção de dados sem um relacionamento lógico, com um significado interpretado por uma aplicação ou um programa computacional."

    Errado. Um banco de dados sem relacionamento lógico não faz sentido. Os objetos do mundo real são inerentemente relacionados. Banco de dados sem relacionamentos não serviriam para resolver problemas na prática ou teriam um mapeamento conceitual - lógico muito complexo.
  • Não acredito que as bancas venham a cobrar conceitos que envolvam NoSQL... mas um banco de dados NoSQL poderia fazer o gabarito da questão ser CERTO. O relacionamento lógico em NoSQL é feito pela aplicação.
  • Prezados,
    Vejamos o conceito de Navathe sobre banco de dados, contido na página 3 de seu livro :
    Banco de dados: É uma coleção de dados relacionados. Como dados, queremos dizer fatos conhecidos que podem ser registrados e possuem significado implícito. Um banco de dados pode ser gerado e mantido manualmente, ou pode ser computadorizado
    Portanto, a questão está errada ao afirmar que banco de dados é formado por uma coleção de dados sem um relacionamento lógico.
    Fonte : Navathe, Sistemas de bancos de dados, 6º edição.
  • Gabarito: ERRADO.

     

    Deve haver relacionamento lógico entre os dados. Um banco de dados é uma coleção logicamente coerente de dados com algum significado inerente.

    Assim, um banco de dados não é variedade aleatória de dados.
     

    Prof. Ramon Souza.

  • Prezados,

    Vejamos o conceito de Navathe sobre banco de dados, contido na página 3 de seu livro :

    Banco de dados: É uma coleção de dados relacionados. Como dados, queremos dizer fatos conhecidos que podem ser registrados e possuem significado implícito. Um banco de dados pode ser gerado e mantido manualmente, ou pode ser computadorizado

    Portanto, a questão está errada ao afirmar que banco de dados é formado por uma coleção de dados sem um relacionamento lógico.

    Fonte : Navathe, Sistemas de bancos de dados, 6º edição.

  • Finalmente uma questão que entendi e consegui responder corretamente!

  • Um banco de dados é uma coleção lógica coerente de dados inter-relacionados.

  • ERRADA.

    um banco de dados é uma coleção de dados logicamente relacionados que representam algum aspecto do mundo real, podendo ter qualquer tamanho e complexidade, e podendo ser manual ou computadorizado. Aliás, quanto maior e mais complexo um banco de dados, maior a necessidade de organizar e gerenciar as informações de modo que os usuários possam consultar, recuperar e atualizar os dados quando necessário.

    FOnte: gran

  • Errado.

    Um banco de dados de fato é uma coleção de dados. Contudo, não é qualquer coleção de dados que forma um banco de dados. Esses dadas devem possuir um relacionamento lógico. Além de possuírem um significado implícito. Uma aplicação/programa geralmente conhece a estrutura do banco de dados e, portanto, o significado dos dados sem necessidade de interpretação.

    Por exemplo, uma tabela cliente armazena dados sobre os clientes. O programa conhecendo a estrutura da tabela sabe o que vai encontrar nas tabelas e em cada coluna.

  • se não tem relação entre os dados, não é banco de dados.

  • Banco de dados é um conjunto de dados relacionados.

    --> Características:

    -> Representação do mundo real

    -> Significado inerente

    -> Propósito específico

    Outra questão CESPE que ajuda a entender:

    Um banco de dados pode ser considerado uma coleção de dados inter-relacionados, projetado para suprir as necessidades de um grupo específico de aplicações e usuários. (C)  

    GAB E

  • Deve haver relacionamento lógico entre os dados. Um banco de dados é uma coleção logicamente coerente de dados com algum significado inerente. Assim, um banco de dados não é variedade aleatória de dados.

    Gabarito: Errado

  • GABARITO ERRADO

    Banco de Dados (BD): Conjunto de dados logicamente relacionados, organizados de forma coerente para atender determinada finalidade.

    FONTE: Meus resumos.

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço".

  • Uma variedade aleatória de dados não pode ser chamada de banco de dados, pois os dados devem ser logicamente coerentes e com algum significado inerente. Gabarito Errado.

  • Um banco de dados é uma coleção lógica coerente de dados inter-relacionados, com algum significado inerente, isto é, informações de interesse de uma ou mais organizações.

    É projetado e construído com dados para um propósito específico. Um banco de dados possui um conjunto predefinido de usuários e aplicações, representa algum aspecto do mundo real, o qual é chamado de minimundo; qualquer alteração efetuada no minimundo é automaticamente refletida no banco de dados.

    Errado.

  • ERRADO

    • Um banco de dados representa algum aspecto do mundo real, às vezes chamado de minimundo ou de universo de discurso (UoD - Universe of Discurse). As mudanças no minimundo são refletidas no banco de dados.

    • Um banco de dados é uma coleção logicamente coerente de dados com algum significado inerente. Uma variedade aleatória de dados não pode ser corretamente chamada de banco de dados.

    • Um banco de dados é projetado, construído e populado com dados para uma finalidade específica. Ele possui um grupo definido de usuários e algumas aplicações previamente concebidas nas quais esses usuários estão interessados.

    FONTE: BANCO de dados e usuários de banco de dados. In: ELMASRI, Navathe. Sistemas de banco de dados. 6. ed. [S. l.s. n.], 2010. cap. 1, p. 23.

  • Vamos com tudo meu aluno(a), Rumo à Aprovação!

    Meu querido aluno(a), vamos ver a definição no livro: Sistemas de Banco de Dados - 6ª Ed. – Saraiva, Navathe. Ele define assim:

    Banco de dados: É uma coleção de dados relacionados. Como dados, queremos dizer fatos conhecidos que podem ser registrados e possuem significado implícito.

    Certo, professor, mas porque a questão está errada? porque não é formado por uma coleção de dados sem um relacionamento lógico.

    Gabarito: Errado.


ID
947545
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à manipulação de dados em sistemas de computação. Nesse sentido, considere que a sigla SGBD, sempre que empregada, se refere a sistema gerenciador de
banco de dados.

Na arquitetura de um sistema de banco de dados, o elemento importante para o gerenciamento do banco é a aplicação/programa.

Alternativas
Comentários
  • Prezados,
    Segundo Navathe, página 4, um programa de aplicação acessa o banco de dados ao enviar consultas ou solicitações de dados ao SGBD.
    Entretanto, na arquitetura de um sistema de banco de dados os elementos mais importantes para o gerenciamento do banco é a definição do banco de dados armazenado ( metadados ) e os próprios dados armazenados. Com eles , o SGBD facilita a definição, construção, manipulação, compartilhamento e proteção aos dados. Para os programas de aplicação.
    Fonte : Navathe, Sistemas de bancos de dados, 6º edição.
  • GABARITO: ERRADO

    Vale  destacar  que  informações  rápidas  e  úteis  exigem  dados  precisos.  Esses dados devem ser gerados de forma adequada e armazenados em um formato de fácil acesso. E, como qualquer recurso básico, o ambiente de dados deve ser gerenciado  com  cuidado.  O  gerenciamento  de  dados  é  uma  disciplina  que foca  na  geração,  no  armazenamento  e  na  recuperação  adequada  dos  dados. Diante  do  papel  crucial executado  pelos  dados,  você não  deve estar  surpreso que o gerenciamento de dados seja uma atividade central para qualquer negócio, ou organização (Rob e Coronel, 2011). Em geral, o gerenciamento eficiente de dados exige a utilização de um banco de dados computacional. 

  • Eu penso que a aplicação/programa é importante sim na arquitetura de um banco de dados, pois se for uma aplicação OO o banco necessariamente não tem que ser OO também, ou seja, sua arquitetura é definida através da aplicação.

  • Errado.

    O gerenciador do banco de dados poderá ser desenvolvido em qualquer linguagem ou modelagem, porque o elemento mais importante para o gerenciamento do bando é o próprio banco de dados.

  • Canso de ver explicações dos concurseiros que absolutamente nada esclarecem...esse é o grande problema de nós brasileiros : sermos redundantes e nunca tocarmos nas causas raízes dos assuntos !!! 

  • Nossa. Dá até tristeza de ler os comentários.. Vamos lá:

    Sistema de Banco de Dados = Banco de Dados (propriamente dito) + SGBD (sistema GERENCIADOR de banco de dados).

    Embora o software identificado de imediato seja o próprio SGBD, o funcionamento completo do sistema de banco de dados necessita de três tipos de softwares: sistema operacional, SGBD e aplicativos e utilitários:

    O sistema operacional gerencia todos os componentes de hardware e possibilita que os outros softwares sejam executados nos computadores. Os exemplos de sistema operacional incluem o Microsoft Windows, o Linux, o UNIX etc.;

    O SGBD gerencia o banco de dados em um sistema de banco de dados;

    Os aplicativos e utilitários são utilizados para acessar e manipular dados no SGBD e gerenciar o ambiente computacional no qual ocorre o acesso e a manipulação de dados.

    Fonte: Pátricia Quintão - PDF de Banco de Dados Parte I - PCDF Agente 2020 - Gran Cursos Online

  • As aplicações nem são obrigatórias!

  • Segundo Navathe:

    As principais características da abordagem de um banco de dados versus a abordagem de processamento de arquivos são as seguintes:

    -Natureza autodescritiva do sistema de banco de dados.

    -Isolamento entre os programas e os dados, e a abstração dos dados.

    -Suporte para as múltiplas visões dos dados.

    -Compartilhamento de dados e processamento de transações de multiusuários.

    _________________________

    No processamento tradicional de arquivos, a estrutura do arquivo de dados está embutida no programa da aplicação, sendo assim, qualquer mudança na estrutura de um arquivo pode exigir alterações de todos os programas que acessam esse arquivo. Ao contrário, os programas para acesso ao SGBD não exigem essas alterações na maioria dos casos. A estrutura dos arquivos de dados é armazenada no catálogo do SGDB separadamente do programa de acesso. Denominaremos essa propriedade independência programa-dados.


ID
947548
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Em relação ao gerenciamento de serviços de TI e aos fundamentos da biblioteca ITIL (Information Technology Infrastructure Library), julgue os itens a seguir.

Para o sucesso do gerenciamento de serviços de TI, faz-se necessário definir papéis e responsabilidades das várias atividades dentro da organização. Nesse sentido, ao controlar serviço ou processo, é imperativo que todos os papéis estejam claramente definidos, visto que a marca registrada do alto desempenho das organizações é a habilidade de tomar rapidamente as decisões corretas e de executá-las de forma eficaz.

Alternativas
Comentários
  • Errei a questão,
    pois ao meu ver o ITIL, enquanto um guia de boas práticas, não impõe as coisas como a questão quis sugerir:

    ", é imperativo ...".
  • Prezados,
    A forma mais simples de se resolver questões da CESPE é procurar algum erro na alternativa, se não houver nenhum , a questão está certa.
    Apesar de ser obvio , muitos candidatos esquecem disso na hora de decidir o que marcar.
    Que erro encontramos nessa alternativa ? Nenhum.
    Vamos por partes.
    Para ter sucesso do gerenciamento de serviços de TI é preciso definir papeis e responsabilidades para as atividades ? Claro que sim. Não só no ITIL temos essas definições de papeis e responsabilidades, como em outros modelos, a exemplo do RUP, SCRUM , PMBOK, etc ...
    A ”marca registrada” do alto desempenho das organizações é a habilidade de tomar rapidamente decisões corretas e executá-las de forma eficaz ? Claro que sim. Tomando o PMBOK como referência , a única certeza que temos no nosso projeto é que haverão mudanças nele , cabe saber como controla-las de forma a não perder a gestão do projeto. Mais uma vez, vários modelos tratam da gestão de mudanças e configuração, como o CMMI , ITIL , MPS.BR.
    Portanto, questão correta.
    Fonte : Aragon, Aguinaldo – Implantando a Governança de TI, 3º edição
  • Concordo com o Rodrigo, mas vejamos o que diz Aragon (implantando a Governança de TI - 3 ª Edição, pág 271):

    "O Desenho do Serviço traz a necessidade da definição de uma matriz de responsabilidades, na qual as atribuições de cada função devem estar bastante claras..."

    Essa sentença pinçada do livro foi a única afirmação que encontrei que corrobora o texto da questão.

  • "...visto que a marca registrada do alto desempenho das organizações é a habilidade de tomar rapidamente as decisões corretas e de executá-las de forma eficaz"


    Meio embaçada essa afirmação. Alto desempenho organizacional vai muito além disso.


ID
947551
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Em relação ao gerenciamento de serviços de TI e aos fundamentos da biblioteca ITIL (Information Technology Infrastructure Library), julgue os itens a seguir.

Conforme definição do IT Service Management: An Introduction. Van Haren Publishing. IT Service Management Forum, van Bon, J. (Ed.), 2002, o gerenciamento de serviços de TI tem por objetivo prover um serviço de TI com qualidade, porém não alinhado às necessidades do negócio.

Alternativas
Comentários
  • "o gerenciamento de serviços de TI tem por objetivo prover um serviço de TI com qualidade, alinhado às necessidades do negócio."

    Essa seria a forma correta e não o que tá na questão.
  • Prezados,
    O gerenciamento de serviços de TI tem sim por objetivo prover um serviço de TI com qualidade, mas esse deve estar alinhado com as necessidades do negócio. Para atingir tal alinhamento o ITIL V3 define um livro especifico, o service strategy , onde os requisitos de negócio são identificados e os resultados esperados são documentados em um SDP ( Service Design Package ).
    Portanto, questão errada.
    Fonte : ITIL V3.
  • Responderei com base na ITIL 2011(NÃO HOUVE MUDANÇAS TÃO PROFUNDAS EM RELAÇÃO A V3)

    ERRADO, pois segundo o ITIL EDIÇÃO 2011, p.2,"A ITIL combina uma série de características que a torna um instrumento valioso e eficaz, visando a um objetivo que realmente importa: ENTREGA DE VALOR PARA O NEGÓCIO."

    **Portanto é necessário que a ITIL esteja alinhada aos objetivos e négocios da empresa para que o valor seja entregue.

    Bibliografia:

    GUIA DE REFERÊNCIA ITIL EDIÇÃO 2011- AUTOR: JAN VAN BON 

    EDITORA: CAMPUS

    DO ORIGINAL: A POCKET GUIDE-2011 EDITION de Jan van Bon


  • Os serviços de T.I devem estar sempre alinhados ás necessidades de negócio para poder agregar valor á organização.


ID
947554
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Em relação ao gerenciamento de serviços de TI e aos fundamentos da biblioteca ITIL (Information Technology Infrastructure Library), julgue os itens a seguir.

As organizações globalizadas não vêm adotando o gerenciamento de processos internos de TI de acordo com as boas práticas reunidas na biblioteca ITIL.

Alternativas
Comentários
  • "As organizações globalizadas vêm adotando o gerenciamento de processos internos de TI de acordo com as boas práticas reunidas na biblioteca ITIL. "

    Essa seria a redação correta e não o que veio na questão.
  • Prezados,
    No fim da década de 80 e início de 90, o Reino Unido criou uma documentação baseada nas melhores praticas de Gerenciamento de Serviços de TI. Estas práticas foram mais tarde intituladas “Information Tecnologie Infrastructure Library – ITIL”. Nos anos 90, ITIL começou a se tornar popular. Entre 1990 e 2004, foi produzida a versão 2 da ITIL, contendo um total de 9 livros e em 2007, finalmente a versão 3, com 5 livros . O ITIL está ganhando muito espaço nas grandes organizações, tendo se tornado uma referência no gerenciamento dos processos de serviço de TI das organizações.
    Portanto, questão errada.

ID
947557
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Em relação ao gerenciamento de serviços de TI e aos fundamentos da biblioteca ITIL (Information Technology Infrastructure Library), julgue os itens a seguir.

A maturidade no processo de gerenciamento de serviços de TI inclui cinco fases: início, medição operacional, controle operacional, controle de serviço e melhoria contínua. No entanto, o controle do desempenho dos serviços não deve evoluir em sua maturidade.

Alternativas
Comentários
  • "A maturidade no processo de gerenciamento de serviços de TI inclui cinco fases: início, medição operacional, controle operacional, controle de serviço e melhoria contínua. O controle do desempenho dos serviços deve evoluir em sua maturidade."

    Essa deveria ser a redação e não o que veio na questão.
  • Acredito que a resposta se encontra abaixo:

    A ITIL é um conjunto de melhores práticas que vem ao encontro do novo estilo de vida imposto às áreas de Tecnologia da Informação, habilitando o incremento da maturidade do processo de gerenciamento de TI, propiciando a construção de um caminho de 5 níveis entre o "Caótico" e denominado "Valor":

    - Caótico: Existência de vários Help-Desks, inexistência de supervisão centralizada e notificação de problemas pormeio de chamadas de usuários.
    - Reativo: Gerenciamento dos incidentes e eventos; Gerenciamento do inventário.
    - Pró-ativo: Gerenciamento da performance, configuração e disponibilidade; Gerenciamento dasmudanças e dos problemas- Serviço.
    - Serviço: Gerenciamento do nível de serviço e da capacidade.
    - Valor: Gerenciamento Financeiro e alinhamento entre TI e o Negócio, demonstrado pormeio de indicadores de desempenho.

    Fonte: 
    http://www.martinsfontespaulista.com.br/anexos/produtos/capitulos/235588.pdf
  • Em que parte do ITIL se baseia essa questão e o comentário do Marcos Júnior?
  • Eu marquei errado com base nisto:

    1.7 Maturidade dos Processos de GSTI.

    O Gartner, instituição que provê dados e métricas de diversas áreas classifica a maturidade de uma gestão de serviços de Ti de 5 (cinco) maneiras, são elas:

    a) Caótico
    - Existência de vários Help-Desks, inexistência de supervisão centralizada e notificação de problemas por meio de chamadas de usuários.

    b) Reativo
    - Gerenciamento dos incidentes e eventos. Gerenciamento do inventário.

    c) Pró-ativo
    - Gerenciamento da performance, configuração e disponibilidade, Gerenciamento das mudanças e dos problemas.

    d) Serviço
    - Gerenciamento do nível de serviço e da capacidade.

    e) Valor
    - Gerenciamento Financeiro e alinhamento entre TI e o Negócio, demonstrado por meio de indicadores de desempenho.


    Mas vi que tem um livro que fala outra coisa: Michael Porter, What is Strategy? Harvard Business Review, nov.-dec. 1996
    E foi dele que tiraram essa questão.

  • Que eu saiba as 'fases' ou estágios que ITIL fala são: Estratégia, Desenho, Transição, Operação e Melhoria Continuada. Nunca vi nada sobre isso que a questão comenta e nem o que está nos comentários dos Marcos Junior ou do Thiago. No processo de melhoria continuada, existem ainda os 7 passos de melhoria. Pra mim é por isso que a questão está totalmente errada.

  • Robson, para surpresa geral: 

    Um modelo de maturidade é um sistema de medidas que permite a categorização em níveis previamente definidos, com estágios evolutivos e acumulativos entre os níveis. No processo de aferição da maturidade, é possível identificar as atividades que não são executadas (lacunas), as quais impedem a evolução do nível de maturidade, gerando assim oportunidades de melhorias, as quais comporão os chamados Planos de Melhorias. 

    De acordo com o Software Engineering Institute (SEI) da Carnegie Mellon University, o principal objetivo de um modelo de maturidade é auxiliar na melhoria contínua, por meio de um processo controlado e mensurado, que demanda um conjunto de práticas de gestão específicas. 

    Dentre diversos modelos de maturidades existentes, o ITIL possui o seu, designado de Modelo de Maturidade de Processos – PMF (Process Maturity Framework). Pereira e Silva (2010) afirmam que apesar existência de uma gama de modelos de maturidades, apenas o PMF é especificamente desenhado para o ITIL. 

    O PMF possui cinco níveis de maturidade, Livro Service Design do ITIL v3 (2010, p. 391) , a saber: Inicial (CAÓTICO), Repetitivo (REATIVO), Definido (PRÓ-ATIVO), Gerenciado (SERVIÇO) e Otimizado (VALOR), sendo útil para examinar o programa de melhoria contínua de serviços e de todos os processos implementados ou de um processo individual. 

  • Marquei como errado com base no seguinte trecho: " No entanto, o controle do desempenho dos serviços não deve evoluir em sua maturidade".  

    Correto: o controle deve(pode) evoluir em sua maturidade.


ID
947560
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Em relação ao gerenciamento de serviços de TI e aos fundamentos da biblioteca ITIL (Information Technology Infrastructure Library), julgue os itens a seguir.

A gestão de mudanças do ITIL não se relaciona às funções e aos processos da gestão de incidentes e da gestão de problemas.

Alternativas
Comentários
  • "A gestão de mudanças do ITIL se relaciona às funções e aos processos da gestão de incidentes e da gestão de problemas."

    Essa deveria ser a redação e não o que veio na questão.
  • Essa dá pra acertar sem nem conhecer de ITIL.

    Incidentes e problemas obviamente são motivadores de mudanças, portanto tais processos são relacionados.

    Bons estudos!
  • Os processos abaixo têm relacionamento com o gerenciamento de incidentes:
    - Gerenciamento de problemas
    - Gerenciamento de configuração
    - Gerenciamento de mudança
    - Gerenciamento da capacidade
    - Gerenciamento da disponibilidade
    - Gerenciamento de nível de serviço.
    Alternativa: Errada

    Fonte: Ti exames (preparatório para certificação ITIL)
  • Prezados,
    Segundo o ITIL, uma Mudança que deve ser introduzida assim que possível. Por exemplo: para resolver um Incidente Grave ou implantar uma correção de Segurança. O Processo de Gerenciamento de Mudanças normalmente tem um Procedimento específico para manipulação de Mudanças Emergenciais.
    O gerenciamento de incidentes e de problemas irão demandar mudanças para solucionar os incidentes e problemas diagnosticados, portanto, questão errada.
    Fonte : ITIL V3

ID
947563
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Em relação ao gerenciamento de serviços de TI e aos fundamentos da biblioteca ITIL (Information Technology Infrastructure Library), julgue os itens a seguir.

Segundo os fundamentos do ITIL, o gerenciamento de serviços de TI é formado por um conjunto de capacidades organizacionais especializadas para prover valor aos clientes na forma de serviços.

Alternativas
Comentários
  • Gerenciamento de serviços de TI: conjunto de capacidades organizacionais para prover valor aos clientes na forma de serviços:
    Processos, Métodos, Funções, Papéis e Atividades.
  • Prezados,
    O conceito de Gerenciamento de Serviços segundo o glossário do ITIL V3 é : Gerenciamento de Serviço é um conjunto especializado de habilidades organizacionais para fornecer valor a Clientes na forma de Serviços.
    Portanto, questão correta.
    Fonte : ITIL V3
     

ID
947566
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Tendo em vista que o ciclo de vida do serviço é fundamental na versão 3 do ITIL, julgue o item abaixo.

O ciclo de vida do serviço de TI pode ser visto como uma sequência de fases, entre as quais estão as seguintes: definir a estratégia para o gerenciamento de serviços de TI, projetar os serviços para dar suporte a estratégia, implementar os serviços, a fim de atender os requisitos projetados e dar suporte aos serviços que controlam as atividades operacionais.

Alternativas
Comentários
  • O ciclo de vida do serviço de TI pode ser visto como uma sequência de fases, entre as quais estão as seguintes: definir a estratégia para o gerenciamento de serviços de TI (Estratégia de Serviço), projetar os serviços para dar suporte a estratégia (Desenho de Serviço), implementar os serviços, a fim de atender os requisitos projetados (Transição de Serviço) e dar suporte aos serviços que controlam as atividades operacionais (Operação de Serviço).
  • GABARITO: CERTO
    CICLO DE VIDA ITIL V. 3


    BONS ESTUDOS!!!
  • Um pouco mais completo:
  • A questão desprezou a melhoria continua, mas esta certa pois o enunciado disse:  "entre as quais estão as seguintes".
  • Bem lembrando pelo Bruno

    Faltou a melhoria contínua
  • Prezados,
    Para resolver essa questão, devemos ter em mente que um Serviço de TI, um item de Configuração, um incidente ,um problema , uma mudança , etc... podem ter seu ciclo de vida, assim como o ITIL tem seu ciclo.
    Segundo o glossário do ITIL, Ciclo de vida é representado pelas diversas fases na vida de um Serviço de TI, Item de Configuração, Incidente, Problema, Mudança etc. O Ciclo de Vida define as Categorias para Status e transições de Status que são permitidas.
    Por exemplo:
    · O Ciclo de Vida de uma Aplicação inclui Requisitos, Desenho, Construção, Teste,
    Implementação, Operação, Otimização.
    · O Ciclo de Vida expandido de um Incidente inclui: Detecção, Resposta, Diagnóstico,
    Reparo, Recuperação, Restauração.
    · O Ciclo de Vida de um Servidor pode incluir: Pedido, Recebido, Em Teste, Produção,
    Obsoleto, etc.
     
    A abordagem do Ciclo de Vida do Gerenciamento de Serviço considera a Estratégia, Desenho, Transição, Operação e Melhoria Continuada de Serviços de TI, que em outras palavras podem ser entendidos como definir a estratégia para o gerenciamento de serviços de TI, projetar os serviços para dar suporte a estratégia, implementar os serviços, a fim de atender os requisitos projetados e dar suporte aos serviços que controlam as atividades operacionais, portanto, questão correta.
    Fonte : ITIL V3
  • Errei pq não concordo que seja de forma sequenciada...

  • ITIL em sua 3º versão deixa claro que seus estágios NÃO estão organizados de forma sequencial, conforme dito na questão, mas sim como um ciclo em que determinados estágios possuem uma interface/ligação maior ou menor com os outros.


    Ao meu ver a questão está errada!

  • A questão afirma que "pode ser visto como uma sequência de fases" não que o é necessariamente.


ID
947569
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A respeito de segurança da informação, julgue os próximos itens.

Mediante a cifração, sinais de linguagem em claro são substituídos por outros sinais ininteligíveis por pessoas não autorizadas a conhecer a informação cifrada.

Alternativas
Comentários
  • Questão bem simples, é o conceito de criptografia, cuja finalidade é transformar o texto em claro em algo que não seja possível entender a quem não possui a chave criptográfica (pessoas não autorizadas).
    Criptografia é diferente de esteganografia, pois que esta é uma técnica de ocultar uma mensagem.
  • Bom, eu errei esta questão pois pra mim os SINAIS, após a cifragem continuam sendo INTELIGIVEIS como por exemplo o alfabeto. O que sera ininteligivel após a cifragem sera a mensagem (ou seja, a informação em si) e não os seus simbolos/sinais. 

    Seria muito rigor de minha parte com o CESPE? 

    []s
  • Estou com problemas para interpretar essa frase da forma como está escrita, vejamos: 

    Mediante a cifração, sinais de linguagem em claro são substituídos por outros sinais ininteligíveis / por pessoas não autorizadas a conhecer a informação cifrada.


    Mediante a cifração, sinais de linguagem em claro são substituídos por outros sinais ininteligíveis: até aqui concordo, pois é mediante cifração que isso ocorre.

    / por pessoas não autorizadas a conhecer a informação cifrada: eu entendi que a cifraçao é feita por pessoas não autorizadas. 

    O que o CESPE quis dizer com a segunda parte para torna-la certa?
  • Prezados,
    Essa questão trata mais especificamente sobre cifras de substituição, mas isso não deixa a questão errada, pois cifras de substituição ou transposição são técnicas de criptografia.
    Segundo Stallings, página 22, uma técnica de substituição é aquela em que as letras do texto em claro são substituídas por outras letras ou por números e símbolos.
    Portanto , questão certa.
    Fonte : Stallings, Criptografia e segurança de redes, 4º edição.
  • Eu entendi da mesma forma que a Lu, no comentário anterior. Como se as pessoas não autorizadas fossem as que criassem a criptografia. CESPE é brincadeira!!!!

  • O problema maior dessa questão foi o português, se a pessoa fizer uma leitura rápida, dá entender que uma pessoa não autorizada foi o responsável pela cifração da mensagem, deixando o item errado. Mas fazendo uma leitura pausadamente é nítido o conceito básico de criptografia por meio de cifras de substituição.

  • O povo comentou, comentou, comentou, enrolou e não explicou o que o CESPE quis dizer com "pessoas não autorizadas".

    Alguém???

  • Questão "baixa", a meu ver. Pegando as pessoas pela ambiguidade do português.

    Veja, a questão diz:

    "são substituídos por outros sinais ininteligíveis por pessoas não autorizadas a conhecer a informação cifrada."

    Os sinais são substituidos POR alguém.

    A substituição é feita PARA alguém.


    Se o português era pra estar claro, eles deveriam ter escrito: 
    "são substituídos por outros sinais ininteligíveis para que pessoas não autorizadas não possam reconhecer a mensagem."

    O CESPE cobrou, nesta questão, capacidade de detectar ambiguidades de português e ainda optou pelo sentido obscuro, utlizando o pronome por. 

    Por essa e outras que dou pouca moral pra CESPE.

  • Diego,

    No meu entendimento, o fato do CESPE dizer que seria ininteligíveis por "pessoas não autorizadas", se dá pelo fato de quando vc cifra uma mensagem, no caso da criptografia simétrica, somente quem possuir a chave poderá decriptografá-la. No caso da criptografia assimétrica, vc pode cifrar a mensagem com a chave pública do receptor, assim sendo, somente o receptor poderá conhecer o conteúdo da mensagem, pois irá decrifá-la usando a sua própria chave privada.


    A Questão deveria ser anulada, por causa da ambiguidade.

  • Mais uma vez o CESPE cobrando que os candidatos conheçam a banca e sua forma de jogo baixo. O conhecimento do conteúdo apresentado é mera formalidade pro CESPE.

  • Eu entendi que essa questão quis dizer que os sinais de linguagem são substituídos por sinais ininteligíveis POR pessoas não autorizadas, ou seja, que as pessoas não autorizadas que fizeram a substituição, se melhorassem o português disso o acerto ficaria mais claro. 

  • Redação horrível. Concordo plenamente com o Aécio.

  • CERTO

     

    Essa é a função da cifração, transformar a mensagem clara em inintelegível para determinada pessoa ou grupos de pessoas. É o mesmo  que faz a criptografia, que embaralha os dados contidos na mensagem para que terceiro não destinatário não a entenda ou decifre. 

  • quem errou é porque leu na velocidade 2.0 dou youtube kkkk

  • Redação péssima! A questão deu a entender que são as pessoas autorizadas que criam a criptografia da mensagem!


ID
947572
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A respeito de segurança da informação, julgue os próximos itens.

O prazo máximo de restrição de acesso à informação ultrassecreta em poder dos órgãos e entidades públicas é de quinze anos.

Alternativas
Comentários
  • Lei 12527 (lei de acesso a informação

    Art. 24
    I - ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos;
    II - secreta: 15 (quinze) anos; e
    III - reservada: 5 (cinco) anos.

  • Prezados,
    Segundo a Lei de acesso a informação, lei nº 12.527 , o prazo máximo para restrição de informações ultrassecretas é de 25 anos.
    Art. 24.  A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada.
    § 1o  Os prazos máximos de restrição de acesso à informação, conforme a classificação prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes:
    I - ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos;
    II - secreta: 15 (quinze) anos; e
    III - reservada: 5 (cinco) anos.
    Fonte : LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011
  • O prazo de restrição da informação ultrassecreta é de 25 anos,prorrogáveis, uma ÚNICA vez, por ATÉ + 25 anos (totalizando um prazo máximo de 50 anos). Os prazos têm que ser SEMPREdeterminados.

  • Segundo a Lei de acesso a informação, lei nº 12.527 , o prazo máximo para restrição de informações ultrassecretas é de 25 anos.

     

    Art. 24.  A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada.

     

    § 1o  Os prazos máximos de restrição de acesso à informação, conforme a classificação prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes:

    I - ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos;
    II - secreta: 15 (quinze) anos; e
    III - reservada: 5 (cinco) anos.

     

    Fonte : LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011

  • Gabarito: ERRADO.

     

    Lei no 12.527, de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso à Informação)

     

    Art. 24. A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada.

    § 1o Os prazos máximos de restrição de acesso à informação, conforme a classificação prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes:

    I – ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos;

    II – secreta: 15 (quinze) anos; e

    III – reservada: 5 (cinco) anos.

     

    DISPOSIÇÕES FINAIS E T RANSITÓRIAS
    Art. 35. (VETADO).
    § 1o É instituída a Comissão Mista de Reavaliação de Informações, que decidirá, no âmbito da administração pública federal, sobre o tratamento e a classificação de informações sigilosas e terá competência para:
    I – requisitar da autoridade que classificar informação como ultrassecreta e secreta esclarecimento ou conteúdo, parcial ou integral da informação;
    II – rever a classificação de informações ultrassecretas ou secretas, de ofício ou mediante provocação de pessoa interessada, observado o disposto no art. 7o e demais dispositivos desta Lei; e

    III – prorrogar o prazo de sigilo de informação classificada como ultrassecreta, sempre por prazo determinado, enquanto o seu acesso ou divulgação puder ocasionar ameaça externa à soberania nacional ou à integridade do território nacional ou grave risco às relações internacionais do País, observado o prazo previsto no § 1o do art. 24.
    § 2o O prazo referido no inciso III é limitado a uma única renovação.
     

  • Arquivologia no filtro de INFO???

  • Questão interdisciplinar d++


ID
947575
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A respeito de segurança da informação, julgue os próximos itens.

O algoritmo de Estado, função matemática empregada para a codificação e a decodificação, é desenvolvido pelo Estado para uso exclusivo de órgãos ou entidades do Poder Executivo federal.

Alternativas
Comentários
  • Decreto 7.845 - Regulamenta procedimentos para credenciamento de segurança e tratamento de informação classificada em qualquer grau de sigilo, e dispõe sobre o Núcleo de Segurança e Credenciamento.
    Art. 2o  Para os efeitos deste Decreto, considera-se:
    I - algoritmo de Estado - função matemática utilizada na cifração e na decifração, desenvolvido pelo Estado, para uso exclusivo em interesse do serviço de órgãos ou entidades do Poder Executivo federal
  • Prezados,
    Segundo o decreto 7.845, temos a seguinte definição para algoritmo de estado :
     
    Art. 2o  Para os efeitos deste Decreto, considera-se:
     
    I - algoritmo de Estado - função matemática utilizada na cifração e na decifração, desenvolvido pelo Estado, para uso exclusivo em interesse do serviço de órgãos ou entidades do Poder Executivo federal;
    Portanto, questão correta.
    Fonte : DECRETO Nº 7.845, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2012
  • " Exclusivo" se fosse, ninguém mais conseguiria detectar ou descriptografar uma senha e seria completamente seguro.

ID
947578
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à arquitetura e às tecnologias de sistemas de informação.

Datamining é a tecnologia por intermédio da qual os processos são automatizados mediante racionalização e potencialização por meio de dois componentes: organização e tecnologia.

Alternativas
Comentários
  • Processo de analisar de maneira semi-automática grandes bancos de dados para encontrar padrões úteis. Objetivos do Data Mining: conhecer o comportamento de certos atributos no futuro; possibilitar a análise de determinados padrões de eventos; categorizar perfis individuais ou coletivos de interesse comercial; apoiar a otimização do uso de recursos limitados e/ou maximizar variáveis de resultado para a empresa. As técnicas mais conhecidas de Data Mining (que também são chamadas de tarefas, por alguns autores) são: Descrição de Classes, Associação, Classificação, Previsão e Agrupamento (também conhecida como “clustering”). Alia-se a estas técnicas ainda, algumas ferramentas estatísticas como Regressão Linear, Modelo Linear Generalizado e Análise de Correlação. 
  • Prezados,
    Vejamos o conceito de Datamining segundo Navathe, página 698 :
    Mineração de dados refere-se à mineração ou descoberta de novas informações em termos de padrões ou regras com base em grandes quantidades de dados.
    Em nada o Datamining está relacionado com automação de processos, portanto, questão errada.
    Fonte : Navathe, Sistemas de bancos de dados, 6º edição.
  • GABARITO: ERRADO

     Data  Mining  (ou  Mineração  de  dados):  define  uma  série  de procedimentos, técnicas e ferramentas para recuperar e analisar dados de um  Data  Warehouse  ou  Data  Mart  à  procura  de  padrões  e  tendências  a respeito dos dados armazenados. 

  • Datamining é a tecnologia por intermédio da qual os processos são automatizados

    Falácias do Data Mining: "Data Mining é automatico"

    Gab: ERRADO

  • FALÁCIAS DE DATA MINING:

     

    *Data mining é automático: pelo contrário, data mining é interativo, é um processo que requer supervisão

     

    *Data mining pode identificar problemas no negócio: ele pode encontrar padrões e fenômenos, identificar problemas deve ser feito por especialistas

     

    *Investimentos são recuperados rapidamente: não pode ser afirmado pois depende de inúmeros fatores

     

    *Software são intuitivos e simples: é mais importante conhecer os algorítmos e o negócio em si

     

    Fonte: estratégia concursos

     

     

    GABARITO: ERRADO

     

  • Vejamos o conceito de Datamining segundo Navathe, página 698 :
    Mineração de dados refere-se à mineração ou descoberta de novas informações em termos de padrões ou regras com base em grandes quantidades de dados.
    Em nada o Datamining está relacionado com automação de processos, portanto, questão errada.
    Fonte : Navathe, Sistemas de bancos de dados, 6º edição.

  • Mineração de dados refere-se à mineração ou descoberta de novas informações em termos de padrões ou regras com base em grandes quantidades de dados.
    Em nada o Datamining está relacionado com automação de processos, portanto, questão errada.

  • Errado.

    Esse não é o conceito de Data mining.

    Data Mining consiste em um processo analítico projetado para explorar grandes quantidades de dados (tipicamente relacionados a negócios, mercado ou pesquisas científicas), na busca de padrões consistentes e/ou relacionamentos sistemáticos entre variáveis e, então, validá-los aplicando os padrões detectados a novos subconjuntos de dados. 

    Minerar os dados é o uso de teorias, métodos, processos e tecnologias para organizar uma grande quantidade de dados brutos para identificar padrões de comportamentos em determinados públicos. CERTO.

    (FCC/2010) Sobre data mining, é correto afirmar: A)É o processo de descoberta de novas correlações, padrões e tendências entre as informações de uma empresa, por meio da análise de grandes quantidades de dados armazenados em bancos de dados usando técnicas de reconhecimento de padrões, estatísticas e matemáticas.


ID
947581
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à arquitetura e às tecnologias de sistemas de informação.

Por meio da arquitetura de sistemas de informação, é estabelecido um conjunto de elementos para o mapeamento da organização quanto aos fatores envolvidos no processo de desenvolvimento e implantação de sistemas de informação.

Alternativas
Comentários
  • Prezados,
    O conceito de arquitetura de sistemas de informação (ASI) segundo ZACHMAN, estabelece a ASI como o estabelecimento de um  conjunto de elementos cuja finalidade é proporcionar um mapeamento da  organização no tocante aos elementos envolvidos com o processo de  desenvolvimento/implantação de SI.
    Portanto, questão correta.
    Fonte : ZACHMAN 1987; TAIT et al. 1999
  • Compreensão textual bem clara, já dei como certa... kkkkk.

  • Gaba: CERTO

     

    Comentários: O termo arquitetura, inicialmente vinculado à área de hardware, passa a ser utilizado na área de software considerando a estrutura toda dos sistemas de informação (SI), desde o planejamento estratégico até o armazenamento de dados. Assim, a arquitetura de sistema de informação significa o estabelecimento de um conjunto de elementos cuja finalidade é proporcionar um mapeamento da organização no tocante aos elementos envolvidos com o processo de desenvolvimento/ implantação de um SI.

  • Ao se projetar um sistema de informação, ao se definir uma arquitetura, um projeto, há uma visão clara dos elementos que serão envolvidos no processo de desenvolvimento. Não há muito o que discutir em relação a essa assertiva, pois está verdadeira!

  • Vale destacar que o processo de desenvolvimento é distribuído nas seguintes fases:

    Levantamento de requisitos - Desenvolvimento (Protótipo) - TESTE - Implantação - Manutenção.

  • MAIS GENÉRICO QUE PARACETAMOL.

    fonte: Tomas

  • CERTA,

    -- conjunto de elementos (DADOS) para o mapeamento da organização

    -- fatores envolvidos no processo de desenvolvimento (PROCESSAMENTO) e

    -- implantação de sistemas de informação

    RESUMINDO: DADOS ----- PROCESSAMENTO ------ PRODUTO

    bons estudos


ID
947584
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação a gerenciamento eletrônico de documentos (GED) e datawaehouse, julgue os itens que se seguem.

A arquitetura de datawarehouse originou-se da arquitetura de software, que abrange desde a definição da estratégia de negócio até a sua implementação.

Alternativas
Comentários
  • Prezados,
    Inmon caracterizou um datawarehouse como uma coleção de dados orientada a assunto, integrada, não volátil, variável no tempo para suporte às decisões da gerencia.
    Segundo Dias et al. (2008), a arquitetura de DW não se originou da Arquitetura de Software que compreende apenas o conjunto de programas, procedimentos, dados e documentação associada a um software. A arquitetura de DW teve origem nos conceitos e modelos definidos para Arquitetura de Sistemas de Informação (ASI), que abrange desde a definição de estratégia de negócio até a implementação, ou seja, todos os componentes necessários para o desenvolvimento de um SI.
    Portanto, questão falsa.
    Fonte : DIAS, M. M.; TAIT, T. F. C.; MENOLLI, A. L. A.; PACHECO, R. C. Data warehouse architecture through viewpoint of information system architecture. In: International Conference on Computational Intelligence for Modeling Control & Automation. Viena, Áustria, Proceedings... 2008.
  • Resposta: C.

    Acredito que o erro seja o que está em negrito:

    A arquitetura de datawarehouse originou-se da arquitetura de software, que abrange desde a definição da estratégia de negócio até a sua implementação.

  • Segundo Dias et al. (2008), a arquitetura de DW não se originou da Arquitetura de Software que compreende apenas o conjunto de programas, procedimentos, dados e documentação associada a um software. arquitetura de DW teve origem nos conceitos e modelos definidos para Arquitetura de Sistemas de Informação (ASI), que abrange desde a definição de estratégia de negócio até a implementação, ou seja, todos os componentes necessários para o desenvolvimento de um SI. 


    DIAS, M. M.; TAIT, T. F. C.; MENOLLI, A. L. A.; PACHECO, R. C. Data warehouse architecture through viewpoint of information system architecture. In: International Conference on Computational Intelligence for Modeling Control & Automation. Viena, Áustria, Proceedings... 2008. 


  • A resposta não é Correta, conforme citou o colega.

    Resposta: ERRADA.

  • CADA UM NO SEU QUADRADO.


ID
947587
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação a gerenciamento eletrônico de documentos (GED) e datawaehouse, julgue os itens que se seguem.

Denomina-se de análise dimensional o processo de análise mediante o qual dados originários são selecionados das bases operacionais e modelados no ambiente de datamining, de acordo com as perspectivas ou visões elegidas para a realização.

Alternativas
Comentários
  • Errei a questao por causa da afirmação: "modelados no ambiente de datamining"

    Pra mim está estranho isso
  • DataMining é uma técnica e não um ambiente multidimensional, acredito que o erro está em dizer ambiente de datamining, o correto seria dizer ambiente multidimensional.
  • Realmente Datamining não tem nada a ver com isso... Dataming é uma técnica de mineração de dados para descoberta de padrões.

    Não sei porque a questão não foi anulada.
  • Prezados,
    Inicialmente essa questão foi dada como errada, mas teve seu gabarito alterado com a seguinte justificativa:
    “A modelagem dos dados, no contexto de Data Warehouse, chamada de análise multidimensional, é um processo de análise que envolve selecionar dados originários das bases operacionais e modelá-los no ambiente de Data Warehouse, de acordo com as dimensões (perspectivas ou visões) sobre as quais se deseja tratá-los.“
    Percebemos que o examinador acatou o entendimento que “análise dimensional” é a modelagem dos dados em bases distintas a fim de construir um modelo para o DW.
    Portanto, alternativa correta.
  • Acredito que tenha sido anulada por alguma regra do edital, pois o correto seria dar a questão como ERRADA em sei gabarito.

  • Datamining é buscar por padrões existente em base de dados e utilizamos no processo de descoberta de conhecimento.


  • Aff questão ridiculamente errada! Quem elaborou esta questão?

  • Infelizmente a CESPE, assim como a FCC, de vez em quando comete uns erros grotescos na elaboração de questões. Obviamente datamining não se encaixa nesse contexto, talvez ninguém tenha entrado com recurso para anulação da questão, e só por isso não houve alteração do gabarito.

  • Gente.Pelo amor de Deus.

    Se vocês interpretarem o texto da assertiva de forma correta,vão perceber que a analise dimensional são selecionada das bases operacionais E MODELADOS NO datamining,em nenhum momento a questão afirma que o datamining é a modelagem, ou deixa de ser uma técnica.

    Se limitem ao que a questão diz.


  • A questão está tão errada que o próprio Cespe escreveu isto ao justificar a alteração de gabarito de ERRADO para CERTO:


    "A modelagem dos dados, no contexto de Data Warehouse, chamada de análise multidimensional, é um processo de análise que envolve selecionar dados originários das bases operacionais e modelá-los no ambiente de Data Warehouse, de acordo com as dimensões (perspectivas ou visões) sobre as quais se deseja tratá-los. Portanto o item está correto e opta-se por alterá-lo."


    WTF??

    O próprio Cespe deixa claro que foram trocadas as palavras 'DATA WAREHOUSE" por "DATAMINING" na questão, o que a deixa ERRADA. Mancada feia eles deram nessa questão.

    Enfim, bola pra frente e não vamos criar polêmica em coisa que não vai dar em nada!

  • O texto utilizado como argumento da Banca para a alteração do gabarito pode ser encontrado na íntegra no link http://www1.serpro.gov.br/publicacoes/tematec/pubtem38.htm.

     

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: CERTO

     

     

    sabe aquele ditado: "essa aí é maria vai com as outras", então, coloquei meu diploma de bacharelado em informática de lado e sigo o que a JURISPRUNDENCIA CESPE diz! 

     

    kkk -2 pra todos e 1 ponto pra mim.

     


ID
947590
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação a gerenciamento eletrônico de documentos (GED) e datawaehouse, julgue os itens que se seguem.

O GED, processo que facilita o arquivamento, o acesso, a consulta e a difusão da informação, aplica-se, exclusivamente, à gestão eletrônica de documentos internos da organização feita mediante o reagrupamento de informações.

Alternativas
Comentários

  • Gerenciamento eletrônico de documentos ou Gestão electrónica de documentos (GED) é uma tecnologia que provê um meio de facilmente gerar, controlar, armazenar, compartilhar e recuperar informações existentes em documentos. Os sistemas GED permitem aos usuários acessarem os documentos de forma ágil e segura, normalmente via navegador Web por meio de uma intranet corporativa acessada interna ou externamente, sendo esta última forma mais presente nos dias de hoje.
  • O GED, processo que facilita o arquivamento, o acesso, a consulta e a difusão da informação, aplica-se, exclusivamente, à gestão eletrônica de documentos internos da organização feita mediante o reagrupamento de informações.

    Cuidado com este de termo "exclusivamente", pois o GED auxilia empresas a migrar a documentação "em papel" para a documentação eletrônica, acredito que este é o erro da questão, portanto gabarito ERRADO! 
  • Prezados,
    Segundo o Gartner Group, GED(Gerenciamento Eletrônico de Documentos) é a tecnologia que provê um meio de facilmente armazenar, localizar e recuperar informações existentes em documentos e dados eletrônicos, durante todo o seu "Ciclo de Vida".
    O enunciado da questão erra ao afirmar que ele é utilizado exclusivamente pra documentos internos, podendo o GED atuar no âmbito externo da organização também. A exemplo disso, temos o Poder Judiciário, que já vem utilizando essa prática com a virtualização dos processos em todas as esferas.
    Portanto, questão errada.
  • Documentos internos e externos. 

  • O GED, processo que facilita o arquivamento, o acesso, a consulta e a difusão da informação, aplica-se, exclusivamente, à gestão eletrônica de documentos internos da organização feita mediante o reagrupamento de informações.

    O erro da questão, foi exclusivamente.

  • A questão estaria correta se não fosse o “exclusivamente, a gestão eletrônica de documentos internos da organização”. Na verdade é documentos internos e externos da organização.

    Resposta: Errado


ID
947593
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação a gerenciamento eletrônico de documentos (GED) e datawaehouse, julgue os itens que se seguem.

No GED, são propostos modos alternativos de utilização de informações documentárias, o que possibilita tanto o arquivamento como o tratamento das informações contidas nos documentos.

Alternativas
Comentários
  • Prezados,
    Segundo o Gartner Group, GED(Gerenciamento Eletrônico de Documentos) é a tecnologia que provê um meio de facilmente armazenar, localizar e recuperar informações existentes em documentos e dados eletrônicos, durante todo o seu "Ciclo de Vida".
    Utilizando o GED é possível sim fazer alterações nas informações contidas nos documentos, assim como realizar um controle de versões integrado.
    Portanto, alternativa correta.
  • A Banca narrou na integra a função do GED, por isso, a questão está certíssima!

    Resposta: Certo

  • c-

    GED significa Gestão Eletrônica de Documentos, área da administração geral relacionada com os princípios de economia e eficácia na produção e uso dos documentos, onde a informação deve estar no lugar certo, na hora certa, para as pessoas certas e com o menor custo possível.

    Destacam-se como objetivos específicos:

    · permitir de forma ágil e assertiva o acesso aos documentos e às informações

    · promover a transparência dos atos administrativos

    · garantir economia, eficiência e eficácia na administração

    · tornar o processo decisório mais célere

    · racionalizar a produção documental

    · controlar o fluxo de documentos e a organização dos arquivos

    · normatizar os procedimentos para classificação, avaliação, transferência, recolhimento, guarda e eliminação de documentos

    · contribuir para a preservação do patrimônio documental considerado de guarda permanente

    https://ged.net.br/definicoes-ged.html


ID
947596
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de conceitos relacionados à arquitetura e às tecnologias de sistemas de informação (SI), julgue os itens subsequentes.

As decisões iniciais de projeto que impactam no trabalho de engenharia de software não são tratadas na arquitetura de SI.

Alternativas
Comentários
  • Prezados,
    A arquitetura de sistemas da informação destaca decisões iniciais de projeto que terão um impacto profundo em todo o trabalho de engenharia de software que se segue e, igualmente importante, no sucesso final do sistema como uma entidade operacional.
    Segundo Pressman, página 234 , A arquitetura enfatiza as decisões iniciais de projeto e fornece um mecanismo para considerar os benefícios de estruturas alternativas do sistema.
    Portanto, questão errada ao afirmar que as decisões iniciais de projeto que impactam no trabalho de engenharia de software não são tratadas na arquitetura de sistemas da informação, elas são sim tratadas.
    Fonte : Pressman, Engenharia de Software, 6º edição
  • No capítulo 10 (Projeto Arquitetural) do Pressman: "Em um livro dedicado à arquitetura de software, Bass e seus colegas [BAS03] identificam três razões-chave pelas quais a arquitetura de software é importante: (...) A arquitetura destaca decisões iniciais de projeto que terão um impacto profundo em todo o trabalho de engenharia de software que se segue e, igualmente importante, no sucesso final do sistema como uma entidade operacional."

    Dessa forma, acredito que a questão está errada porque as decisões iniciais de projeto são tratadas sim no projeto arquitetural de um sistema.


ID
947599
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de conceitos relacionados à arquitetura e às tecnologias de sistemas de informação (SI), julgue os itens subsequentes.

Define-se arquitetura de um sistema como um modelo relativamente pequeno e intelectualmente compreensível de estruturação do sistema e de trabalho em conjunto dos componentes do sistema.

Alternativas
Comentários
  • Errei a questão pq "modelo relativamente pequeno"???
    really?

    alguem pode explicar?
  • Prezados,
    Segundo Pressman,
    A arquitetura de software de um programa ou sistema computacional é a estrutura ou estruturas do sistema que abrange os componentes de software, as propriedades externamente visíveis desses componentes e as relações entre eles.
    A arquitetura constitui um modelo relativamente pequeno, intelectualmente compreensível de como o sistema e estruturado e como seus componentes trabalham em conjunto.
    Vemos que a questão é verdadeira, guardando correspondência com os conceitos extraídos do livro do Pressman, página 208.
    Fonte : Pressman, Engenharia de Software, 6º edição
  • Pequeno foi quem elaborou essa questão.

  • pequeno? errei por causa desta palavra. só pode ser engenheiro quem formulou isso :/


  • Tb não entendi.. sera que tem haver com dividir para conquistar???

  • CORRETO

     

    Acho que é pequeno porque ele tem como foco principal a análise das necessidades dos usuários, não adrentrando em detalhes, mas sim um possível sistema a ser desenvolvido

  • está correta a questão do relativamente que pegou todo mundo leva a crer que vai depender do contexto


ID
947602
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de conceitos relacionados à arquitetura e às tecnologias de sistemas de informação (SI), julgue os itens subsequentes.

As representações da arquitetura de software facilitam a comunicação entre todas as partes interessadas no desenvolvimento de um sistema computacional.

Alternativas
Comentários
  • Entendi que o examinador quis falar que UML facilita o trabalho
    certinho
  • Prezados,
    Representações de arquitetura do projeto (modelos) devem ser facilmente compreensíveis. O objetivo do projeto e comunicar a informação para os profissionais que vão gerar código, para aqueles que vão testar o software, e para outros que podem vir a manter o software no futuro. Se o projeto for difícil de entender, ele não servirá como um meio de comunicação efetivo.
    Vemos também que essa questão foi extraída da página 209 do livro do Pressman, vejamos :
    “Representações da arquitetura de software constituem um facilitador da comunicação entre todas as partes interessadas (envolvidas) no desenvolvimento de um sistema baseado em computador”
    Portanto, questão correta.
    Fonte : Pressman, Engenharia de Software, 6º edição
  • Engenharia de Software - Roger S. Pressman


ID
947605
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à arquitetura cliente-servidor.

Na arquitetura cliente-servidor, são definidas diversas camadas diferentes, e cada uma destas realiza operações que, progressivamente, se tornam mais próximas do conjunto de instruções de maquina. Nessa arquitetura, a camada das regras de negócio representa software residente tanto no cliente como no servidor.

Alternativas
Comentários
  • Eu errei a questao!,

    Mas se consideramos regras de validação em JavaScrpit como regras de negócio.... 
  • Prezados,
    Não concordo com o gabarito dessa questão.
    Pra mim, a questão troca os conceitos de arquitetura cliente-servidor e a arquitetura em camadas.
    Segundo Pressman, página 214, na arquitetura em camadas um certo numero de camadas diferentes é definido, cada uma realizando operações que se tornam progressivamente mais próximas do conjunto de instruções de maquina.
    Vemos que o conceito de Pressman sobre arquitetura em camadas é bem semelhante ao postulado no enunciado dessa questão, porém afirmando que se trata da arquitetura cliente-servidor.
    Vejamos os conceitos de Arquitetura cliente-servidor e arquitetura em camadas segundo Sommerville :
    Arquitetura cliente-servidor: O modelo de arquitetura cliente-servidor é um modelo em que o sistema é organizado como um conjunto de serviços e servidores e clientes associados que acessam e usam os serviços.
    Arquitetura em camadas: O modelo em camadas de uma arquitetura organiza o sistema em camadas, cada uma das quais fornecendo um conjunto de serviços.
    Portanto, questão errada na minha opinião.
    Fonte :
    - Pressman, Engenharia de Software, 6º edição
    - Sommerville, Engenharia de Software, 8º edição
  • Acredito que o camarada que fez a questão quis dizer que existem críticas feitas primariamente nas estações de trabalho que fazem parte da regra de negócio. Mas, realmente dizer que as regras de negócio essenciais estão nas estações (cliente) é muito forte.

    Elas fazem parte do coração do negócio (dentro do servidor). Se eu estiver errado me corrijam por favor, ok?

  • como que regras do negócio vai estar no cliente? se alterar uma regra vai ser alterada no servidor, para todos os clientes, e não nos clientes individualmente. se o cliente nao atualizar vai estar indo contra as regras do negócio? não entendi, a questão está mal formulada, ou o cara que formulou não sabe nada de programação.

  • Depois de muito pesquisar, descobri que esse trecho foi retirado do livro do Pressman (Engenharia de Software - Sétima Edição). O problema é que mesclaram dois trechos distintos: o primeiro trata sobre a arquitetura em camadas (página 237) e o segundo, a partir de "Nessa arquitetura.." (página 677), trata sobre engenharia direta para arquiteturas cliente-servidor. Lá ele diz que as funcionalidades da aplicação devem migrar para cada computador cliente para poder ser feita a reengenharia. Nesse caso, a camada das regras de negócio representa software residente tanto no cliente quanto no servidor. 

    Essa pergunta não foi anulada no concurso, mas acredito ser digna de recurso. Muito mal formulada. Praticamente um CTRL+C CTRL+V do livro de trechos sem muita coesão.

  • Gabarito absurdo. Ele fala em arquitetura cliente-servidor, descreve a arquitetura por camadas e ainda diz que as regras do negócio estão no cliente. Enfim... 

  • Pessoal, marquei bobeira nessa questão, pois vai contra o senso comum. Porém, segue a explicação:


    Na arquitetura cliente-servidor temos 2 modelos de cliente diferentes, quais sejam:


    1) Modelo Cliente-Magro (Thin-Client): Todo processamento ocorre no lado do servidor, sobrando apenas a apresentação para o cliente. Esse é o modelo que estamos acostumados. 

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Thin_client


    2) Modelo Cliente-Gordo (Fat-Client): Temos aqui a controvérsia. Neste modelo o cliente implementa a lógica de aplicação e as interações com o usuário, restando apenas o gerenciamento de dados para o servidor.

    Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fat_client e http://www.wthreex.com/rup/process/workflow/ana_desi/co_dpatt.htm


    Acho que era isso!

  • Questão difícil de engolir, mas o que importa é a nossa aprovação!!!
  • Se ao menos tivesse colocado um pode residir tanto no cliente como no servidor! Tendo em vista que a regra de negócio pode residir apenas no cliente, como tbm apenas no servidor, e híbrida tanto no cliente como no servidor!


ID
947608
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à arquitetura cliente-servidor.

Nessa arquitetura, ocorrerá proporcionalmente redução no desempenho do sistema ao se elevar o número de servidores.

Alternativas
Comentários
  • A redução de desempenho ocorreira se elevasse o número de computadores clientes e dimuisse ou permancesse constante o número de servidores. Com mais servidores fica possível executar uma quantidade maior de processos e solicitações, melhorando o desempenho.
  • Prezados,
    Segundo Sommerville, página 166, a vantagem mais importante da arquitetura cliente-servidor é que ele é uma arquitetura distribuída. O uso efetivo de sistemas em rede pode ser feito com muitos processadores distribuídos, sendo fácil adicionar um novo servidor e integrá-lo ao restante do sistema ou atualizar os servidores de maneira transparente sem afetar as outras partes do sistema.
    Dessa forma, ao se elevar o número de servidores nesse modelo de arquitetura temos o aumento do desempenho do sistema e não sua redução, portanto questão errada.
    Fonte : Sommerville, Engenharia de Software, 8º edição
  • redução de desempenho ocorreira se elevasse o números de camadas

    mais camada, mais processamento . mais demora


ID
947611
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à arquitetura cliente-servidor.

A arquitetura cliente-servidor permite projetar sistema de software centralizado em redes, mediante diferentes plataformas, embasando a criação de diversos projetos.

Alternativas
Comentários
  • Prezados,
    Segundo Sommerville, página 166, o modelo de arquitetura cliente-servidor é composto por um conjunto de servidores que oferecem os serviços, um conjunto de clientes que solicita os serviços oferecidos pelos servidores e uma rede eu permite aos clientes acessarem esses serviços. Diversos clientes distintos e independentes podem requisitar os serviços dos servidores utilizando a rede, portanto, questão verdadeira.
     
    Fonte : Sommerville, Engenharia de Software, 8º edição
  • Questão CORRETA.

    Segundo Pressman em seu livro "Engenharia de Software. Uma Abordagem Profissional" (sétima edição), página 231:

    "... Projeto é uma instância de uma arquitetura da mesma forma que um objeto é instância de uma classe. (...) Podemos projetar um sistema de software centralizado em redes de várias formas diferentes por meio dessa arquitetura usando a plataforma Java ou a plataforma Microsoft. (...) podem ser criados vários projetos baseados nessa arquitetura"

  • "...embasando a criação de diversos projetos" ?!?!?!


ID
947614
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A respeito de arquitetura orientada a serviço (SOA), julgue os itens que se seguem.

Por ser dependente de tecnologia, o ambiente de SOA tem de ser implementado em protocolos específicos.

Alternativas
Comentários
  • É independente de tecnologia e fracamente acoplado.
  • A ideia de SOA é ser justamente orientado a servicos e não a uma tecnologia especifica

  • SOA não é dependente de tecnologia
  • Prezados,
    SOA é uma abordagem arquitetural corporativa que permite a criação de serviços de negócio interoperáveis que podem facilmente ser reutilizados e compartilhados entre aplicações e empresas.
    Existe muita literatura falando sobre SOA, seu conceito já está consolidado. Para responder essa questão, irei utilizar Sommerville como referência.
    Segundo Sommerville, página 492, a arquitetura orientada a serviços permite flexibilidade, os serviços podem ser implementados em qualquer linguagem de programação. O SOA permite que plataformas e tecnologias de implementação diferentes possam ser usadas em diferentes partes das empresas para se interoperarem.
    Portanto, questão errada pois afirma que o SOA é dependente de tecnologia.
    Para reforçar o aprendizado, vamos ver também outras características importante de SOA e Serviços :
    - São reutilizáveis
    - Compartilham um “contrato formal” ( interface )
    - Possuem baixo acoplamento
    - Abstraem a lógica
    - São capazes de se decompor
    - São autônomos
    - Evitam alocação de recursos por longos períodos
    - Devem possuir a capacidade de serem descobertos
     
    Fonte : Sommerville, Engenharia de Software, 8º edição
  • SOA (Arquitetura Orientada a Serviços): É independente de implementação.

  • Psicotecnico


ID
947617
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A respeito de arquitetura orientada a serviço (SOA), julgue os itens que se seguem.

No nível do aplicativo, os serviços fornecidos pela SOA existem como softwares fisicamente dependentes que dão suporte à obtenção dos objetivos estratégicos associados a computação orientada a serviços.

Alternativas
Comentários
  • No nível do aplicativo, os serviços fornecidos pela SOA existem como softwares   fisicamente dependentes   que dão suporte à obtenção dos objetivos estratégicos associados a computação orientada a serviços.
  • Existe nível de aplicativo? O que mata a questão como errada é o dependente.
  • Prezados,
    SOA é uma abordagem arquitetural corporativa que permite a criação de serviços de negócio interoperáveis que podem facilmente ser reutilizados e compartilhados entre aplicações e empresas.
    Existe muita literatura falando sobre SOA, seu conceito já está consolidado. Para responder essa questão, irei utilizar Sommerville como referência.
    Segundo Sommerville, página 491, SOA essencialmente é um caminho para o desenvolvimento de sistemas distribuídos nos quais os componentes desse sistema são os serviços. Os serviços podem ser executados em computadores distribuídos geograficamente.
    Portanto, a questão está errada ao afirmar que há dependência física na arquitetura SOA
    Fonte : Sommerville, Engenharia de Software, 8º edição
  • Boa tarde!

    Creio que para tornar certa seria:

    No nível do aplicativo (Camada de Aplicação), os serviços fornecidos pela SOA existem como softwares fisicamente INdependentes que dão suporte à obtenção dos objetivos estratégicos associados a computação orientada a serviços.

    Inté!

  • O SOA tem a característica de ser uma arquitetura fracamento acoplada, portanto formada por componentes independentes que interagem por meio de interfaces bem definidas.


ID
947620
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A respeito de arquitetura orientada a serviço (SOA), julgue os itens que se seguem.

Em um ambiente de SOA, recursos em uma rede são disponibilizados como serviços dependentes entre si, que só podem ser acessados com o conhecimento de sua implementação interna.

Alternativas
Comentários
  • Em um ambiente de SOA, recursos em uma rede são disponibilizados como serviços dependentes entre si, que só podem ser acessados com o conhecimento de sua implementação interna.

    Não são dependentes entre si.
    Para utilizar SOA é necessário conhecer a interface dos serviços e não a implementação interna.
  • Prezados,
    SOA é uma abordagem arquitetural corporativa que permite a criação de serviços de negócio interoperáveis que podem facilmente ser reutilizados e compartilhados entre aplicações e empresas.
    Essa questão foi extraída do livro do professor Alfredo Luiz, porém com algumas alterações para deixar o enunciado errado. Vejamos o que é dito no livro, página 3 :
    Em um ambiente SOA, recursos em uma rede são disponibilizados como serviços independentes que podem ser acessados sem o conhecimento de como foi implementado internamente
    A questão apresenta dois erros, um ao afirmar que os serviços são dependentes entre sí , e outro ao afirmar que ele só pode ser acessado com o conhecimento de sua implementação interna, portanto, questão errada.
    Fonte : ALFREDO LUIZ DOS SANTOS, Integração de sistemas com Java
  • O SOA tem a característica de ser uma arquitetura fracamento acoplada, portanto formada por componentes independentes que interagem por meio de interfaces bem definidas.

  • Na época, o CESPE cucou com termo "dependentes".

    (CESPE / SERPRO – 2013) Por ser dependente de tecnologia, o ambiente de SOA tem de ser implementado em protocolos específicos. EERADO

    (CESPE / SERPRO – 2013) No nível do aplicativo, os serviços fornecidos pela SOA existem como softwares fisicamente dependentes que dão suporte à obtenção dos objetivos estratégicos associados a computação orientada a serviços. ERRADO


ID
947623
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação à arquitetura de sistemas distribuídos, julgue os próximos itens.

Na arquitetura distribuída, os sistemas orientados a eventos possuem processos fortemente acoplados.

Alternativas
Comentários
  • Na arquitetura distribuída, os sistemas orientados a eventos possuem processos fortemente acoplados.

    Baixo acoplamento e não alto, conforme afirmado.

  • A ideia de se fazer uma arquitetura orientada a eventos é justamente reduzir o acoplamento com implementações
  • Prezados,
    Segundo Pressman, página 248, acoplamento é uma medida qualitativa do grau em que as classes são conectadas entre si. A medida que as classes (e componentes) tornam-se mais interdependentes, o acoplamento diminui. Um objetivo importante em projeto no nível de componente e preservar o acoplamento tão baixo quanto possível.
    Sabemos que na arquitetura distribuída, os serviços são acessados de forma independente de tecnologia , respeitando-se apenas o “contrato formal” para acesso ( protocolo, interface ) , sem a necessidade de conhecer sua estrutura interna , portanto , com baixo acoplamento.
    Alternativa errada por afirmar que em arquiteturas distribuídas possuímos forte acoplamento
    Fonte : Pressman, Engenharia de Software, 6º edição
  • Informamos que a questão indicada foi devidamente alterada.

    Agradecemos pela colaboração.

    Atenciosamente,
    Equipe QC


ID
947626
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação à arquitetura de sistemas distribuídos, julgue os próximos itens.

Em um sistema distribuído, pode-se fazer a distinção entre a organização lógica do conjunto de componentes de software e a realização física propriamente dita.

Alternativas
Comentários
  • Prezados,
    Chamamos de arquitetura lógica a organização dos serviços em subsistemas que provêm serviços para outros por meio de suas interfaces. A arquitetura física diz respeito a disposição dos subsistemas pelos nós de processamento disponíveis.
    Em um sistema distribuído, podemos delegar responsabilidades aos nós de processamento fisicamente distintos independentemente de sua organização lógica. Podemos, por exemplo, projetar a arquitetura de forma que todos os serviços sejam oferecidos por todos os nós, ou segregar um conjunto de nós para atender determinados serviços enquanto outros nós atendem outros serviços ,mantendo a arquitetura física dos nós e mudando a arquitetura lógica.
    Portanto, questão verdadeira.

ID
947629
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com relação à arquitetura de sistemas distribuídos, julgue os próximos itens.

Nesse tipo de arquitetura, a propagação de eventos associa-se com o que se denomina sistemas publicar/subscrever.

Alternativas
Comentários
  • A coordenação manipula a comunicação e a cooperação entre processos
    Sistemas publicar/subscrever

    Um tipo de dados é publicadoquando é oferecido para outros processos para leitura. Para isso, é preciso passar para o middleware uma subscriçãoque contenha uma descrição dos itens de dados nos quais o subscritor está interessado. 


    Livro do Tanembaum


  • Prezados,
    Essa questão foi retirada do livro de Sistemas Distribuídos do Tanenbaum, página 21 , vejamos :
    No caso de sistemas distribuídos, a propagação de eventos tem sido associada, em geral, com o que denominamos sistemas publicar/subscrever.
    A ideia básica é que processos publiquem eventos após os quais o middleware assegura que somente os processos que se subscreveram para esses eventos os receberão.
    Portanto, alternativa correta.
    Fonte : Tanenbaum , Sistemas Distribuidos, 2º edição

ID
947641
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue os itens que se seguem à luz dos conceitos básicos de datamining e datawarehouse.

Em tarefas preditivas, o atributo a ser predito é conhecido como variável independente, enquanto que os atributos usados para fazer a predição são conhecidos como alvo.

Alternativas
Comentários
  • Tarefas Preditivas objetivam predizer o valor de um determinado atributo (variável) baseado nos valores de outros atributos. O atributo a ser predito é comumente conhecido como a variável preditiva, dependente ou alvo, enquanto que os atributos usados para fazer a predição são conhecidos como as variáveis preditoras, independentes ou explicativas.
  • Prezados,
    O termo mineração de dados, ou “data mining”, refere-se, em geral, ao processo de analisar grandes bancos de dados de forma semi automática para encontrar padrões ou conhecimentos úteis.
    O conhecimento descoberto possui várias aplicações. As aplicações mais utilizadas são aquelas que exigem algum tipo de previsão.
    Como técnicas de descoberta de conhecimento, tarefas Preditivas objetivam predizer o valor de um determinado atributo (variável) baseado nos valores de outros atributos. O atributo a ser predito é comumente conhecido como a variável preditiva, dependente ou alvo, enquanto que os atributos usados para fazer a predição são conhecidos com as variáveis preditoras, independentes ou explicativas. De modo mais abstrato, a predição se utiliza de uma tupla de variáveis para predizer outras variáveis ou valores desconhecidos [Fayyad et al. 1996]
    Portanto, questão errada.
    Fonte : Fayyad, U. M., Piatetsky-Shapiro, G., and Smyth, P. (1996). Advances in knowledge discovery and data mining
  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: ERRADO

  • Corrigindo: 

    Em tarefas preditivas, o atributo a ser predito é conhecido como variável dependente (variável preditora ou alvo), enquanto que os atributos usados para fazer a predição são conhecidos como variável preditora ou independente.
     

    A questão trocou os conceitos.

  • O correto seria:

    "Em tarefas preditivas, o atributo a ser predito é conhecido como variável dependente ou alvo, enquanto que os outros atributos, utilizados para fazer a predição, são conhecidos como variáveis independentes ou preditoras."

  • GAB E

    Trocou as classificações..

    As tarefas preditivas realizam inferências sobre os dados atuais para fazer previsões sobre os mesmos). O objetivo dessas tarefas é prever o valor de um determinado atributo baseado nos valores de outros atributos.

    O atributo a ser previsto é comumente conhecido como a variável dependente ou alvo, enquanto que os atributos usados para fazer a previsão são conhecidos como as variáveis independentes ou explicativas.

    Fonte: Patrícia Quintão- Ponto dos Concursos.

  • O correto seria:

    "Em tarefas preditivas, o atributo a ser predito é conhecido como variável dependente ou alvo, enquanto que os outros atributos, utilizados para fazer a predição, são conhecidos como variáveis independentes ou preditoras."

    Arthur Mendonça | Direção Concursos

  • ERRADO

    OBJETIVOS:

    Sumarização: Técnicas que permitem a identificação de uma descrição compacta e inteligível para os dados (ou para um subconjunto dos mesmos). Frequentemente é possível sumarizar os dados mesmo com alguma imprecisão, e o valor das técnicas é na capacidade de descrever os dados, não necessariamente em sua precisão.

    Predição: É o processo de predizer um comportamento futuro, baseado em vários valores. Por exemplo, baseado na formação escolar, no trabalho atual e no ramo de atividade profissional de uma pessoa, predizer que seu salário será de um certo montante até um determinado ano.

    Estimação: É o processo de predizer algum valor, baseado num padrão já conhecido. Por exemplo, conhecendo-se o padrão de despesas e a idade de uma pessoa, estimar seu salário e seu número de filhos.

    Associação: premissa básica encontrar relacionamentos ou padrões frequentes entre conjuntos de dados.

  • [1] [2] É EXATAMENTE O QUE ELE DISSE, SÓ QUE TUDO AO CONTRÁRIO.

    FONTE:

    [1] CONCURSEIRO QUASE NADA

    [2] KIKO

  • Acertei essa com conhecimento de estatística (regressão linear).

  • atributo a ser predito ---> variável dependente ou alvo

    utilizados para fazer a predição ---> variáveis independentes ou preditoras

  • Gabarito: errado

    Atributo a SER PREDITO = ALVO

    Atributo a se FAZER PREDIÇÃO = VARIÁVEL INDEPENDENTE


ID
947644
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue os itens que se seguem à luz dos conceitos básicos de datamining e datawarehouse.

Em algoritmos de clusterização hierárquica, os clusters são formados gradativamente por meio de aglomerações ou divisões de elementos, gerando uma hierarquia de clusters.

Alternativas
Comentários
  • Prezados,
    Segundo Korth, página 503, o agrupamento refere-se ao problema de localizar clusters de pontos nos dados indicados, tendo como intuito agrupar pontos semelhantes em um único conjunto ( cluster ).
    Os agrupamentos podem possuir ainda outros subclusters, a exemplo do sistema de classificação da biologia, por exemplo, leopardos e humanos são agrupados sob a classe de mamíferos, enquanto crocodilos e serpentes são agrupados sob repteis. Tanto mamífero quanto repteis vêm abaixo da classe comum cordato, e assim temos o agrupamento hierárquico ( ou clusterização hierárquica ).
    Os algoritmos de agrupamento hierárquico ( ou clusterização hierárquica ) podem ser classificados como algoritmos de agrupamento aglomerado, que começam montando pequenos clusters e depois criam níveis mais altos, ou algoritmos de agrupamento divisível, que primeiro criam níveis mais altos do agrupamento hierárquico, depois refinam cada cluster resultante em clusters de nível inferior.
    Portanto, alternativa correta.
    Fonte : Korth , Sistemas de Bancos de dados, 5º edição.
  • O Agrupamento Hierárquico ou Clustering Hierárquico tem como característica um processo de junções (aglomerações) ou separações de grupos ou elementos. Visa detectar a existência de diferentes grupos dentro de um determinado conjunto de dados e, em caso de existência, determina estes grupos. O Clustering tenta identificar um conjunto finito de categorias ou clusters para os quais cada registro (elemento) possa ser mapeado. As categorias podem ou não, ser organizadas em árvore (hierarquia).

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: CERTO

  • O agrupamento hierárquico ou clustering hierárquico tem como característica um processo de junções (aglomerações) ou separações de grupos ou elementos. Ele visa detectar a existência de diferentes grupos dentro de um determinado conjunto de dados e, em caso de existência, determina dividi-los ou aglomerá-los. O Clustering tenta identificar um conjunto finito de categorias ou clusters para os quais cada registro ou elemento possa ser mapeado

    (Correto)

    FONTE: Estratégia

  • Eles se formam por meio de aglomerações ou divisões de elementos, gerando uma hierarquia de clusters 

  • Vejam essa imagem, é um dendograma. Notem a hieraquia.


ID
947647
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue os itens que se seguem à luz dos conceitos básicos de datamining e datawarehouse.

Tarefas descritivas têm como objetivo derivar padrões como correlações, tendências, grupos, trajetórias e anomalias, os quais sumarizam as relações subjacentes nos dados.

Alternativas
Comentários
  • Tarefas descritivas: têm como objetivo encontrar padrões que descrevam os dados,

    permitindo sua análise. As principais tarefas descritivas são: Extração de Regras

    de Associação e Agrupamento (Clustering ).
    Fonte  http://www.decom.ufop.br/menotti/monoI111/RelatorioAtividades-final/BCC390-111-vf-07.1.4044-LincolnGoncalvesDaSilvaPires.pdf






     

  • Prezados,
    Segundo Fayyad, Tarefas Preditivas objetivam predizer o valor de um determinado atributo (variável) baseado nos valores de outros atributos, enquanto Tarefas Descritivas procuram encontrar padrões (correlações, tendências, grupos, trajetórias e anomalias) que descrevam os dados.
    Portanto, questão correta.
    Fonte : Fayyad, U. M., Piatetsky-Shapiro, G., and Smyth, P. (1996). Advances in knowledge discovery and data mining
  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: CERTO

     

     

    Tarefas descritivas: têm como objetivo encontrar padrões que descrevam os dados,

    permitindo sua análise. As principais tarefas descritivas são: Extração de Regras

    de Associação e Agrupamento (Clustering ).
    Fonte http://www.decom.ufop.br/menotti/monoI111/RelatorioAtividades-final/BCC390-111-vf-07.1.4044-LincolnGoncalvesDaSilvaPires.pdf

  • maneirão. A CESPE simplesmente acha que a gente tem de advinhar que achar padrões INCLUEM  correlações, tendências, grupos, trajetórias e anomalias . Mesmo se você não tiver isso escrito em lugar algum. 
    CESPE eu te odeio !

  • Tendência achei que se tratasse de predição

     

     

  • • Descritiva: ao invés de focar no futuro, esta análise busca trazer uma fotografia do presente, para que decisões de cunho imediato possam ser tomadas com segurança, o que faz deste modelo muito útil para análise de crédito, por exemplo.

    A análise descritiva trabalha com histórico de dados, cruzando informações com o objetivo de gerar um panorama claro e preciso dos temas relevantes para a empresa no presente momento.

    fonte: amigos do qc

  • GAB C

    As tarefas descritivas caracterizam as propriedades gerais dos dados em um banco de dados).

    O objetivo dessas tarefas é derivar padrões (correlações, tendências, grupos, trajetórias e anomalias) que resumem os relacionamentos subjacentes nos dados.

    As tarefas descritivas da mineração são muitas vezes exploratórias em sua natureza e frequentemente requerem técnicas de pós-processamento para validar e explicar resultados.

    Fonte: Patrícia Quintão- Ponto dos Concursos.

  • Certo

    Tarefas descritivas: tarefas focadas em achar padrões reconhecidos por seres humanos para descrever os dados.

    Tarefa preditivas: realizam uma inferência sobre os dados atuais para fazer previsões futuras sobre os mesmos.

  • descritivas. A questão descreve corretamente o objetivo das tarefas descritivas.

    As tarefas descritivas têm como objetivo encontrar padrões que

    descrevam os dados, permitindo sua análise. Nestas tarefas, podemos

    identificar correlações (por meio da associação e análise de ligações), grupos

    (através da clusterização), trajetórias (uso de padrões sequenciais e de série

    temporal) e anomalias (pela análise de outliers).

    As tarefas preditivas realizam inferências sobre os dados existentes para

    predizer o comportamento de novos dados. As principais tarefas preditivas

    são a classificação e regressão.

    Gabarito: Certo.


ID
947650
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue os itens que se seguem à luz dos conceitos básicos de datamining e datawarehouse.

Nos métodos de particionamento para k-clusterização e k-medoids, o elemento que melhor representa o cluster é definido de acordo com seus atributos, sem que haja muita influência dos valores próximos aos limites do cluster.

Alternativas
Comentários
  •  Os métodos de particionamento para k-clusterização incluem ainda as técnicas  k-medoids e k-means, de acordo com o tipo de representatividade utilizada para os
    clusters: no k-medoids, o elemento que melhor representa o cluster, é definido de acordo com seus atributos sem que haja muita influência dos valores próximos aos
    limites do cluster; no k-means o elemento representativo de um cluster é o seu centróide, que possui um valor médio para os atributos considerados, relativos a todos
    os elementos do cluster.
    Os métodos de particionamento para k-clusterização incluem ainda as técnicas  k-medoids e k-means, de acordo com o tipo de representatividade utilizada para os
    clusters: no k-medoids, o elemento que melhor representa o cluster, é definido de acordo com seus atributos sem que haja muita influência dos valores próximos aos
    limites do cluster; no k-means o elemento representativo de um cluster é o seu centróide, que possui um valor médio para os atributos considerados, relativos a todos
    os elementos do cluster.
     

    Os métodos de particionamento para k-clusterização incluem ainda as técnicas  k-medoids e k-means, de acordo com o tipo de representatividade utilizada para os clusters: no k-medoids, o elemento que melhor representa o cluster, é definido de acordo com seus atributos sem que haja muita influência dos valores próximos aos limites do cluster; no k-means o elemento representativo de um cluster é o seu centróide, que possui um valor médio para os atributos considerados, relativos a todos os elementos do cluster. 
    fonte: http://www2.ic.uff.br/~satoru/conteudo/artigos/ERI-Minicurso-SATORU.pdf





  • Questãozinha escrota pra técnico!
  • Prezados,
    Essa questão não é trivial, e aborda conceitos ainda pouco explorado pelas bancas examinadoras.
    Os métodos de particionamento para k-clusterização incluem ainda as técnicas kmedoids e k-means, de acordo com o tipo de representatividade utilizada para os  clusters: no k-medoids, o elemento que melhor representa o cluster, é definido de  acordo com seus atributos sem que haja muita influência dos valores próximos aos limites do cluster; no k-means o elemento representativo de um cluster é o seu centróide, que possui um valor médio para os atributos considerados, relativos a todos os elementos do cluster. A utilização do centróide como elemento representativo de um cluster é conveniente apenas para atributos numéricos e possui um significado geométrico e estatístico claro podendo, entretanto, receber muita influência de um único elemento que se encontre próximo à fronteira do cluster
    Portanto, questão correta.
    Fonte : http://www2.ic.uff.br/~satoru/conteudo/artigos/ERI-Minicurso-SATORU.pdf
  • Fato - provas para ganhar R$ 2k são muito mais fodas que as de R$ 12k salário.

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: CERTO

     

    Os métodos de particionamento para k-clusterização incluem ainda as técnicas  k-medoids e k-means, de acordo com o tipo de representatividade utilizada para os clusters: no k-medoids, o elemento que melhor representa o cluster, é definido de acordo com seus atributos sem que haja muita influência dos valores próximos aos limites do cluster; no k-means o elemento representativo de um cluster é o seu centróide, que possui um valor médio para os atributos considerados, relativos a todos os elementos do cluster.
    fonte: http://www2.ic.uff.br/~satoru/conteudo/artigos/ERI-Minicurso-SATORU.pdf
     

  • k-medoids --> mediana

    em estatística, a mediana não é afetada pelos extremos, exemplo o conjunto {2,4,6,8,10}

    mediana = 6

    Caso faça uma alteração nos valores extremos, tipo assim : {-5,4,6,8,720)

    mediana = 6

    Usei esse raciocínio frouxo pra acertar kk

  • gabarito correto

    Autor: Leandro Rangel, Auditor Federal de Controle Externo do TCU. Ex Auditor da CGU., de Noções de Informática, Arquitetura de Computadores, Sistemas Operacionais, Redes de Computadores, Banco de Dados, Segurança da Informação, Algoritmos e Estrutura de Dados, Governança de TI, Engenharia de Software, Programação, Sistemas de Informação, Eletrônica, Arquitetura de Software

    Prezados,

    Essa questão não é trivial, e aborda conceitos ainda pouco explorado pelas bancas examinadoras.

    Os métodos de particionamento para k-clusterização incluem ainda as técnicas kmedoids e k-means, de acordo com o tipo de representatividade utilizada para os clusters: no k-medoids, o elemento que melhor representa o cluster, é definido de acordo com seus atributos sem que haja muita influência dos valores próximos aos limites do cluster; no k-means o elemento representativo de um cluster é o seu centróide, que possui um valor médio para os atributos considerados, relativos a todos os elementos do cluster. A utilização do centróide como elemento representativo de um cluster é conveniente apenas para atributos numéricos e possui um significado geométrico e estatístico claro podendo, entretanto, receber muita influência de um único elemento que se encontre próximo à fronteira do cluster

    Portanto, questão correta.

    Fonte : 

    colei comentário do professor.


ID
947653
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca de sistemas de armazenamento em disco, julgue os itens subsequentes.

Latência rotacional é o tempo para que o início do bloco de um disco que contenha o registro a ser lido passe pelo cabeçote de leitura/gravação.

Alternativas
Comentários
  • • Para ler/escrever dados é necessário que o cabeçote
    de leitura/escrita esteja posicionado na trilha e no
    ínicio do setor desejados
    Três tempos envolvidos:
         – Tempo de busca (seek time)
                 Tempo necessário para posicionar o cabeçote na trilha desejada
          – Tempo de latência rotacional
                 Tempo necessário para atingir o início do setor a ser lido/escrito
          – Tempo de transferência
                 Tempo para escrita/leitura efetiva dos dados

    fonte: http://www.inf.ufrgs.br/~johann/sisop1/aula21.disk.pdf
  • Prezados,
    Segundo Stallings, página 168, o tempo decorrido até que o início do setor esteja sob o cabeçote é denominado atraso rotacional ou latência rotacional
    Segundo Tanenbaum, página 48, o atraso denominado latência rotacional é o tempo até que o setor desejado gire sob o cabeçote.
    Portanto, questão correta.
    Fonte :
    - Stallings, Arquitetura e Organização de computadores, 5º edição
    - Tanenbaum , Organização estruturada de computadores, 5º edição
  • Latência rotacional é tempo necessário para que a cabeça se posicione no setor do disco que deve ser lido ou gravado. É associado ao movimento do disco.

  • Certo.

    Seek time: tempo necessário até o braço localizar a trilha e o setor desejados.

    Latência rotacional: tempo necessário para que o início do bloco de um disco que contenha o registro a ser lido passe pelo cabeçote de leitura/gravação.

    Tempo de transferência: tempo entre o início da transferência dos dados até a conclusão da transferência.

    Tempo de transferência total: seek time + latência rotacional + tempo de transferência.
     

     


ID
947656
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca de sistemas de armazenamento em disco, julgue os itens subsequentes.

O armazenamento dinamicamente expansível ocupa espaço no disco rígido físico e pode crescer ilimitadamente, chegando a ocupar todo o espaço do disco.

Alternativas
Comentários
  • "O armazenamento dinamicamente expansível ocupa espaço no disco rígido físico ". Acredito que o examinador queria dizer que ele ocupa todo o espaço disponibilizado a ele já de início. Se é dinamicamente expansível, inicialmente ele ocupa um espaço pequeno. A medida que for necessário mais espaço, ele é aumentado.
    "e pode crescer ilimitadamente,". É definido um tamanho máximo para o armazenamento. Ao atingir o tamanho máximo, é dado o "disco" como cheio.
    "chegando a ocupar todo o espaço do disco."  É possível se o tamanho reservado for igual ao tamanho máximo do disco.
  • Acredito que o erro está em crescer ilimitadamente. Procurei na internet e vi o conceito de armazenamento dinamicamente expansível em virtualização. Neste conceito, é alocado um espaço no disco rígido físico que irá crescer dinamicamente até o tamanho especificado. Existe também o conceito de armazenamento de tamanho fixo que não cresce.

    http://books.google.com.br/books?id=tBmTs7ujtqUC&pg=PA35&lpg=PA35&dq=armazenamento+dinamicamente+expans%C3%ADvel&source=bl&ots=EnniDattWn&sig=HmyBllmG5wyADGg13VoKO1vohq0&hl=pt-BR&sa=X&ei=m5fDUa7qJenC0gGuloDQCA&ved=0CE0Q6AEwBQ#v=onepage&q=armazenamento%20dinamicamente%20expans%C3%ADvel&f=false
  • Na verdade, penso que o problema está em "ocupar todo o espaço do disco", isso nunca irá acontecer, pois o espaço disponível para a VM sempre será menor do que o do disco. Ele poderia "ocupar todo o espaço DISPONÍVEL do disco"
  • Típica questão para deixar de ser respondida.

  • Sempre que tiver termos como ilimitado, infinito... desconfie, geralmente, está ERRADO.

    Na informática existem limitações!!

  • O armazenamento dinamicamente expansível ocupa espaço no disco rígido físico e pode crescer ilimitadamente, chegando a ocupar todo o espaço do disco.

    Dá pra matar só pelo português. Como algo pode crescer ilimitadamente se terá o limite de ''todo o espaço do disco''? Simples assim.

  • Item Incorreto. Ao criar uma máquina virtual, podemos definir um dos seguintes tipos de armazenamento:

    a) armazenamento dinamicamente expansível:  ocupa um espaço inicial pequeno e no seu disco rígido físico e cresce dinamicamente, até o tamanho especificado, à medida em que o sistema operacional convidado exige mais espaço;

    b) armazenamento de tamanho fixo: Ocupa um determinado espaço no disco rígido físico e não cresce. 

    Portanto, o erro está em afirmar que o crescimento é ilimitado.

    Fonte: http://www.meubizu.com.br/arquitetura-de-computadores-quest%C3%B5es-comentadas


  • Se vc tiver o conhecimento de que armazenamento dinamicamente expansível esta ligado a virtualização, vc irá raciocinar que quando se cria uma máquina virtual todos seus periféricos recebem valores determinados de uma subtração do valor total, ou seja, se vc tem em sua máquina 1 Giga de memória pode definir a metade para a maquina virtual. 

  • O armazenamento dinamicamente expansível ocupa espaço no disco rígido físico e pode crescer ilimitadamente, chegando a ocupar todo o espaço do disco.

    acredito que o erro é essa parte em vermelho tendo em vista que não ocupa todo o espaço do disco porque nos disco tem sistema de inicialização entre outros dados.


ID
947659
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca de sistemas de armazenamento em disco, julgue os itens subsequentes.

A concentração do armazenamento persistente em poucos servidores reduz a necessidade de armazenamento em disco local e permite que sejam feitas economias no gerenciamento e no becape dos dados persistentes pertencentes a uma organização.

Alternativas
Comentários
  • Inclusive é o conceito por trás do cloud computing: compartilhamento de infraestrutura.
    Ao concentrar os dados em alguns servidores, os servidores possuirão alta capacidade de armazenamento, podendo guardar dados de vários clientes. As máquinas clientes, por sua vez, podem reduzir a capacidade de armazenamento local, transferindo os dados aos servidores centrais e acessando-os remotamente.
    Como os dados estão centralizados, o custo de infraestrutura, manuntença e gerenciamento é reduzido, tendo um ponto único para realizar as operações (nos servidores). O backup é realizado apenas nos servidores e não em, possivelmente, 20 máquinas clientes. Os gastos da organização são assim reduzidos.
  • Prezados,
    A questão foi extraída do livro Sistemas Distribuídos de George Coulouris e Jean Dollimore, vejamos o trecho da página 285 :
    A concentração do armazenamento persistente em alguns poucos servidores reduz a necessidade de armazenamento em disco local e ( o mais importante ) permite que sejam feitas economias no gerenciamento e no arquivamento ( backups) dos dados persistentes pertencentes a uma organização
    Portanto, questão correta.
    Fonte : Distributed Systems: Concepts and Design. G. Coulouris, J. Dollimore,
  • Na minha opinião, questão extremamente mal feita. Na verdade, ela é um trecho extraído de um livro de sistema distribuídos. Contudo, essa copia e cola do examinador fora de contexto torna a questão uma grande charada.

    O trecho completo e original é o seguinte:

    A file service enables programs to store and access remote files exactly as they do local ones, allowing users to access their files from any computer in an intranet. The concentration of persistent storage at a few servers reduces the need for local disk storage and (more importantly) enables economies to be made in the management and archiving of the persistent data owned by an organization. 

    O capítulo do livro, de onde foi retirado o trecho, é sobre sistema de arquivos distribuídos. Além disso, antes desse trecho o autor fala o seguinte:

    Distributed file systems support the sharing of information in the form of files and hardware resources in the form of persistent storage throughout an intranet. A well-designed file service provides access to files stored at a server with performance and reliability similar to, and in some cases better than, files stored on local disks

    Um sistema de arquivos distribuído permite que os programas para armazenem e acessem arquivos remotos exatamente como eles fazem as localmente. Isso permite que os usuários acessem os arquivos a partir de qualquer computador em uma rede. Ora, feita essa contextualização, podemos agora perceber que o autor está comparando o uso de sistema de arquivos distribuídos com um sistema de arquivos tradicional. E afirmação fica extremamente simples. 

    O autor faz é afirmar que com uso de servidores (com um sistema de arquivos distribuído) a necessidade de armazenamento local diminui (já que os arquivos estarão na rede, compartilhados através dos servidores e não em cada máquina local). Além disso, o uso de um sistema de arquivos distribuído diminuiria os gastos com gerenciamento e archiving*. Isso também é lógico, é muito mais simples gerenciar e fazer archiving de poucos servidores do que o que está armazenado em cada máquina.

    Enfim, questão simples, mas que se torna um monstro por ser um frase retirada do seu contexto. Parabéns ao examidor.

    *Veja que a questão utilizou na tradução backup. Na verdade, existe uma diferença técnica entre archiving e backup. 

    Fonte: http://www.meubizu.com.br/arquitetura-de-computadores-quest%C3%B5es-comentadas

  • Rapaz, vou te falar, esse Cespe hora é uma banca séria, ora é uma completa incompetente!

    O Prof. Almeida matou a charada, os caras fizeram uma questão totalmente fora do contexto, isso é inaceitável.


ID
947662
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca de sistemas de armazenamento em disco, julgue os itens subsequentes.

Na maioria dos computadores com dispositivos de disco, existe uma hierarquia de disco de inicialização.

Alternativas
Comentários
  • Prezados,
    A questão trata sobre sistemas operacionais. De acordo com Tanenbaum, página 123, na maioria dos computadores com dispositivos de disco, existe uma hierarquia de disco de inicialização ( bootdisk ) .
    Normalmente, se um disquete estiver na primeira unidade de disquete, ele será o disco de inicialização. Se nenhum disquete estiver presente e houver um CD-ROM na primeira unidade de CD-ROM, ele se tornará o disco de inicialização. Se não houver nem disquete nem CD-ROM presente, a primeira unidade de disco rígido se tornará o disco de inicialização.
    A ordem dessa hierarquia pode ser configurada entrando-se na BIOS imediatamente após ligar o computador. Dispositivos adicionais, especialmente outros dispositivos de armazenamento removíveis, também podem ser usados.
    Portanto, questão correta.
    Fonte : Tanenbaum, Sistemas Operacionais: Projetos e Implementação

ID
947665
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de sistemas de armazenamento em disco, julgue os itens subsequentes.

Existem dois tipos de implementação do conjunto redundante de discos independente (RAID), um via software e outro via hardware. No tipo via software, exige-se pelo menos uma controladora, que pode ser uma placa de expansão integrada à placa-mãe, especialmente dedicada para isso. A controladora gerencia os drivers e faz os cálculos de paridade necessários pelo nível de RAID escolhido.

Alternativas
Comentários
  • Pensei na resposta dessa questão da seguinte forma. Se o Raid é via softaware, não há de se falar em adicionar placas dedicadas para o RAID, e sim a utilização dos discos com a própria controladora da placa mãe. 
    Acho que isso só complementa o que foi dito pela Bárbara.

    bons estudos.
  • O item está certo no início, é possível RAID via software ou hardware. Entretanto, a descrição dada refere-se ao tipo de hardware, não de software.
    No hardware (o tradicional), é necessário uma controladora especial que irá realizar as operações relativas ao RAID (cálculo de paridade, escolha do stripe, etc), retirando esse processamento da CPU. A descrição do item está perfeita para o hardware.
    No software, existe apenas um monte de discos separados (ou JBOD). Por meio de emulação de software, os espaços de cada disco são juntados, fazendo parecer como um disco único sem a necessidade de uma controladora. Todo o processamento é feito pelo SO. No linux, é possível algo parecido com o LVM. No Windows 7 (pelo menos no Ultimate), é dada a opção de criar volumes como RAIDs no Gerenciamento do Computador. Lá, há as opções "Simple Volume" (disco normal) "Spanned Volume" (concatenação de disco, não é RAID de fato) "Stripped Volume" (RAID 0) "Mirroring Volume" (RAID 1).
  • Prezados,
    Há dois tipos de implementação de RAID, por hardware e por software.
    RAID por software usa software baseado no host para fornecer funções de RAID. É implementado a nível de sistema operacional e não usa um controlador de hardware dedicado para gerenciar o array RAID.
    Já em implementações de RAID por hardware, um controlador de hardware especializado é implantado no host ou no array. O controlador RAID interage com os discos rígidos por meio do barramento , e os fabricantes também integram controladores RAID em placas-mãe.
    Portanto, a questão está errada ao afirmar que uma implementação de RAID por software utiliza pelo menos uma controladora.
    Fonte : G. Somasundaram,Alok Shrivastava,EMC Education Services, Armazenamento e Gerenciamento de Informações.
  • A questão é uma descrição precisa do RAID via HARDWARE.

  • SCSI, POR EXEMPLO.


ID
947668
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com relação a sistemas de replicação de dados e conceitos de becape e recuperação de dados, julgue os próximos itens.

Replicação de dados é uma técnica de armazenamento de dados para manter automaticamente a disponibilidade dos dados, a despeito das falhas do servidor.

Alternativas
Comentários
  • Quando o examinador fala de replicação fala de RAID.
    Claro que o RAID 0 não provê tal disponibilidade, mais os demais RAIDs sim, porém conceitualmente é para isso que ele serve.
    RAID não se confunde com backup, muito menos o substitui.
  • QUESTÃO CORRETA SEGUNDO MANOEL VERAS!
    Espero ajudar a galera. Não deixem de ler, pode ajudar vocês. 

    Segundo Manoel Veras (2009, p. 264, 1° parágrafo), "A replicação é a tecnologia normalmente utilizada para proteção de dados e recuperação a desastres, mas também pode ser utilizada para a replicação de dados dentro do mesmo ambiente físico."

    Segundo Manoel Veras (2009, p. 264, 5° parágrafo),"A replicação é a cópia de dados de um sistema e seus discos para outro sistema com um conjunto independente de discos. Replicação não é o mesmo que espelhamento, pois espelhamento trata ambos os conjuntos de discos como um único volume lógico. O espelhamento está confinado a um único sistema e a replicação move os dados de um sistema para o outro. O resultado final da replicação é obter dois conjuntos de dados consistentes e iguais em dois lugares diferentes."

    Segundo Manoel Veras (2009, p. 264, 6° parágrafo),"Existem diversas formas de fazer a replicação, indo desde a replicação pelo servidor, replicação pelo storage e até a replicação pela rede [...]."

    Segundo Manoel Veras (2009, p. 265), "A forma de realizar a replicação evoluiu e pode ser basicamente dividida em dois grandes grupos: baseada em snapshots ou clones, e baseada em CDP ou CCR. Outra forma de classificar a replicação, uma forma mais tradicional, é classificá-la  em local ou remota."


    Bibliografia: 
    Datacenter- Componente Central da Infraestrutura de TI
    Autor: Manoel Veras
  • Prezados,
    O termo “automaticamente” é um pouco pesado, mas isso não invalida a questão.
    Segundo Stallings, página 177 , No RAID 1, a redundância é obtida pela simples duplicação dos dados , cada tira lógica é mapeada em dois discos físicos separados, de modo que cada disco do agrupamento tenha como espelho um outro disco que contém os mesmos dados.
    Uma das principais vantagens é a recuperação de uma falha  simples. Quando ocorre uma falha em uma unidade de disco, os dados ainda podem ser obtidos a partir da segunda unidade.
    Portanto, questão correta.
    Fonte : Stallings, Arquitetura e Organização de computadores, 5º edição.
  • Gabarito: Certo

    A replicação de dados é um método de armazenamento da informação que visa replicar o conteúdo, 

    geralmente de um servidor, em vários outros, a fim de que em caso de perda da informação em um 

    dos servidores, ela possa ser recuperada através dos dados que foram replicados nos outros. De 

    fato, a replicação busca manter, de forma automática, a disponibilidade dos dados mesmo em caso 

    de falhas do servido.

    Fonte: PDF Estratégia

  • automaticamente??????


ID
947671
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com relação a sistemas de replicação de dados e conceitos de becape e recuperação de dados, julgue os próximos itens.

Para recuperar um sistema em que eram feitos ciclos de becape compostos por becape normal e becapes incrementais, deve-se usar o último incremental, que conterá todos os dados.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada

    Um backup incremental fornece apenas um backup dos arquivos que foram alterados ou novos desde o último backup incremental.
  • No caso da questão, o que foi descrito foi o bkp diferencial, n o incremental.
    Para recuperar no incremental, deve-se recuperar o último full e todos os incrementais feitos até o momento. 
    Abaixo, alguns comparativos para estudo:


    Fonte:http://www.qadit.com/blog/?p=283
  • Prezados,
    Para resolver essa questão temos que conhecer as formas de becape que podem ser realizadas, vejamos :
    Normal ou completo: Copia todos os arquivos e pastas, desmarcando o atributo archive.
    Cópia: Copia todos os arquivos e pastas, porém não desmarca o atributo archive.
    Diferencial: Copia os arquivos e pastas selecionados que foram modificados após o último backup normal. Esse tipo de backup não desmarca o atributo archive.
    Incremental: Copia os arquivos e pastas selecionados que foram modificados após o último backup normal ou incremental. Esse tipo de backup desmarca o atributo archive.
    O que seria marcar ou desmarcar esse atributo ?
    É simples, cada arquivo possui uma flag informando se esse arquivo já participou do backup. Com base na marcação ou não dessa flag, os tipos de backup se comportam de forma diferente.
    As rotinas de backup normalmente são feitas com um backup completo ( exemplo aos Domingos ) e um backup Diferencial ou Incremental feito todos os dias. A diferença é que se usarmos o backup diferencial, uma vez que ele não desmarca a flag, todo dia é gravado todas as diferenças desde o último backup completo, e a recuperação desse arranjo é feita recuperando o último backup completo e o último backup diferencial. Utilizando o arranjo com backup incremental, a recuperação seria realizada pegando o último backup completo e todos os backups incrementais realizados após esse completo, visto que cada backup incremental gravaria apenas as alterações realizadas entre um backup incremental e outro, e não todas as alterações.
    O backup diferencial tem como desvantagem necessitar de maior espaço em disco, pois cada backup diferencial realizado durante a semana conteria todas as mudanças realizadas desde o último backup completo, mesmo que já tenham sido realizados outros backups diferenciais antes. Isso não ocorre com o backup incremental, onde ele só grava as diferenças entre o último backup completo ou incremental, entretanto, para realizar a recuperação do backup, teríamos que recuperar todos os backups incrementais, e não somente o último como diz o enunciado da questão, portanto, questão errada.
  • Para que as informações sejam recuperadas, precisamos do backup normal, acrescido de todos os backups incrementais.

    Lembre-se que os backups incrementais devem ser restaurados em depois do normal e em ordem cronológica de criação.

  • Backup Diferencial 

    faz backup de todos os arquivos que foram criados ou modificados desde o último backup completo. Parece ser igual ao backup incremental, porém a diferença é que mesmo que o arquivo tenha sido copiado no ultimo backup diferencial, o bit de arquivo não é desligado. Isso significa que cada vez que um backup diferencial for feito, todos os arquivos modificados ou criados desde o último backup completo serão armazenados novamente.

                       Por: "Emanuelle Gouveia"


  • ERRADA

    Tipos de Backups:

    Backup Full:

    Backup Completo dos dados. O próximo backup, seja ele Diferencial ou Incremental usará este backup como referencial. Ou seja, este backup é obrigatório para todos os próximos backups.

     

    Backup Diferencial:

    Backup Diferencial é realizado tomando como base desde do último backup Full. Ou seja,  independente do dia que este backup for realizado, ele sempre irá utilizar o ÚLTIMO BACKUP FULL como seu referencial. Caso não exista um Backup Full como Referencial será realizado um backup Full invés do Diferencial, pois como foi dito, o backup Diferencial irá sempre utilizar o ÚLTIMO BACKUP FULL como referencial.

     

    Backup Incremental:

    Backup Incremental é realizado tomando como base desde do último backup. Seja ele FULL, DIFERENCIAL ou INCREMENTAL. Ou seja, independente do dia que este backup for realizado, ele sempre irá utilizar o ÚLTIMO BACKUP como seu referencial. Caso não exista um Backup como Referencial será realizado um backup Full invés do Incremental, pois como foi dito, o backup Incremental irá sempre utilizar o ÚLTIMO BACKUP como referencial.

  • R: Errado

     

    Resturação de becape incremental exige: o último normal/completo e TODOS os incrementais realizados.

     

    Cuidado com isso: restaurar + becape incremental + último incremental = pegadinha.

  • BACKUP INCREMENTAL

    Copia os arquivos e retira o atributo de arquivamento. Quando o usuário faz um novo BACKUP INCREMENTAL (APÓS FAZER UM BACKUP TOTAL e já ter feito pelo menos um incremental) este não vai ter os arquivos do último BACKUP INCREMENTAL. Assim caso o usuário necessite de uma restauração ele irá precisar do BACKUP TOTAL e de TODOS os BACKUPs INCREMENTAIS (Na ordem em que foram salvos).

    Exemplo: o usuário fez um backup total no dia 1º e depois fez um backup incremental no dia 3 e outro no dia 5. Para restaurá-los o usuário irá restaurar primeiro o BACKUP TOTAL e em seguida o backup incremental do dia 3 e depois o backup incremental do dia 5.

     

    BACKUP DIFERENCIAL

    Copia os arquivos e NÃO retira o atributo de arquivamento. Desse modo, quando o usuário faz um BACKUP DIFERENCIAL (APÓS FAZER UM BACKUP TOTAL) ele copia os arquivos alterados MAS NÃO retira o atributo de arquivamento para que quando o usuário for fazer um novo backup diferencial este copie novamente estes arquivos.

    Exemplo: o usuário faz um bakcup total no dia 1º e depois faz um backup diferencial no dia 3 e outro no dia 5. Para restaurá-los irá precisar restaurar o backup total e APENAS o último backup diferencial, pois o bakcup diferencial do dia 5 possui todos os arquivos do dia 3

     

    *ATRIBUTO DE ARQUIVAMENTO: É um arquivo imaginário que serve para o sistema saber se aquele arquivo já foi feito backup ou não

  • Minha contribuição.

    Backup completo / total / normal / full: faz uma cópia de todos os dados de uma unidade, mesmo que não tenham sido alterados.

    Backup incremental: cópia de todos os dados que foram criados ou modificados desde o último backup normal ou incremental anterior.

    Backup diferencial: cópia de todos os dados que foram criados ou modificados desde o último backup completo ou incremental. Ele armazena mais dados que o incremental.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • GAB: E

    Backup Incremental:

    • Q402105 - O uso do becape do tipo incremental permite que sejam copiados apenas os arquivos gravados desde o último becape normal ou incremental (C)
    • faz a cópia de todos os dados que foram criados ou modificados desde o último backup completo ou incremental anterior
    • desmarca o atributo de arquivamento (bit archive = 0)
    • cópia rápida
    • tempo de restauração é moderado
    • Q911374 - Situação hipotética: Ao definir sua política de becape, um analista de tecnologia da informação optou por trabalhar com cópias diárias incrementais e semanais do tipo completas. Assertiva: Nessa situação, a opção pelo becape incremental diário proporcionará economia em armazenamento de dados, uma vez que essa metodologia gravará somente os dados novos e(ou) alterados desde o último becape. (C)
    • surgiu para sanar algumas deficiências do Backup Completo, como sempre copiar todos os dados a cada operação mesmo que nenhuma alteração tenha sido realizada
    • é realizado mais rapidamente e necessita de menos espaço de armazenamento.
    • a recuperação de dados é mais lenta e complexa, visto que o último backup completo deve ser recuperado e, em seguida, os dados incrementais de cada dia até o momento da falha. Isso significa, por exemplo, que se tivermos um backup completo (Domingo) e três backups incrementais do mesmo arquivo (Segunda, Terça e Quarta), este será recuperado 4 vezes – tornando o gerenciamento mais complexo para o administrador.